Por Nicolás Satriano, g1 Rio


Família sendo atendidas para coletar DNA: identificação de parentes pode levar até 60 dias — Foto: Divulgação

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil começou nesta segunda-feira (21) a coleta de material genético (DNA) para a identificação de corpos do temporal de Petrópolis.

O exame, que compara o DNA dos familiares com os corpos sem identificação no IML, pode levar de 45 a 60 dias para ficar pronto.

"Tenho uma limitação de espaço onde eu tenho que obedecer regras de descontaminação. Então, em média, a gente dá de 45 a 60 dias para todo mundo. Pode ser que saia antes, mas de um modo geral, a gente dá de 45 a 60 dias porque não sabemos o tipo de material que vai chegar para gente", explica o perito Marcelo Martins, que está trabalhando na região.

Ele explicou ainda que a coleta é rápida e indolor, feita através da raspagem da mucosa oral – que são células do céu da boca.

"Os melhores doadores são aqueles que têm vínculo em primeiro grau. Pai e mãe, ou então filho, desde que tenham o mesmo pai e a mesma mãe. Partiu daí pra trás, avós ou netos, fica mais difícil e o nossa realidade estatística começa a diminuir", explicou o perito Marcelo Martins.

Até às 15h30 desta segunda (21), 23 famílias agendadas para realizar o exame foram atendidas no Clube Petropolitano, próximo à Praça da Liberdade e do centro histórico da cidade, na Região Serrana.

A expectativa é de que os peritos da polícia consigam chegar ao número de 30 famílias atendidas por dia, o que pode agilizar a identificação dos corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML) da região.

A delegada Ellen Souto, titular da DDPA, diz que o exame pode ser fundamental para que mães localizem filhos menores de idade, que ainda não fizeram coleta de digitais.

"Horrível. Muitas mães com filhos desaparecidos. Muitos pais procurando os filhos. É bem chocante. Muito impactante", diz sobre a tragédia de Petrópolis – a maior já registrada no município .

Passo a passo para o exame

Para fazer o exame, é necessário que a família tenha feito o registro de ocorrência sobre o desaparecimento do parente.

Os números disponíveis da delegacia para quem precisar localizar alguém são: (21) 2202-0338 e (21) 98322-0228 – este também WhatsApp.

A coleta está sendo feita no Clube Petropolitano, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A própria DDPA entra em contato com os familiares depois que é feito o agendamento, que pode ser realizado na Sala Lilás, no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) de Petrópolis ou no núcleo da DDPA no Clube Petropolitano.

Para chegar ao clube, a Polícia Civil informou que está disponível um ônibus saindo de um mercado na Rua Teresa, no Centro da cidade, às 8h30 e às 12h30. Cada família de desaparecido que coletar DNA vai receber uma cesta básica.

Como é feito o exame

No local, a coleta das células da mucosa da boca é feita rapidamente e de forma indolor. O perito Marcelo Martins alerta que o prazo para o resultado do exame vai depender da qualidade do material a ser comparado. Dentes e ossos, geralmente o resultado demora mais.

O perito orienta que a população siga o agendamento feito pela DDPA.

"Todo mundo tem que procurar q DDPA, com um RO, e a delegacia vai entrar em contato", recomendou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!