Saúde Coronavírus

Para OMS, é possível encerrar fase aguda da pandemia de Covid-19 este ano

Diretor-geral da organização, porém, alerta que uma pessoa morre pelo coronavírus a cada 12 segundos no planeta e que é 'perigoso supor que a Ômicron é a última variante'
Mulher recebe dose de reforço em Taiwan Foto: ANN WANG / REUTERS
Mulher recebe dose de reforço em Taiwan Foto: ANN WANG / REUTERS

SÃO PAULO — É possível acabar com a fase aguda da pandemia de coronavírus este ano, afirmou nesta segunda-feira o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. No entanto, ele alertou que atualmente a Covid-19 provoca uma morte a cada 12 segundos no planeta.

Imunização : Fake news, influência religiosa e isolamento criam bolsões onde vacinação não avança

— Podemos acabar com a fase aguda da pandemia este ano e dar fim à Covid-19 como emergência sanitária mundial ( que é o nível de alerta mais alto da OMS ) — afirmou Adhanom.

No entanto, ele alertou que é "perigoso supor que a Ômicron será a última variante e que estejamos no fim do jogo", porque as condições são "ideais" para que outras variantes surjam, inclusive outras mais transmissíveis e virulentas.

Segundo o diretor da OMS, para acabar com a fase aguda da pandemia, os países não devem ficar de braços cruzados e precisam lutar contra a desigualdade na vacinação, vigiar o vírus e suas variantes e aplicar restrições adaptadas.

Vacina para todos

Adhanom pede há semanas, insistentemente, aos estados-membros que acelerem a distribuição de vacinas aos países pobres, com o objetivo de conseguir vacinar 70% da população mundial em meados de 2022.

Dr. Google : Em 5 sintomas, a chave para as 7 doenças mais pesquisadas pelos brasileiros na internet

Metade dos 194 Estados-membros da OMS não alcançaram o objetivo de chegar a 40% da população vacinada no final de 2021, segundo a instituição.

Enquanto isso, a Covid-19 continua fazendo vítimas. Na última semana, uma pessoa morreu a cada 12 segundos no mundo devido à doença e a cada três segundos foram registrados 100 novos casos, segundo a OMS.

Bem-estar : Por que as mulheres acumulam gordura na barriga na meia-idade?

O surgimento da variante Ômicron em novembro disparou o número de casos. Desde então, foram contabilizados 80 milhões de novas infecções. Mas "até agora, a explosão de casos não foi acompanhada por um aumento das mortes, embora as mortes tenham aumentado em todas as regiões, sobretudo na África, a região com menos acesso às vacinas", segundo o responsável.

— É verdade que viveremos com a Covid (...), mas aprender a viver com ela não deve significar que temos que deixar o caminho livre. Não deve significar que temos que aceitar que 50 mil pessoas morram toda semana devido a uma doença que podemos prevenir — disse.