Topo

Mulher com 5 parentes desaparecidos após chuvas atua como voluntária em SP

Morro onde ocorreu deslizamento de terra em Franco da Rocha - Wanderley Preite Sobrinho
Morro onde ocorreu deslizamento de terra em Franco da Rocha Imagem: Wanderley Preite Sobrinho

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em Franco da Rocha (SP)

31/01/2022 12h12

É com os olhos cheios de lágrimas e expressão de cansaço que a gerente Katiucia Rodrigues, 40, aguarda por notícias dos cinco membros de sua família, entre eles a mãe e dois irmãos, que estão desaparecidos em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

As fortes chuvas que caíram sobre a cidade desde ontem provocaram deslizamentos de terra, soterrando casas e deixando, até agora, cinco mortos na cidade. Ao todo, são 24 mortes em todo o estado de São Paulo.

"Moro em São Paulo. Quando fiquei sabendo, vim para Franco da Rocha, mas havia tanta rua interditada que demorou três horas até chegar aqui", contou Katiucia ao UOL.

Sem conseguir se alimentar e dormir desde ontem, ela conta que a casa da mãe —onde estavam sete familiares— acabou soterrada pela lama, que deslizou do morro e encontrou a residência, construída abaixo do nível da rua.

Katiucia segura capas de chuva para distribuir a voluntários. Ela, que aguarda notícia de cinco familiares desaparecidos, preferiu não mostrar o rosto - Wanderley Preite Sobrinho/UOL - Wanderley Preite Sobrinho/UOL
Katiucia segura capas de chuva para distribuir a voluntários. Ela, que aguarda notícia de cinco familiares desaparecidos, preferiu não mostrar o rosto
Imagem: Wanderley Preite Sobrinho/UOL
Ela disse que o padrasto e uma sobrinha de 13 anos foram resgatados com vida e sem ferimentos graves. "Meu padrasto me disse que se abraçou à menina durante o acidente. Aí voluntários conseguiram resgatá-los."

Eles foram socorridos para um hospital e levados para casa de familiares. Os outros membros da família de Katiucia, no entanto, continuam desaparecidos:

  1. Mãe, 64 anos
  2. Irmão, 37 anos
  3. Irmã, 22 anos
  4. Sobrinho, 10 anos
  5. Noiva do irmão, 32 anos

Enquanto aguarda por notícias, a gerente tenta ajudar os voluntários. Ela recebe doações, distribui capas de chuva e ajuda a levar alimentação aos bombeiros e voluntários.

"Não consigo dormir, preciso me ocupar com alguma coisa", diz ela, que preferiu não tirar foto.

O resgate

À direta, a voluntária Jaciara Valdevino da Silva, 22 - Wanderley Preite Sobrinho/UOL - Wanderley Preite Sobrinho/UOL
À direta, a voluntária Jaciara Valdevino da Silva, 22
Imagem: Wanderley Preite Sobrinho/UOL
De acordo com o Tenente Coronel Alessandro as buscas em Franco da Rocha contam com 54 bombeiros e 17 viaturas. Há também a ajuda de voluntários da região, que ajudam como podem.

"A gente recebe doações de água e alimento, como pão, biscoito. As igrejas mandam marmita", conta a voluntária Jaciara Valdevino da Silva, 22. "Meu sobrinho viu o deslizamento e avisou a família."

Quando os voluntários e bombeiros estão cansados, eles sobem até uma garagem improvisada onde se alimentam. Comem ali mesmo pão com mortadela, sopa, biscoitos e café preto.

"Eles levam água para o local do resgate, mas comem aqui em cima porque o cheiro da comida distrai os cães que fazem as buscas", conta Jaciara.

Ontem, a prefeitura, a Câmara de Vereadores, o fórum e três delegacias de Franco da Rocha ficaram inundadas depois das chuvas. No centro da cidade, moradores e lojistas amanheceram tirando a lama com mangueira e rodo. Carros pipa tentam limpar as principais avenidas, cobertas pela lama.

Mc Donalds da cidade amanheceu fechado após o centro de Franco da Rocha ser tomado pela lama - Wanderley Preite Sobrinho/UOL - Wanderley Preite Sobrinho/UOL
Mc Donald's da cidade amanheceu fechado após o centro de Franco da Rocha ser tomado pela lama
Imagem: Wanderley Preite Sobrinho/UOL

Onde foram registradas as mortes em SP

  1. Itapevi - 1 óbito
  2. Arujá - 1 óbito
  3. Francisco Morato - 4 óbitos
  4. Embu das Artes - 3 óbitos
  5. Franco da Rocha - 5 óbitos
  6. Várzea Paulista - 5 óbitos
  7. Jaú - 1 óbito
  8. Ribeirão Preto - 1 óbito