Por Paloma Rodrigues, TV Globo


Bolsonaro recomenda uso de cloroquina contra Covid-19 em vídeos do YouTube — Foto: Reprodução/YouTube

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou nesta terça-feira (7) um documento com diretrizes contra o uso ambulatorial da cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid-19.

Foram 7 votos a favor das diretrizes e seis contra. Desta vez, o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou o voto (entenda mais abaixo).

Uso ambulatorial é o atendimento de pacientes com quadros mais leves, que não precisam de hospitalização. O mesmo grupo já tinha feito parecer contra o uso hospitalar dos medicamentos.

"Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimab não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população", aponta o documento.

O relatório já tinha sido votado antes pelo Conitec, e depois foi colocado para consulta pública. Agora, o documento final será enviado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que vai definir se as diretrizes sobre o kit serão ou não incorporadas no SUS.

Sem voto da Anvisa, reunião da Conitec sobre remédios do 'kit Covid' termina empatada

Sem voto da Anvisa, reunião da Conitec sobre remédios do 'kit Covid' termina empatada

Antes, votação sem a Anvisa

Em outubro, o colegiado da Conitec se reuniu para votar as orientações sobre o tratamento de pacientes de Covid-19. A votação ficou empatada: 6 a 6, sem a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que votaria contra o kit Covid e poderia ter desempatado o placar.

Na época, a agência esclareceu que não teve a oportunidade de votar porque o seu representante, o gerente geral de Medicamentos Gustavo Mendes, que acompanhava a votação de modo remoto, precisou de ausentar por algumas horas para pegar um voo. Durante esse intervalo, a votação foi feita.

"Até a hora, em que o membro da Anvisa saiu da reunião, não havia sido definido o horário da votação do relatório", disse a Anvisa em nota. "Ao chegar em Brasília às 14h20, o representante entrou na plataforma da reunião e percebeu que esta havia sido finalizada e que o relatório com diretrizes do tratamento ambulatorial da Covid-19 já havia sido votado", esclareceu a Anvisa.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) tem 13 integrantes. A maioria é do Ministério da Saúde. Na votação anterior, votaram a favor do kit Covid: cinco secretarias do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina. E votaram contra o kit Covid: duas secretarias do Ministério da Saúde, os conselhos de secretarias estaduais e municipais de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e a Agência Nacional de Saúde.

VÍDEOS mais vistos do g1 nos últimos dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!