Edição de Sábado: Cálculo do futuro

Aos 16 anos, Gabriela Lewenfus sonhava ser bailarina. Pouco depois, pensou em Biologia. Na época do Enem, cogitou Engenharia Química, mas acabou optando por Biomedicina. Excelente aluna em matemática desde a escola, depois de dois anos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, notou que ia muito bem nas aulas de cálculo. Sem paciência para horas de laboratório, decidiu mudar de curso. E escolheu o que até então jamais havia passado por sua cabeça: Matemática Aplicada. Apesar de o caminho até lá ter sido meio que por acaso, encontrou-se em uma área que oferece muito mais do que poderia imaginar. “Menina nunca pensa em matemática. E eu sempre fui muito boa nessa matéria, mas nunca pensei em fazer nada com isso. Se eu tivesse de escolher o curso agora, teria optado pela matemática desde o início.”

Por que não biodiesel?

Existe um caminho para um Brasil movido a biodiesel e etanol. E ninguém tem a tecnologia pronta como nós. Ainda: a estratégia de tratar toda a direita como ilegítima é, por si, um abandono da democracia.

O que é uma mulher bonita para inteligência artificial

Para ler com calma. Conforme as imagens geradas por inteligência artificial se espalham pelo mundo do entretenimento, do marketing, das redes sociais e de outras indústrias que moldam as normas culturais, o Washington Post decidiu verificar como essa tecnologia define um dos padrões mais indeléveis da sociedade: a beleza feminina. Usando dezenas de prompts em três das principais ferramentas de imagem – MidJourney, DALL-E e Stable Diffusion –, o Post descobriu que elas direcionam os usuários para uma visão surpreendentemente estreita de atratividade. Solicitadas a mostrar uma “mulher bonita”, todas as três ferramentas geraram mulheres magras, sem exceção. Apenas 2% das imagens mostraram sinais visíveis de envelhecimento. E apenas 9% tinham tons de pele escuros. (Washington Post)

Reza Pahlavi, filho do último xá do Irã, sonha com uma nova revolução

Para ler com calma. Filho mais velho do último xá do Irã, Reza Pahlavi, de 63 anos, tem viajado pelo mundo para se reunir com políticos, jornalistas e conselheiros. Seu objetivo é expulsar do poder a liderança islâmica em Teerã, os revolucionários que uma vez derrubaram seu pai, Mohammad Reza Pahlavi, e expulsaram sua família do país. Ele diz que seu país deveria ter se tornado ao menos a Coreia do Sul do Oriente Médio, mas virou a Coreia do Norte da região. “Sim, eu quero uma revolução. Os iranianos ainda estão preparados para fazer sacrifícios. Porque sabem que o seu país está condenado se não nos livrarmos deste regime.” (Der Spiegel)

Ministério do Trabalho revê dado e informa que total de ‘nem nem’ caiu

Depois de anunciar na última terça-feira que o número de jovens de 14 a 24 anos que não estudam, não trabalham e não estão procurando subiu no último ano, o Ministério do Trabalho e Emprego corrigiu a informação, após um alerta feito por uma consultoria econômica. De acordo com os dados revisados, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil tinha 4,88 milhões de jovens nessa situação e esse número recuou para 4,62 milhões no mesmo período deste ano. Na terça-feira, o Ministério do Trabalho havia informado uma alta de 4 milhões para 5,4 milhões no período, conforme pesquisa da subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, com base a Pnad Contínua, do IBGE. (g1)

Ibovespa encerra maio com perda de 3,04%

O principal índice da Bolsa brasileira encerrou a sexta-feira com queda de 0,50%, aos 122.098,09. Na semana, a perda do Ibovespa foi de 1,78%. No mês, o resultado ficou negativo em 3,04%, o segundo pior mês deste ano, perdendo apenas para a baixa de 4,79% de janeiro. Só em fevereiro o resultado mensal foi positivo, em 0,99%. Em Nova York, o Dow Jones subiu 1,51% e S&P 500 avançou 0,81%, enquanto Nasdaq encerrou o dia praticamente estável, a 0,01%. Já o dólar comercial subiu 0,82%, a R$ 5,25. No acumulado de maio, a valorização da moeda americana foi de 1,08%. (InfoMoney)

