TIMES

Por Redação do ge — Melbourne, Austrália


Após a decisão da justiça australiana de manter o cancelamento de seu visto, o sérvio Novak Djokovic disse estar "extremamente desapontado". O número 1 do mundo se pronunciou por meio de uma nota após ser impedido de disputar o Australian Open.

- Estou extremamente desapontado com a Corte ao dispensar meu pedido de revisão judicial da decisão do Ministro de cancelar meu visto, o que significa que não posso ficar na Austrália e participar do Australian Open. Respeito a decisão da Corte e vou cooperar com as autoridades relevantes em relação a minha saída do país – disse, antes de ser escoltado até o aeroporto de Melbourne, de onde pegou um voo para Dubai.

Novak Djokovic no aeroporto de Melbourne — Foto: Reuters

Novak Djokovic é escoltado no aeroporto de Melbourne — Foto: Reuters

A decisão levou a comentários ásperos por parte das autoridades sérvias. Uma das declarações mais duras foi a do presidente do país Aleksandar Vucic.

- Ele foi para a Austrália com uma exceção médica e depois foi maltratado por 11 dias, e no 11º dia dão a ele a decisão que foi tomada no primeiro dia? Fazendo uma caça às bruxas contra ele? Isso é algo que ninguém pode entender.

- Agradeço ao povo da Austrália, pois tenho certeza que ele ama os sérvios. Eles (autoridades australianas) acham que humilharam Djokovic, mas eles se humilharam. Ele pode voltar para o país dele e olhar para todos nos olhos com a cabeça erguida.

Novak Djokovic ruma para o julgamento na Austrália — Foto: Diego Fedele/Getty Images

Vucic também mostrou indignação com o que considera uma distorção grave de dados utilizada como argumentação da promotoria australiana. Ao citar a proporção da população sérvia imunizada, os advogados falaram que Djokovic é visto como um “talismã” antivacinação e que a postura dele aumenta o índice de pessoas que negam a importância da imunização contra a Covid-19.

- Eles simplesmente mentiram. Disseram que menos de 50% das pessoas da Sérvia estão vacinadas, mas oficialmente o número é 58% de pessoas vacinadas e 37% com dose de reforço.

Novak Djokovic passou 11 dias na Austrália e treinou na Rod Laver arena — Foto: Kelly Defina/Getty Images

O pai de Novak Djokovic, Srdjan, foi ainda mais emotivo ao comentar a deportação do filho.

- A tentativa de assassinato ao melhor esportista do mundo terminou. 50 balas no peito de Novak. Depois de tudo, ele apoia um jovem jogador de 17 anos. Este é Nole, um homem, um irmão. Nos vemos em Paris.

O pai de Djokovic possivelmente se refere aos parabéns dados pelo filho ao vencedor do ATP de Adelaide, o australiano Thanasi Kokkinakis, que na verdade tem 25 anos.

O tenista sérvio buscava o 10º título do Australian Open e o 21º de Grand Slam, o que o isolaria como maior vencedor de torneios deste porte. Atualmente ele está empatado com Roger Federer e Rafael Nadal, todos com 20 trofeus.

Mais do ge