Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Como os líderes podem se preparar para os desafios de 2023

Entenda os desafios da liderança em 2023 e como se preparar para atender às necessidades das organizações e funcionários.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Diante de tantas incertezas trazidas pela pandemia, tornar os ambientes de trabalho híbridos mais produtivos e cuidar melhor dos funcionários serão um dos maiores desafios para líderes e CEOs de qualquer setor em 2023. 

O cenário gerado nos últimos dois anos tende a seguir, também, em 2023. Principalmente por conta da pandemia de Covid-19 e a instabilidade financeira resultante disso, ainda muito presente no mercado. 

Vamos entender melhor o momento atual do mercado de trabalho, junto com as tendências de recursos humanos e desafios para a liderança em 2023?

O cenário 2023 para as lideranças

O próximo ano começa com uma nova gestão a nível presidencial, com renovação nos cargos de relevância nacionais e, consequentemente, mudanças drásticas na economia. 

Além disso, após dois anos de confinamento por conta da Covid-19, entramos em mais um momento de incerteza de aumento de casos da doença. Conforme aponta a Sociedade Brasileira de Infectologia, o início de 2023 apresentará um aumento dos diagnósticos positivos para Covid-19, consequência das celebrações de fim de ano. 

No mercado de trabalho, pesquisas indicam que 3 a 4 profissionais pretendem mudar de emprego em 2023 – resultado da insatisfação com o trabalho atual.

Entendendo e aceitando as diferenças

O conceito conhecido como “Paradoxo de Stockdale”, por exemplo, ensina que é preciso aceitar que as coisas são realmente difíceis e provavelmente ficarão assim por muito tempo, mas que, eventualmente, vão melhorar. E, enquanto isso, concentrar-se em melhorar os aspectos que estão sob controle. 

É o que aconselha David Rock, co-fundador da consultoria Neuroleadership Institute, em artigo publicado na Fast Company.

Segundo Rock, pensar dessa maneira é importante para permanecer focado, presente e produtivo. “Precisamos deixar de tentar criar uma falsa sensação de certeza”, diz o executivo. 

Mas isso não significa que não podemos ganhar um pouco mais de clareza, considerando as tendências que vêm surgindo e que podem trazer algum direcionamento para o novo ano. 

Por isso, Rock traz algumas questões que devem ser observadas quando o assunto são os desafios da liderança em 2023, e que vamos abordar nos próximos tópicos, junto com alguns dados de mercado.

Quais serão os principais desafios da liderança?

Com as mudanças sociais e econômicas previstas para 2023, entender os principais desafios que a liderança pode enfrentar no próximo ano faz parte de um processo de gestão estratégica de RH. 

Listamos 4 pontos de impacto que podem moldar as relações das lideranças em 2023, e explicamos, no detalhe, nos itens abaixo: 

1. Regeneração de talentos

A Grande Renúncia, fenômeno no mercado de trabalho dos Estados Unidos gerado por um grande volume de funcionários que se demitiram em massa, e o estado de descontentamento com a pressão do home office, aceleraram a necessidade de retenção de talentos. 

Muitas empresas ainda estão focadas apenas na resistência de uma força de trabalho esgotada física e mentalmente. Ao invés disso, as companhias podem adotar “práticas regenerativas de talentos”, uma alusão à agricultura regenerativa. 

Assim como os métodos convencionais de cultivo, as práticas convencionais de gestão afetam psicologicamente o bem-estar e a produtividade dos funcionários – desde as avaliações de desempenho até cronogramas inflexíveis e exaustivos. 

Adotar uma abordagem regenerativa exige responder a perguntas como: “Como podemos realmente melhorar a vida das pessoas que trabalham conosco? Como elas podem ficar mais inteligentes, saudáveis e ricas durante seu tempo nesta empresa?”

2. Dados reais sobre trabalho remoto e híbrido

O trabalho 100% presencial já é coisa do passado. Isso porque o trabalho híbrido oferece inúmeras vantagens, tanto para empresas quanto para funcionários. As empresas podem recrutar de forma mais diversificada, renovar práticas de integração antiquadas e fornecer autonomia aos funcionários com horários flexíveis em 2023. 

Os dados apresentados sobre os benefícios do home office, coletados nos últimos anos, falam por si só: tanto é que a modalidade da jornada de trabalho se tornou uma pergunta constante nas entrevistas de emprego. 

Mas a infraestrutura necessária para que o trabalho híbrido seja realizado da melhor maneira possível também faz parte dos desafios da liderança em 2023. Com a chegada da tecnologia 5G, por exemplo, a conectividade é aprimorada, mas as empresas devem estar atentas às necessidades dos funcionários. 

