Topo

Esse conteúdo é antigo

Capital de SP reduz para 21 dias intervalo entre doses de adolescentes

Objetivo é acelerar a campanha de vacinação para ter todos os adolescentes imunizados até 5 de dezembro - Carla Carniel/Reuters
Objetivo é acelerar a campanha de vacinação para ter todos os adolescentes imunizados até 5 de dezembro Imagem: Carla Carniel/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 17h35Atualizada em 16/11/2021 14h32

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo recebeu hoje mais 1,278 milhão de vacinas da Pfizer contra a covid-19 e, por isso, decidiu reduzir o intervalo entre doses para adolescentes, de oito para três semanas — ou 21 dias. A mudança é válida a partir de amanhã para todo o público-alvo de 12 a 17 anos.

Segundo a pasta, o objetivo é acelerar a campanha de vacinação dos adolescentes, garantindo que este grupo esteja completamente imunizado até 5 de dezembro. Hoje, de acordo com último boletim divulgado pela SMS, apenas 21,8% da população de 12 a 17 anos (ou 183.828 pessoas) já tomou as duas doses da vacina.

A cobertura vacinal varia de acordo com a idade, e é maior entre os adolescentes mais velhos. Cerca de um terço (32,9%) dos jovens de 17 anos já tomou as duas doses da vacina, mas apenas 10,9% dos de 12 anos completaram a imunização.

Cerca de 600 mil adolescentes já estão aptos a tomar a segunda dose, ainda segundo a SMS.

No próximo sábado (13), toda a rede de postos de vacinação da cidade de São Paulo estará aberta, como parte da estratégia de acelerar a campanha entre os mais jovens. A lista completa com os endereços desses locais está disponível no site Vacina Sampa.

Já a disponibilidade de doses pode ser consultada no De Olho Na Fila, que também indica a lotação nos postos.

97% dos adultos vacinados

Enquanto a vacinação de adolescentes ainda caminha lentamente, a campanha dos adultos surpreende: segundo último boletim da SMS, 97,2% da população acima de 18 anos da cidade de São Paulo já está com o esquema vacinal completo — isto é, tomou as duas doses da vacina, no caso da AstraZeneca, da Pfizer e da CoronaVac, ou tomou a dose única da Janssen.

Ao todo, mais de 8,9 milhões de adultos estão completamente imunizados na capital paulista. Outros 981 mil também já tomaram a dose de reforço, de acordo com dados oficiais.