metropoles.com

Ministro e jogador Rivaldo encontram foragido Allan dos Santos nos EUA

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de evento religioso e de jantar na Flórida

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
fabio faria, allan dos santos e rivaldo
1 de 1 fabio faria, allan dos santos e rivaldo - Foto: Reprodução/Instagram

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ex-jogador de futebol Rivaldo participaram de evento nos Estados Unidos com o blogueiro foragido da Justiça Allan dos Santos. Na última sexta-feira (7/1), Santos subiu ao palco em evento de uma igreja evangélica brasileira em Orlando, na Flórida, onde falou ao lado de personalidades que incluíram pastores, cantores e Fábio Faria.

As fotos dos dois tanto no evento religioso quanto em um jantar de confraternização que ocorreu posteriormente foram postadas pelos presentes nas redes sociais. O encontro reuniu ainda pastores famosos, como André Valadão, da Igreja Batista Lagoinha.

O encontro religioso ocorreu na sede de Orlando da Igreja Lagoinha e o material de divulgação trazia a informação da presença do ministro, mas não citava Allan dos Santos.

Faria discursou sozinho, como um dos destaques. Patrícia Abravanel Faria, apresentadora de TV, empresária e esposa do ministro das Comunicações, também aparece nas fotos e vídeos.

Veja as imagens:

0

Pedido de prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da Polícia Federal e determinou a prisão de Allan dos Santos, no início de outubro do ano passado. O militante, que era dono do extinto site Terça Livre, é investigado em dois inquéritos na Suprema Corte: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.

Na decisão sobre a prisão, o ministro do Supremo afirma que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

Ainda segundo Moraes, medidas decretadas anteriormente foram inúteis, pois “o investigado continua a incorrer nas mesmas condutas investigadas, ou seja, permanece a divulgar conteúdo criminoso, por meio de redes sociais, com objetivo de atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização; gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes, e com a finalidade principal de arrecadar valores”.

Demora no processo

Apesar de Moraes ter determinado também a inclusão de Allan dos Santos na lista de procurados da Interpol e sua extradição, o processo, que depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro, se arrasta.

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do Ministério da Justiça que pediu a extradição do ativista bolsonarista Allan dos Santos, está sem um chefe formal desde o início de novembro do ano passado, quando o governo federal exonerou a delegada Silvia Amelia da chefia do DRCI por ter encaminhado o pedido de extradição do militante.

O governo brasileiro nega estar dificultando o processo de extradição.

Veja postagem da Igreja Batista Lagoinha, em Orlando:

Atualização

Após a divulgação desta notícia, o ministro Fábio Faria divulgou nota dizendo o seguinte: “Fui convidado para discursar num evento de um pastor de uma igreja que eu e minha família frequentamos quando estamos em Orlando. Não havia nenhuma indicação que entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira. Se eu soubesse que ele iria, eu não teria comparecido”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?