Por G1 — Montes Claros


Justiça autoriza quebra de sigilo de dados celulares de agressor de Bolsonaro

Justiça autoriza quebra de sigilo de dados celulares de agressor de Bolsonaro

Adélio Bispo de Oliveira foi preso na tarde da quinta-feira (6) por ter esfaqueado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência, em Juiz de Fora (MG). Ele foi transferido no sábado (8) para um presídio federal em Campo Grande, onde ficará isolado em uma cela de cerca de 7 m².

Em entrevista à imprensa, Pedro Augusto Lima Possa, advogado do suspeito, disse que "Adélio confessou e assumiu a autoria do atentado", mas sem a intenção de matar. Solteiro e natural de Montes Claros (MG), Adélio completou 40 anos em maio e estava em Juiz de Fora há pouco tempo, em busca de trabalho. De acordo com sua defesa, atualmente ele trabalhava como garçom. Ele é formado em pedagogia, segundo a assessoria de comunicação do 2º Batalhão da PM.

Adélio é defendido por quatro advogados: Zanone Manuel de Oliveira Junior, Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa, Fernando Costa Oliveira Magalhães e Marcelo Manoel da Costa. Zanone Junior, que trabalhou nos casos do goleiro Bruno e da missionária americana Dorothy Stang, afirmou à reportagem do Jornal Nacional que foi contratado por um homem de Montes Claros, que seria da mesma igreja de Adélio.

Adélio Bispo de Oliveira, suspeito de esfaquear o candidado a presidente Bolsonaro — Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM

Motivação religiosa e política

Lima Possa afirmou à imprensa, na noite desta quinta, que Adélio autorizou a Polícia Federal a fazer buscas em sua casa, que foram acompanhadas pelo advogado. "Acabei de chegar da residência dele, onde foram realizadas buscas pela Polícia Federal, autorizadas por ele, e só agora as testemunhas serão ouvidas", afirmou o defensor.

Agressor era ativo nas redes sociais criticando Bolsonaro e outros políticos

Agressor era ativo nas redes sociais criticando Bolsonaro e outros políticos

Ainda segundo o advogado de defesa, as motivações do ataque foram religiosas e políticas.

"Ele não tinha intenção de matar, em momento algum. Era só de lesionar", disse o advogado do suspeito.

Ao G1, Flávio Santiago, major da Polícia Militar de Minas Gerais, afirmou que Adélio tem uma passagem na polícia por lesão corporal ocorrida em 2013. O motivo não foi informado. Um familiar contou à reportagem que, naquele ano, fez um boletim de ocorrência contra Adélio depois de ele invadir a casa da sogra.

Agressor de Jair Bolsonaro diz que Deus o mandou esfaquear o candidato

Agressor de Jair Bolsonaro diz que Deus o mandou esfaquear o candidato

'A mando de Deus'

Já no boletim de ocorrência do ataque ocorrido nesta quinta, consta que Adélio afirmou, em conversa com policiais após sua prisão, que esfaqueou o candidato do PSL "a mando de Deus".

"Em conversa com o autor, este nos informou que saiu de casa com uma faca de uso pessoal a fim de acompanhar a comitiva, e no melhor momento pudesse, tentar contra a vida do candidato, assim tendo feito no momento em que a comitiva passava pela Rua Batista, por achar ser o mais oportuno", diz trecho do boletim de ocorrência.

O documento continua: "Nos afirmou ainda que o motivo do intento se deu por motivos pessoais, os quais não iríamos entender, dizendo também em certos momentos que foi a mando de Deus. As testemunhas disseram à polícia que "o candidato estava sobre os ombros de um homem, momento em que o autor aproximou com a faca em uma das mãos, enrolada aparentemente em uma camisa de cor clara."

Suspeito diz que atentado contra Jair Bolsonaro foi cometido 'a mando de Deus', segundo boletim de ocorrência da Polícia Civil de Minas Gerais — Foto: Reprodução/Polícia Civil de Minas Gerais

Distante da família

Ao G1, o parente de Adélio, que não quis se identificar, afirmou que ele estava distante da família e não enviava notícias. "Ninguém fica sabendo, porque ele não dá endereço, sumiu no mundo", explicou o homem, que é marido da sobrinha dele.

"Já tive confusão com ele, pra mim ele não era normal e deu no que deu", disse ele, que acredita que Adélio sofre de "algum distúrbio".

De acordo com ele, o homem teve uma confusão com a família da sobrinha quando arrombou a casa em que vive a mãe dela. "Depois eu tive confusão com ele e ele foi embora e não tive mais notícia", contou.

O marido da sobrinha disse que Adelio é muito religioso.