Biden diz que é hora de terminar guerra e apoia plano de cessar-fogo

Afirmando que o Hamas não é mais capaz de realizar um grande ataque terrorista contra Israel, o presidente americano, Joe Biden, disse nesta sexta-feira que é hora de um cessar-fogo permanente em Gaza e endossou um novo plano que disse ter sido oferecido por Israel para obter a libertação dos reféns e acabar com o conflito. “É hora de esta guerra terminar, de começar o dia seguinte”, disse Biden na Casa Branca. Ele descreveu o plano como uma “nova proposta abrangente” que equivale a um roteiro para um “cessar-fogo duradouro”. Biden disse que a proposta israelense foi transmitida nesta semana. A primeira fase duraria seis semanas e incluiria a “retirada das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza” e a “libertação de uma série de reféns, incluindo mulheres, idosos e feridos, em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinianos”. A fase dois permitiria “troca pela libertação de todos os reféns vivos restantes, incluindo soldados do sexo masculino”. E na fase três “um grande plano de reconstrução para Gaza teria início e quaisquer restos mortais de reféns que foram mortos serão devolvidos às suas famílias”. (CNN)

Após falhas, Google reduz respostas de IA em buscas

O Google reduziu o uso de respostas geradas por inteligência artificial em alguns resultados de busca, depois de a tecnologia cometer erros graves, como dizer aos usuários para colocarem cola em suas pizzas e que o ex-presidente americano Barack Obama é muçulmano. Há duas semanas, o Google começou a colocar respostas de IA no topo dos resultados de pesquisa para usuários nos Estados Unidos. A chefe de buscas do Google, Liz Reid, confirmou em uma postagem no blog na quinta-feira que a empresa estava reduzindo algumas das respostas de IA. A empresa diminuiu o uso de postagens em mídias sociais como fonte de material para respostas de IA, está pausando algumas respostas sobre tópicos relacionados à saúde e “adicionou restrições de acionamento para consultas em que as visões gerais de IA não estavam se mostrando tão úteis”, disse Reid, acrescentando que foram feitas mais de uma dúzia de alterações técnicas destinadas a melhorar o sistema. (Washington Post)

Trump chama julgamento de ‘fraude’ e promete apelar

O ex-presidente americano Donald Trump afirmou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa em Nova York que vai apelar da condenação e chamou seu julgamento de “uma fraude”. Na quinta-feira, um júri de Nova Iorque considerou Trump culpado de 34 acusações de falsificação de registos comerciais para ocultar um pagamento secreto à atriz pornô Stormy Daniels para ocultar um caso amoroso. Trump renovou seus ataques ao juiz e ao procurador do caso e fez uma série de alegações falsas e enganosas. Também sugeriu, sem provas, que o presidente Joe Biden está de alguma forma envolvido e afirmou que o julgamento foi “fraudado”. “Isto é uma fraude. Há um julgamento fraudulento. Não deveria estar naquele local. Não deveríamos ter tido esse juiz”, disse Trump, que não respondeu a perguntas dos repórteres.

PF prende suspeitos de ameaçar família de Alexandre de Moraes

A Polícia Federal prendeu nesta manhã, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), dois homens suspeitos de perseguir e ameaçar a família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Um dos presos, detido no Rio de Janeiro, foi identificado como o fuzileiro naval Raul Fonseca de Oliveira; o outro, que seria irmão dele, foi preso na Vila Clementino, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. A investigação da PGR começou após chegarem ao Supremo e-mails anônimos com ameaças à família do ministro nas quais os autores diziam conhecer as rotinas da filha dele. Acionada, a Diretoria de Inteligência Policial (DIP) da PF conseguiu rastrear as mensagens até os suspeitos. (g1)