PUBLICIDADE

Filme espanhol ‘Alcarràs’ ganha o Urso de Ouro em Berlim

O curta brasileiro 'Manhã de Domingo', de Bruno Ribeiro, foi premiado com o Urso de Prata; veja trailers

Por Mariane Morisawa
Atualização:
Carla Simón recebe o Urso de Ouro no Festival de Berlim conquistado por seu filme 'Alcarras' Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters

Alcarràs, dirigido pela espanhola Carla Simón, venceu o Urso de Ouro do 72.º Festival de Berlim

The Novelist’s Film, de Hong Sangsoo, levou o Grande Prêmio do Júri

Robe of Gems, primeiro longa-metragem da mexicana Natalia López Gallardo, ficou com o Urso de Prata de prêmio do júri.

O Urso de Prata de direção foi para a francesa Claire Denis, por Both Sides of the Blade

A melhor performance principal foi da atriz alemã Meltem Kaptan, pelo filme Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush, de Andreas Dresen.

A atriz Laura Basuki ganhou o Urso de Prata de interpretação coadjuvante pelo filme indonésio Nana, de Kamila Andini.

Laila Stieler ficou com o Urso de Prata de roteiro por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush, uma coprodução entre Alemanha e França.

Publicidade

O Urso de Prata de contribuição artística extraordinária foi para a concepção de Everything Will Be Ok, de Rithy Panh. 

A Piece of Sky, do suíço Michael Koch, levou uma menção especial.

PUBLICIDADE

O júri da competição foi presidido pelo cineasta indiano radicado nos Estados Unidos M. Night Shyamalan e tinha como integrantes o diretor brasileiro Karim Aïnouz, o produtor franco-tunisiano Saïd Ben Saïd, a diretora alemã Anne Zohra Berrached, a escritora e cineasta de Zimbábue Tsitsi Dangarembga, o cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi e a atriz dinamarquesa radicada nos EUA Connie Nielsen

Trap, coprodução de Rússia e Lituânia dirigida por Anastasia Veber, ganhou o Urso de Ouro de curta-metragem. O vencedor torna-se elegível para o Oscar da categoria no próximo ano

O Urso de Prata prêmio do júri de curta foi para o brasileiro Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro. “Quero dedicar o prêmio para minha mãe, que infelizmente morreu durante a pandemia. Ela é a pessoa que mais me apoiou no meu sonho de fazer cinema”, disse Ribeiro em seu discurso de agradecimento. O júri concedeu uma menção especial a Bird in the Peninsula, dirigido por Atsushi Wada.

O júri de curtas era composto pela artista e cineasta italiana Rosa Barba, a cineasta indicana Payal Kapadia e o escritor e curador alemão Reinhard W. Wolf.

Na mostra Encontros, o premiado como melhor filme foi Mutzenbacher, dirigido pela austríaca Ruth Beckermann. O troféu de melhor direção foi para o suíço Cyril Schäublin, por Unrest. O prêmio especial do júri ficou com See you Friday, Robinson, da iraniana radicada na França, Mitra Farahani.

Publicidade

O júri da mostra Encontros era formado pela espanhola Chiara Marañón, diretora de conteúdo da plataforma MUBI, o artista e cineasta britânico Ben Rivers e o produtor, roteirista e cineasta suíço Silvan Zürcher.

O melhor filme de estreante, selecionado entre todas as mostras do Festival de Berlim, foi o austríaco Sonne, dirigido por Kurdwin Ayub, que participou da seção Encontros.

Em altaCultura
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

Myanmar Diaries, dirigido por The Myanmar Film Collective, um coletivo anônimo formado por dez cineastas, venceu o prêmio de melhor documentário. Uma menção especial foi concedida para No U-Turn, dirigido por Ike Nnaebue, uma coprodução de Nigéria, África do Sul, França e Alemanha. Dezoito produções concorriam aos prêmios. 

Mostra Geração

O sueco Comedy Queen, de Sanna Lenken, ganhou o Urso de Cristal de melhor filme da mostra Geração Kplus, dado por um júri de crianças. A menção especial foi para o irlandês The Quiet Girl, de Colm Bairéad, que também venceu o Grande Prêmio do júri internacional, com menção especial para o holandês Shabu, de Shamira Raphaëla. 

O Urso de Cristal de melhor curta da mostra Geração Kplus foi para o holandês Spotless, de Emma Branderhorst, com menção especial para Luce and the Rock, de Britt Raes, uma coprodução de Bélgica, França e Holanda. O júri internacional escolheu o iraniano Deer, de Hadi Babaeifar, com menção especial para o grego Vancouver, de Artemis Anastasiadou. 

Na mostra Geração 14plus, o Urso de Cristal de melhor longa, dado por um júri de jovens, foi para Alis, de Clare Weiskopf e Nicolas van Hemelryck, uma coprodução de Colômbia, Chile e Romênia. O americano Stay Awake, de Jamie Sisley, levou menção especial.

Publicidade

Para o júri internacional, os melhores longas da Geração 14plus foram o belga Kind Hearts, de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes, e o cazaque Skhema, de Farkhat Sharipov. 

O Urso de Cristal de melhor curta da seção Geração 14plus foi para Born in Damascus, de Laura Wadha, do Reino Unido. A menção especial foi para Nada para Ver Aqui, de Nicolas Bouchez, uma coprodução Portugal, Bélgica e Hungria. 

O júri internacional da Geração 14plus escolheu o curta francês Goodbye Jérôme!, de Adam Sillard, Gabrielle Selnet e Chloé Farr, com menções especiais para Blue Noise, de Simon Maria Kubiena, uma coprodução de Alemanha e Áustria, e o australiano Tinashé, de Tig Terera. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.