"Já sabia que um dia ia acontecer qualquer coisa, ele já 'pegou faca' pra irmã dele. A família humilde, pobre, não tem ninguém pra internar, aconteceu isso. Eu acho que é de tanto ler a Bíblia. Acho que ele lia a Bíblia de trás pra frente, de frente pra trás. Não é normal, não."

Filiação partidária

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Adélio Bispo de Oliveira foi filiado ao PSOL entre 6 de maio de 2007 e 29 de dezembro de 2014. Em nota divulgada nesta quinta, a Executiva Nacional do PSOL repudiou o atentado contra Jair Bolsonaro.

"A agressão sofrida pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro, configura um grave atentado à normalidade democrática e ao processo eleitoral" afirmou o PSOL, em nota. "Nosso partido tem denunciado a escalada de violência e intolerância que contaminou o ambiente político nos últimos anos. Por isso, não podemos nos calar diante deste fato grave. Repudiamos esse ataque contra o candidato do PSL e esperamos das autoridades as medidas cabíveis contra seu autor."

Em outro comunicado, Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL, afirmou que "o fato de Adélio Bispo de Oliveiro ter sido filiado ao PSOL, entre 2007 e 2014, não altera em nada o posicionamento do partido em relação ao inaceitável atentado sofrido por Jair Bolsonaro" e que "o PSOL rechaçou em nota a escalada de violência que tem marcado o cenário político nos últimos anos e manifestou seu repúdio ao atentado sofrido pelo candidato do PSL".

"Independente de ter tido um breve período de filiação ao PSOL, defendemos que o responsável responda por seus atos de acordo com a lei", afirmou Medeiros.

Suspeito já foi filiado ao PSOL — Foto: Betta Jaworski/G1

Perfil de Adelio Bispo de Oliveira no Facebook — Foto: Reprodução/Facebook

Críticas políticas no Facebook

Em seu perfil no Facebook, Adélio priorizava publicações de cunho político e social, na maior parte em tom de crítica. Entre os 13 candidatos concorrendo à Presidência da República, Bolsonaro era o alvo mais comum das postagens, mas a instituição que mais recebeu críticas do mineiro de Montes Claros é a Maçonaria.

Henrique Meirelles (MDB) também foi um candidato que recebeu críticas de Adélio em seu Facebook.

Já Cabo Daciolo (Patriota) foi tema de pelo menos duas publicações neste ano: em fevereiro, quando Daciolo anunciou sua pré-candidatura à Presidência, elogiada por Adélio, e em junho, quando o mineiro criticou publicamente o fato de o candidato não ter sido incluído em pesquisas de sondagem eleitoral.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva motivou pelo menos uma publicação, referente a uma possível soltura do petista da prisão, em julho passado, e na qual Adélio diz ter dúvidas de que o então candidato poderia "mudar de atitude".

No entanto, Adélio não chegou a demonstrar apoio ou anunciar o voto em um candidato específico. Em junho, além disso, ele ainda afirmou, em uma publicação, que não vota mais.

Em uma das publicações, Adélio vincula Aécio Neves, candidato do PSDB ao Senado Federal, à Maçonaria.

O suspeito também criticou o presidente Michel Temer e, em maio, publicou fotos em que posou ao lado de manifestantes que seguravam cartazes com os dizeres "renúncia Temer", "fora Temer" e "políticos inúteis". No mesmo dia, ele publicou uma foto sem legenda de um casal vestindo camisetas a favor da libertação de Lula da prisão.

Outros temas que foram alvo de Adélio em seu perfil na rede social incluem a possível venda da Embraer, o Rio São Francisco, a federalização da segurança pública no Brasil,o fim do estado laico, a redução da maioridade penal entre outros.

A última publicação do suspeito que foi mantida aberta data de 3 de agosto.

GIF: Bolsonaro leva facada em Juiz de Fora, MG — Foto: Reprodução Twitter

Ataque em Juiz de Fora

O candidato Jair Bolsonaro foi atingido com uma faca por volta das 15h40 desta quinta-feira, enquanto era carregado nos ombros por um eleitor em um evento de sua campanha em Juiz de Fora.

Em nota, a Polícia Federal afirmou que "contava com a escolta de policiais federais quando foi atingido por uma faca durante um ato público na cidade de Juiz de Fora (MG)" e que "o agressor foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da PF naquele município. Foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato".

Um exame indicou a suspeita de uma lesão no fígado do candidato. Ele foi encaminhado para cirurgia, e os médicos constataram que não houve lesão no fígado, mas houve lesões no intestino. No fim da tarde desta quinta-feira, o estado de Bolsonaro era considerado estável.

INFOGRÁFICO: Bolsonaro leva facada em Minas — Foto: Roberta Jaworski e Alexandre Mauro/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!