Presidente do Inep nega assédio e diz que gestão é “extremamente técnica”

Às vésperas do Enem, 37 servidores pediram demissão do instituto

Dupas na Câmara falando em um microfone e apontando para si próprio com a mão
Danilo Dupas Ribeiro foi chamado na Câmara para explicar debandada de servidores no Inep, órgão que comanda
Copyright Reprodução

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Danilo Dupas Ribeiro, negou nesta 4ª feira (10.nov.2021) que haja uma cultura de assédio no ambiente de trabalho do instituto. Ele também afirmou que a atual gestão é “extremamente técnica”, assim como os servidores.

Não há uma orientação e tampouco ocorreu casos em que eu expus as pessoas que compõem o quadro do instituto em situação humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho e no exercício de suas atividades. Não aceito tal conduta.”

Dupas compareceu à uma reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele foi explicar a saída de 37 servidores do instituto às vésperas do Enem. O pedido de demissão dos servidores está relacionada às denúncias de “falta de comando técnico” no planejamento do Enem e do “clima de insegurança e medo” promovido pela gestão atual, segundo o documento de dispensa encaminhado ao Inep.

Além de negar qualquer abuso em local de trabalho, Dupas afirmou que sua gestão preza pelo trabalho dos servidores. De acordo com ele, todas as reivindicações dos trabalhadores foram atendidas ou tiveram encaminhamento para serem atendidas.

Dupas afirmou que irá encontrar com a associação de servidores nesta 4ª feira (10.nov) às 17h. O MEC (Ministério da Educação) também deve participar da reunião. Segundo ele, os problemas indicados pelos servidores são internos e serão “aprofundados“.

Os deputados criticaram a falta de informações do presidente do instituto. Segundo os congressistas, as questões não são internas pelo Enem. Questionaram ainda o fato do exame ter o menor número de inscritos dos últimos 14 anos.

Dupas reforçou conduta do MEC, de que o Enem será aplicado como planejado. Os estudantes devem realizar o exame nos dias 21 e 28 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão realizados normalmente nas próximas semanas“, disse Dupas. Ele também afirmou que as provas estão prontas e as equipes de aplicação já foram capacitadas. O Enade é a prova realizada por estudantes que estão no último ano do ensino superior.

Os deputados também questionaram quais as medidas do Inep para que as saídas não afetam o exame nacional. Mas os questionamentos ficaram sem resposta.

Segundo o presidente do Inep, os 37 servidores que pediram demissão continuam no cargo até que suas saídas sejam publicadas no Diário Oficial da União. Até a publicação, as demissões não são oficiais e os servidores continuaram cumprindo suas funções normalmente.

Os 37 servidores que colocaram a disposição os cargos em comissão ou funções comissionadas das quais são titulares não são em sua totalidade gestores e nem todos estão diretamente ligados ao Enem“, disse Dupas.

autores