metropoles.com

Alexandre de Moraes reage a Monark: “Criminosa apologia ao nazismo”

Comunicador Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu em podcast autorização para a existência de um partido nazista no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Posseno STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017
1 de 1 Posseno STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O abuso pelo comunicador Bruno Aiub, conhecido como Monark, do direito à liberdade de expressão está lhe custando caro em termos profissionais e pode ter consequências judiciais. Apresentador do podcast Flow até esta terça-feira (8/2), quando foi demitido, Monark defendeu, na última segunda (7/2), a existência de um partido nazista no Brasil.

“Se o cara for anti-judeu, ele tem o direito de ser anti-judeu”, argumentou. A onda de repúdio a essas palavras já inclui ao menos duas manifestações públicas de ministros da mais alta Corte do país.

Após o ministro Gilmar Mendes, seu colega Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou as palavras de Monark como “criminosas”.

“A Constituição consagra o binômio: liberdade e responsabilidade. O direito fundamental à liberdade de expressão não autoriza a abominável e criminosa apologia ao nazismo”, escreveu Moraes, no Twitter, no fim desta tarde.

Mais cedo, Gilmar Mendes escreveu: “Qualquer apologia ao nazismo é criminosa, execrável e obscena. O discurso do ódio contraria os valores fundantes da democracia constitucional brasileira. Minha solidariedade à comunidade judaica”.

O caso

Durante edição do podcast Flow na segunda-feira (7/2), Monark afirmou que “a esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical. As duas tinham que ter espaço na minha opinião”. A fala foi seguida pela defesa da criação de um partido político nazista no país.

O programa era transmitido com a presença dos deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). Tabata retrucou o discurso do apresentador, classificando as ideias como apologia a “ideologias que ameaçam a existência e integridade de pessoas ou grupos, sejam judeus, PCD, negros ou LGBTQIA+”.

Após a repercussão negativa, Monark divulgou um vídeo nas redes sociais nesta terça, pediu desculpas e alegou que estava bêbado. Com a repercussão catastrófica do episódio, porém, sua equipe acabou optando por demiti-lo da empresa. A apologia ao nazismo já havia levado a maioria dos patrocinadores do podcast – um dos mais ouvidos no Brasil – a romper os contratos.

Veja o posta de Alexandre de Moraes:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?