3. Iniciativas mensuráveis de diversidade, equidade e inclusão

De acordo com um relatório sobre tendências no ambiente de trabalho, desenvolvido pelas consultorias Glassdoor e Indeed, a Diversidade, Equidade e Inclusão (na sigla, DEI) seguem como topo da lista dentre as preocupações dos funcionários nas empresas. 

A criação de equipes e comitês de DEI são estratégias de valor para auxiliar as lideranças a entenderem melhor o desafio e praticarem ações que promovam mudanças reais no ambiente. 

Promover a formação de lideranças diversas dentro das organizações também contribui para que o ambiente, como um todo, se torne mais efetivo com iniciativas voltadas para os diferentes públicos.

4. Busca contínua por talentos

A demissão em massa, também chamada de layoff, é um fenômeno que pode continuar em 2023, e o processo de busca e retenção de talentos segue como um dos grandes objetivos das organizações no próximo ano. 

Os profissionais podem avaliar melhor onde e como encontrar os benefícios e recompensas que mais se adequam às necessidades pessoais e de trabalho, enquanto as organizações passam a entender cada vez mais o valor do capital humano para o sucesso da empresa. 

Em determinadas áreas, como é o caso da tecnologia da informação, existe uma escassez de profissionais, ao mesmo tempo em que a demanda por talentos aumenta. E esse cenário tende a crescer mais ainda, gerando competições para a contratação de pessoas.

Enquanto funcionários buscam por melhores oportunidades, oferecer benefícios flexíveis pode ser uma maneira de ganhar diferencial no mercado por parte das empresas. 

Tendências de Recursos Humanos para 2023

Os desafios da liderança em 2023 vão além da manutenção da contratação e manutenção dos funcionários. As tendências evoluem com foco em uso de tecnologia e, ao mesmo tempo, relações mais humanas nas empresas. Confira!

Uso de inteligência artificial

Há controvérsias entre a efetividade dos sistemas de recrutamento e seleção com uso de inteligência artificial, mas um fato é inegável: simplificou o trabalho do RH e tornou o setor mais estratégico

O termo em destaque para 2023 é o sistema de rastreamento de candidatos – do inglês, Application Tracking System. 

Com o uso desse tipo de sistema, as empresas contam com um software que cria um banco de talentos, classifica de acordo com a relevância das experiências apresentadas e nomeia os “top currículos” de acordo com a vaga aberta pela empresa. 

Reforço no People Analytics

A metodologia People Analytics segue em crescimento nas empresas, e ganha reforço para o ano de 2023. 

A apresentação de novos sistemas de coleta e mensuração de dados em massa, para realização de análises preditivas sobre o comportamento de funcionários, fornece uma série de possibilidades para que as organizações aprendam com o que os colaboradores apresentam. 

Com o People Analytics, as empresas ganham destaque competitivo, entendendo o desempenho dos funcionários, o perfil de contratação desejado, padrões de comportamento e, como consequência, desenvolvem ações efetivas para aprimorar a experiência do colaborador. 

Nós falamos sobre People Analytics em um texto específico, que vale a leitura para se aprofundar mais no assunto!

Formação de lideranças 

Quando as organizações passam a entender que o investimento no capital humano é mais rentável, todos ganham. 

Ao promover movimentos para formação de lideranças dentro do corpo de funcionários da empresa, é possível contribuir para o crescimento pessoal e profissional da pessoa envolvida. Mas, também, auxiliar na construção do perfil que a empresa precisa. 

Existem sistemas pensados para treinamento de pessoas e formação de líderes que podem ser utilizados para otimizar o trabalho da gestão de recursos humanos. Ao mesmo tempo, o mercado dispõe de metodologias específicas para formar líderes com recursos internos, sem consultorias, por exemplo. 

Multibenefícios como estratégia para os líderes em 2023

Ao entender que as necessidades dos colaboradores são fatores primordiais nas relações de trabalho, e que ganham cada vez mais destaque para 2023, as lideranças podem apresentar soluções em benefícios que auxiliem na manutenção do relacionamento. 

Um cartão multibenefícios permite que os colaboradores acessem benefícios variados, como auxílio-alimentação, mobilidade e vale-cultura, em um mesmo cartão. Ao oferecer essa flexibilidade aos colaboradores, as empresas podem ganhar em produtividade, atração e retenção de talentos.

Quando falamos em multibenefícios, podemos entender tudo o que não faz parte do salário, mas que integra o montante final destinado à remuneração variável do colaborador. 

Gostou do artigo? Então continue acompanhando o blog da Caju para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre recursos humanos e benefícios corporativos!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.