Por g1


Fachada de uma loja física da Americanas — Foto: Divulgação

As Lojas Americanas e o Submarino tiraram os seus sites do ar neste domingo (20) diante de uma suspeita de ataque hacker. As páginas já haviam apresentado instabilidade na manhã de sábado (19). A Americanas S.A., controladora das marcas, afirmou que identificou "acesso não autorizado".

Por volta da 20h20 (horário de Brasília) de domingo, os sites das duas lojas estavam fora do ar. Quem tentava acessar as páginas, encontrava um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma "falha de DNS" (saiba mais abaixo).

"O servidor está temporariamente impossibilitado de atender sua solicitação. Por favor, tente novamente mais tarde", diz a mensagem.

Procurada pelo g1, a Americanas S.A. afirmou em nota que "voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado".

Falha de DNS no site das Lojas Americanas — Foto: Reprodução

Falha de DNS no site do Submarino — Foto: Reprodução

A empresa declarou ainda que "atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível".

"A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando", concluiu.

Na manhã de sábado, usuários relataram nas redes sociais que tiveram dificuldades para acessar os sites das lojas. Horas depois, a Americanas S.A. afirmou que "suspendeu preventivamente parte dos servidores na madrugada de sábado após identificar risco de acesso não autorizado".

No comunicado de sábado, a empresa declarou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados.

O que é DNS

O DNS (sigla em inglês para "Sistema de Nomes de Domínio") é uma espécie de "agenda de contatos" da internet. Ele é responsável por registrar quais números (endereços de IP dos sites) estão ligados aos "nomes de domínio" (como "globo.com").

A internet só funciona com números, então a "agenda" permite consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para qualquer pessoa saber o número de IP do site que pretende acessar. Quando acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!