Cultura

Fernanda Takai continuará a cantar 'Com açúcar, com afeto', de Chico Buarque

Artista mantém, em repertório de show, letra 'cancelada' pelo próprio autor: 'Adoro a canção, muito bem escrita', argumenta a cantora do Pato Fu
A cantora Fernanda Takai, do Pato Fu Foto: Divulgação
A cantora Fernanda Takai, do Pato Fu Foto: Divulgação

A cantora Fernanda Takai manteve, no repertório de seu novo show, a música "Com açúcar, com afeto" , letra recentemente "cancelada" pelo próprio autor, Chico Buarque. "Ela (a música) vai continuar. Adoro a canção, a história sobre como surgiu, muito bem escrita. Uma letra que dá voz a uma personagem. Um espaço bem delimitado na arte", argumentou a artista, que se projetou nacionalmente com a banda Pato Fu.

Opinião: Chico Buarque está certo, com todo açúcar e afeto

Como se sabe, na série documental "O canto livre de Nara Leão" , lançada recentemente pelo Globoplay, Chico Buarque diz que tirou a música "Com açúcar, com afeto" de seu repertório por não se sentir mais à vontade com a letra . O compositor conta ter feito a canção de encomenda para Nara, e, mesmo ponderando sobre a época em que foi escrita, prefere não cantá-la novamente.

"Ela me pediu a música, ela me encomendou essa música, ela falou 'Eu quero agora uma música de mulher sofredora'. E deu exemplos de canções do Assis Valente, Ary Barroso, aqueles sambas da antiga, onde os maridos saíam para a gandaia e as mulheres ficavam em casa sofrendo, tipo 'Amélia', aquela coisa. Ela encomendou e eu fiz", explica Chico Buarque.

Autocancelamento: Artistas passam a revisar letras antigas

Ainda no filme, Chico diz que "gostou de fazer" a canção e destaca que na época não havia esse tipo de interpretação crítica àquela personagem feminina — mas defende a mudança de visão e, por isso, decidiu tirar a música de seu repertório.

"É justo que haja, as feministas têm razão, vou sempre dar razão às feministas, mas elas precisam compreender que naquela época não existia, não passava pela cabeça da gente que isso era uma opressão, que a mulher não precisa ser tratada assim. Elas têm razão. Eu não vou cantar 'Com açúcar, com afeto' mais e, se a Nara estivesse aqui, ela não cantaria, certamente", defendeu o compositor.

A declaração acendeu um debate nas redes sociais e dividiu a opinião entre os admiradores da obra de Chico Buarque.

Artigo: Chico Buarque está certíssimo

Artigo: Com censura, sem afeto