Cultura Filmes

Conheça 'Flee', primeiro na história indicado a melhor animação, documentário e filme estrangeiro no Oscar

Filme dinamarquês vem conquistando a crítica desde a estreia em Sundance, no ano passado
Animação toca em tema de refugiados através de um relato verdadeiro. Foto: Reprodução
Animação toca em tema de refugiados através de um relato verdadeiro. Foto: Reprodução

"Flee", do cineasta dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, já é uma das sensações do Oscar deste ano. Isto porque, pela primeira vez na história da premiação, um filme é indicado simultaneamente nas categorias de melhor documentário, melhor animação e melhor filme internacional.

Oscar 2022: Confira a lista completa de indicados

O longa de Rasmussen já vinha conquistando críticos desde que estreou no Festival de Sundance, no ano passado, onde faturou o Grande Prêmio do Júri. Aqui no Brasil, foi exibido na abertura do Festival É Tudo Verdade, também em 2021. A animação conquistou o Grande Prêmio Crystal do festival de Annecy, considerado o Oscar da animação, e venceu as categorias de melhor animação e melhor documentário no Prêmios do Cinema Europeu, também do ano passado.

Filme internacional: Diretor do Butão pré-indicado ao Oscar fala sobre fragilidade da indústria no país

"Flee" foi construído a partir de uma conversa do diretor com um amigo, que no filme ganha o pseudônimo de Amin Nawabi, um homem de 36 anos que está prestes a casar com o seu noivo. Nawabi, no entanto, precisa revitar seu passado para mostrar ao companheiro quem de fato era antes de se tornar um acadêmico de sucesso. Ele chegou na Dinamarca refugiado do Afeganistão, há 20 anos, ainda criança. Assista ao trailer:

Antes de ganhar projeção internacional com "Flee", Jonas Poher Rasmussen dirigiu outros três documentários: "Noget om Halfdan", sobre o poeta dinamarquês Halfdan Rasmussen (1915-2002), de 2006; "Searching for Bill", sobre a busca de um homem pelo sujeito que roubou seu carro, de 2012; e "Det han gjorde", sobre a trágica morte do escritor Christian Kampmann (1939-1988), de 2015. No Oscar, o filme dinamarquês vai competir com "Drive My Car" (Japão), "A felicidade das pequenas coisas" (Butão), "A mão de Deus" (Itália) e "A pior pessoa do mundo" (Noruega).