Por g1 — Brasília


Jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morre aos 64 anos

Jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morre aos 64 anos

A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira (11), em decorrência de um mieloma múltiplo, do qual se tratava havia alguns anos. A doença foi agravada por uma pneumonia contraída nos últimos dias.

Ela tinha 64 anos e estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Deixa o marido, Murilo, dois filhos, Gustavo e Bárbara, e dois netos, Antônio e Miguel.

Cristiana Lôbo atuou no jornalismo por mais de 30 anos. Começou a carreira cobrindo a política do estado de Goiás, onde nasceu, até se mudar para Brasília.

SAIBA MAIS

Cristiana Lôbo, do g1 e da GloboNews, marcou o jornalismo político

Cristiana Lôbo, do g1 e da GloboNews, marcou o jornalismo político

Contratada pelo jornal "O Globo", foi setorista do Ministério da Saúde – época em que viu ser criada a carteira de vacinação, que ajudou a diminuir a mortalidade infantil no país. Acompanhou de perto também as decisões do Ministério da Educação.

Ainda em "O Globo", trabalhou na coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no jornal, assumiu a coluna política do jornal "O Estado de S. Paulo".

A estreia na televisão foi na GloboNews, em março de 1997.

Cristiana Lôbo ao lado dos colegas Dony De Nuccio, Merval Pereira, Renata Lo Prete, Gerson Camarotti e Eduardo Grillo — Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Globo

Naquele mês, passou a integrar o time de comentaristas do Jornal das Dez – analisando os principais fatos da política e os bastidores do poder. E marcou presença nos telejornais da casa.

Comandou também o programa Fatos e Versões e a coluna Bastidores da Política, no g1.

Cristiana Lôbo durante a apresentação de seu programa Fatos e Versões, na GloboNews — Foto: GloboNews

Comentaristas da GloboNews homenagearam Cristiana Lôbo. Veja nos vídeos abaixo:

O diretor-geral de Jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, divulgou uma nota em que lembrou a parceria profissional com Cristiana Lôbo. " Pude sempre reconhecer nela um ser humano doce, gentil, amigo das pessoas."

"Cris era uma profissional ímpar. Eu comecei a trabalhar com ela em 1991, em Brasília, quando dirigi a sucursal do Globo. Nesses 30 anos, Cris sempre se mostrou uma profissional exemplar, correta, zelosa, ansiosa pela notícia em primeira mão. Pude sempre reconhecer nela um ser humano doce, gentil, amigo das pessoas. O jornalismo perde um talento enorme. Pelos depoimentos que ouvi, porém, a generosidade dela ajudou a deixar incontáveis discípulas e discípulos. É um grande legado", afirmou Kamel.

O também comentarista da GloboNews, Merval Pereira, amigo de Cristiana Lôbo, recordou que ela gostava do dia a dia no Congresso e que ela via o Legislativo, com seus defeitos e qualidades, como essencial para o futuro do país.

"Gostava das intrigas do Congresso. Aprendeu cedo a entender o que era notícia, o que era boato; o que era manipulação, o que era informação. Nunca perdeu visão irônica da atividade política, embora entendesse que o Congresso, com seus defeitos e qualidade, moldava nosso futuro", escreveu Merval.

"Tinha parâmetros rigorosos para avaliar a atuação parlamentar. Ultimamente, antes de adoecer, tinha visão cética da política, mas ao mesmo tempo era pragmática para aceitar o material humano que tinha para trabalhar, com um senso de humor característico. Vai fazer falta", completou.

Cris Lôbo durante participação no Programa do Jô em 2012 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

Memória

Ao site Memória Globo, Cristiana relembrou momentos marcantes de sua carreira.

Um dos períodos mais intensos citados por ela foi a cobertura da campanha Diretas Já, em 1984, que pedia a reabertura democrática no país, depois de duas décadas de ditadura militar.

“Naquele tempo, não existia celular, nem internet, a única coisa que havia era um telefone que você apertava e a redação ouvia. Eles pediam 15 linhas, e a gente tinha de fazer o retrato daquele momento”, recordou Cristiana.

A jornalista Cristiana Lôbo em participação na GloboNews durante a pandemia de Covid, em 2020 — Foto: Reprodução/Globo News

A jornalista cobriu momentos decisivos da história do país nas últimas quatro décadas. Depois das Diretas, veio o governo do ex-presidente José Sarney. Cristiana lembra que foi um período de muito trabalho.

“No dia em que foi editado o Plano Cruzado, de reforma da economia, eu tinha voltado da minha licença-maternidade. Saí de casa às 7h, voltei às 23h. Cheguei a ter febre. E nesse dia o bebê não mamou”, contou ao Memória Globo.

Ela se destacou também na cobertura da passagem de governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Teve um dia em que fiquei no ar de manhã até a noite, porque a gente ia descobrindo quem é que saía e quem entrava. Era o paraíso para nós: notícia o dia inteiro. Para mim, melhor do que isso, só os filhos!”, disse Cristiana.

Meninas do Jô

Cristiana Lôbo também integrou as "Meninas do Jô", quadro do programa de Jô Soares na TV Globo que reúnia jornalistas para debater a política no país.

O quadro, que começou em 2006, fez grande sucesso e ajudou a popularizar as discussões sobre política no Brasil.

Cristiana Lôbo no estúdio do Programa do Jô, em 2014, ao lado das jornalistas Lilian Witte Fibe e Cristina Serra (à esquerda) e Ana Maria Tahan (à direita). — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

Referência entre os colegas

Entre os jornalistas que cobrem e cobriram a política na Praça dos Três Poderes nas últimas décadas, Cristiana Lôbo é vista como uma referência.

Os colegas são unânimes em dizer que Cristiana Lôbo era uma espécie de decana no dia a dia do jornalismo político no Congresso, Palácio do Planalto, tribunais superiores e ministérios.

Generosa, acolhia os recém-chegados a Brasília e os introduzia no ambiente da cobertura dos poderes.

Para seu programa na GloboNews, o Fatos e Versões, fazia questão de convidar colegas de jornais impressos, muitos dos quais ainda sem experiência com a televisão.

Foi assim que alguns deles acabaram sendo contratados pela GloboNews, como os comentaristas Valdo Cruz, Andréia Sadi e Natuza Néri.

Mieloma

O mieloma múltiplo que atingiu Cristiana Lôbo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.

No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!