Por g1


Imagem do memorial do Túmulo do Soldado Desconhecido em Moscou, na Rússia — Foto: Reprodução/Google

O presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta quarta-feira (16), o Túmulo do Soldado Desconhecido em Moscou, na Rússia.

O marco é um memorial para relembrar as perdas humanas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Mais de 20 milhões de civis e soldados soviéticos morreram no conflito.

A URSS tinha um governo comunista e, portanto, os soldados a quem o presidente Jair Bolsonaro prestou homenagem em sua visita a Moscou eram o braço armado da defesa do comunismo em contraposição ao avanço do nazifascismo na Europa.

Bolsonaro cumpre primeiro evento de agenda na visita à Rússia

Bolsonaro cumpre primeiro evento de agenda na visita à Rússia

O túmulo fica no muro do Kremlin, a famosa sede do Executivo russo. O corpo que foi enterrado é de um soldado desconhecido que morreu em 1945.

Há no local uma estrela de cinco pontas, que é um símbolo comunista. Nessa estrela há uma pira. A pedra é vermelha, a cor do comunismo soviético. Há também uma escultura da bandeira da URSS, que inclui uma foice e um martelo, outros símbolos comunistas.

O presidente Jair Bolsonaro depositou flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Moscou — Foto: Alan Santos/PR

Bolsonaro depositou flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Bolsonaro vai visitar monumento que celebra luta comunista na Rússia

Bolsonaro vai visitar monumento que celebra luta comunista na Rússia

Leia também

É comum, um procedimento de praxe, que líderes de outros países visitem o local: o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, esteve em Moscou em 11 de fevereiro e foi ao Túmulo para fazer uma homenagem. Angela Merkel, da Alemanha, país derrotado na Segunda Guerra, levou flores ao memorial em 2015.

Outros presidentes brasileiros que foram a Moscou, como Michel Temer, também visitaram o túmulo.

Túmulo do soldado desconhecido

Em 1966, para honrar o 25° aniversário da derrota da Alemanha nazista, as cinzas do Soldado Desconhecido foram enterradas próximo ao muro do Kremlin, no Jardim Aleksandróvski. O memorial foi inaugurado no ano seguinte, em 1967.

Ainda há pessoas que buscam por desaparecidos em ação, e especialistas do Ministério da Defesa russo e voluntários organizam expedições e pesquisam documentos de arquivo na esperança de descobrir o destino desses soldados.

Além do memorial, a Rússia tem um feriado no dia 3 de dezembro para lembrar dos mortos e desaparecidos na Segunda Guerra.

A URSS na Segunda Guerra

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) consistia em 15 repúblicas, cada uma teoricamente igual em seus direitos como nações irmãs, mas que era politicamente dominada pela Rússia. A união acabou em dezembro de 1991.

Na Segunda Guerra, a União Soviética compôs o grupo dos Aliados, que também incluiu Reino Unido, França, Estados Unidos e Brasil. Eles lutaram contra os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Bolsonaro e Putin

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), por volta de 7h40 no horário de Brasília, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin. Moscou está seis horas à frente do horário oficial brasileira. A Putin, Bolsonaro disse que os dois países têm "muito a colaborar em várias áreas".

"Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais", disse Bolsonaro ao lado do presidente russo e dos intérpretes.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!