Cultura Livros

Gil na Academia Brasileira de Letras: entenda o que representa a eleição

Cantor e compositor que influencia a cultura brasileira desde os anos 1960 com o movimento tropicalista, novo titular da cadeira 20 será mais um representante da MPB na ABL, junto com Antonio Cicero e Geraldo Carneiro
Capa do disco "Gilberto Gil" (1968), em que o artista aparece com roupa semelhante ao fardão da ABL, entre duas imagens como militar e sambista Foto: Reprodução
Capa do disco "Gilberto Gil" (1968), em que o artista aparece com roupa semelhante ao fardão da ABL, entre duas imagens como militar e sambista Foto: Reprodução

RIO — A Academia Brasileira de Letras (ABL) terá mais um representante da música popular entre seus quadros. A informação foi dada em primeira mão pelo blog de Ancelmo Gois. Ele foi eleito com 21 votos. O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil foi eleito, nesta quinta-feira à tarde, para a cadeira nº 20 da casa, que foi do jornalista Murilo Melo Filho , morto em março de 2020.

— A Academia vai ter o auxílio de pessoas como eu e como Fernanda Montenegro e outros acadêmicos já instalados e comprometidos com a vida cultural brasileira. Espero que a gente consiga levar o projeto histórico da ABL adiante — disse Gil, após a divulgação do resultado da eleição.

O artista baiano, de 79 anos, superou o poeta Salgado Maranhão (7 votos) e o escritor Ricardo Daunt (nenhum voto). Ele se junta a outros acadêmicos de notável trajetória na MPB, como o filósofo Antonio Cicero e o poeta Geraldo Carneiro , ambos letristas.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi, em comunicado oficial.

O acadêmico Antonio Torres, que tem a mesma idade do cantor e compositor, diz:

— Gil fez a trilha sonora de minha geração.

Autor de canções clássicas como "Aquele Abraço" e "Domingo no Parque" e de álbuns revolucionários como "Refavela" e "Expresso 2222", Gil é um dos nomes que ajudaram a mudar não apenas a música brasileira, como a cultura como um todo, a partir das inovações e transgressões do movimento tropicalista nos anos 1960. Em 1996,  lançou o livro "Todas as letras", uma reunião de suas composições, cumprindo assim o pré-requisito de ter pelo menos um título publicado para poder se candidatar à ABL.

Fernanda Montenegro: 'Ator sofre preconceito intelectual'

Em 1988, Gil foi eleito vereador em Salvador. Seu mandato foi marcado pela defesa de causas ambientais, que continuam sendo prioridades na agenda do artista filiado ao Partido Verde. Como ministro da Cultura, entre 2002 e 2003, ele tentou mudar o "conceito de cultura no país", como afirmou na época. Durante sua gestão, o orçamento para o setor aumentou de 0,2% para 0,5% do PIB. Na ABL, Gil poderá usar sua vivência como artista e gestor de políticas públicas para trabalhar pela difusão da cultura.

Tradição: ABL retoma ‘chá das quintas’ um ano e meio após fechar as portas

A eleição do cantor e compositor para a ABL representa também o ingresso de mais um negro na instituição, que até então contava apenas com o professor e pesquisador Domício Proença Filho.

— Tanto Gil quanto Salgado Maranhão situam-se significativamente no espaço de afirmação e de reprentatividade cultural do negro na realidade brasileira — diz Proença Filho.

A questão da representatividade na ABL ganhou destaque nos últimos anos, especialmente após a campanha da escritora Conceição Evaristo em 2018. Mesmo sem se eleger, sua candidatura mobilizou o movimento negro, que passou a questionar a falta de diversidade no quadro da instituição.

Conjunto da obra: Academia Brasileira de Letras retoma Prêmio Machado de Assis e premia o escritor Ruy Castro

Gil é indiscutivelmente um dos maiores artistas da História do país — e um dos mais reconhecidos fora dele. Sua lista de láureas internacionais incluem o sueco Polar Music Prize (considerado o "Nobel da Música Popular"), em 2005, e dois Grammys de álbum de world music, em 1999 e 2006.

Como um dos principais expoentes da Tropicália, o movimento cultural que trouxe inovações estéticas nos anos 1960, Gil mesclou tradições brasileiras com vanguardas estrangeiras. Durante a ditadura militar no país, o movimento foi atacado por progressistas e conservadores, mas logo se impôs como uma tradução ousada dos anseios de boa parte da sociedade. Preso pelos militares, acabou exilado em Londres entre 1970 e 1972.

No documentário “Refavela 40” (Gil), de Mini Kerti, Gil vê seu disco  “Refavela” como uma profecia do que a MPB iria se tornar . Divisor de águas da música brasileira, o álbum de 1977 reflete diversas vivências do artista na época, como sua viagem à Nigéria naquele ano, os blocos afro da Bahia, os bailes da Black Rio e o reggae de Bob Marley. O último álbum de estúdio de Gil é "Ok ok ok", de 2018, em que reuniu três filhos músicos  (Bem na guitarra, José na bateria e percussão e Nara nos vocais) para celebrar a vida. Na época, ele acabara de sair de uma série de internações por problemas renais.

Esta é a segunda eleição após a retomada das atividades presenciais da Academia Brasileira de Letras, que ficou parcialmente fechada entre março de 2020 e outubro de 2021. Na semana passada, a casa elegeu a atriz Fernanda Montenegro para a cadeira 17.