Por Fábio Tito, g1


O Brasil registrou nesta terça-feira (8) 1.174 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 633.894 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 823. --a maior registrada em quase 6 meses, desde 17 de agosto de 2021 (quando estava em 833). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +123%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.

É o maior número de mortes por Covid registrado no país em 24 horas desde 10 de agosto do ano passado. São agora três semanas seguidas com tendência de alta apontando mais de +100% nesse comparativo. Além disso, vale apontar que apenas duas unidades federativas não se encontram em tendência de alta nas mortes por Covid em todo o país. São elas Amapá e Roraima, que nesta terça apontam estabilidade.

Brasil, 8 de fevereiro

  • Total de mortes: 633.894
  • Registro de mortes em 24 horas: 1.174
  • Média de mortes nos últimos 7 dias: 823 por dia (variação em 14 dias: +123%)
  • Total de casos conhecidos confirmados: 26.775.419
  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 170.282
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 164.327 por dia (variação em 14 dias: +2%)

Média móvel de óbitos por Covid no Brasil, a cada dia, nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1

O país também registrou 170.282 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 26.775.419 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 164.327. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +2%, indicando tendência de estabilidade nos casos da doença.

Curva da média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1

A média móvel de vítimas da doença atinge agora um patamar 4 vezes maior do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro. Na época, essa média indicava 183 mortos por Covid a cada dia.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Curva de mortes nos estados

  • Em alta (24 estados e o DF): PB, AC, RJ, MG, SE, DF, PI, ES, PA, TO, BA, PE, MS, AL, MT, PR, MA, RN, SP, RO, RS, CE, SC, AM, GO
  • Em estabilidade (2 estados): AP, RR

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Veja a situação nos estados

O g1 exibe abaixo os gráficos de alguns estados na evolução de mortes por Covid e casos conhecidos da doença. Para ver a situação em todos os estados e no DF, além dos números nacionais, visite a página especial com mais detalhes e análises.

Curvas de casos conhecidos e mortes por Covid nos estados — Foto: Editoria de Arte/g1

Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).

Números da pandemia — Foto: Editoria de Arte/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!