32 milhões de doses da Janssen estão paradas em galpão da Saúde

Ministério disse que as vacinas estão lá devido à saturação da Rede de Frio, mas que estão prontas para distribuição

Esta não é 1ª vez que a vacina foi restringida pelas autoridades sanitárias
O imunizante da Jonhson & Johnson só será recomendado para adultos que não puderem tomar outra vacina ou que optem pela Janssen
Copyright U.S. Air National Guard/Michael O’Hagan - 3.mar.2021

Cerca de 32 milhões de doses da vacina da Janssen estão paradas em um depósito de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). Em 2021, secretarias estaduais de saúde relataram falta de doses suficientes da vacina produzida pela farmacêutica.

As doses em Guarulhos fazem parte de um montante de 41 milhões de vacinas recebidas pelo Governo. Desse total, 38 milhões foram adquiridas em contrato com a Janssen, em março de 2021, e outros 3 milhões foram doados pelos Estados Unidos.

Sem doses suficientes, os Estados passaram a autorizar o reforço da vacina da Janssen com imunizantes de outros fabricantes. Em novembro, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina produzida pela Johnson & Johnson teria a 2ª dose. Antes, o imunizante era administrado em dose única.

A vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial no Brasil desde março de 2021. Desde então, apenas 9,2 milhões de doses foram distribuídas no Brasil.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que alguns entes federados solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes, devido à saturação da Rede de Frio. A pasta também afirmou que as doses podem ser distribuídas prontamente quando solicitadas pelos Estados.

Eis a íntegra:

“O Ministério da Saúde informa que recebeu 41 milhões de doses de vacinas Janssen contra a Covid-19, sendo 9 milhões distribuídas. Importante esclarecer que alguns entes federados solicitaram à pasta a suspensão do envio dos imunizantes, devido a saturação da Rede de Frio. Com isso, 31,7 milhões de doses estão armazenadas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério de Saúde e poderão ser prontamente distribuídas quando solicitadas pelos estados.

O quantitativo de doses liberadas pode ser consultado a qualquer momento pela plataforma LocalizaSUS.”

autores