Por g1 — Brasília


Morre em São Paulo a jornalista Cristiana Lôbo

Morre em São Paulo a jornalista Cristiana Lôbo

A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira (11), em decorrência de um mieloma múltiplo, do qual se tratava havia alguns anos, agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias. Ela tinha 64 anos e estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Cristiana atuou no jornalismo por mais de 30 anos.

Saiba o que jornalistas e políticos disseram sobre Cristiana Lôbo:

Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo da TV Globo: "Cris era uma profissional ímpar. Eu comecei a trabalhar com ela em 1991, em Brasília, quando dirigi a sucursal do Globo. Nesses 30 anos, Cris sempre se mostrou uma profissional exemplar, correta, zelosa, ansiosa pela notícia em primeira mão. Pude sempre reconhecer nela um ser humano doce, gentil, amigo das pessoas. O jornalismo perde um talento enorme. Pelos depoimentos que ouvi, porém, a generosidade dela ajudou a deixar incontáveis discípulas e discípulos. É um grande legado."

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado federal: "Muito triste. Perdemos Cristiana Lôbo, grande talento do jornalismo a quem tive a honra de conceder minha primeira entrevista quando cheguei em Brasília em 2011. Deus abençoe e conforte a sua família."

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal: "Muito triste! Cristiana Lôbo, tão querida por todos, nos deixa cedo demais. Meus sentimentos à família e aos amigos nesse momento tão difícil."

Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senador: "Lamentar a morte da jornalista Cristiana Lobo, profissional com uma trajetória longa e brilhante. Em Brasília tive a oportunidade de conversar com ela algumas vezes e sempre me impressionou a capacidade de conduzir com delicadeza uma busca firme e precisa pela boa informação."

André Trigueiro, jornalista: "Consternado pela perda dessa grande jornalista e amiga! Que Deus a abençoe e proteja, e console sua linda família!"

Andréia Sadi, jornalista: "É uma lenda, sempre foi uma lenda para todos nós jornalistas, focas que chegavam a Brasília". "Foi uma pioneira. Abriu portas para nós mulheres jornalistas."

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados: "Querida @cristilobo Você é uma profissional que todos nós gostávamos de conversar. Que ouvia, ouvia e ouvia. Mas falava, falava e falava. Analisava tudo em um único café. Antecedia os fatos, antecedia as crises. Via a notícia antes mesmo dela existir."

Baleia Rossi, presidente do MDB: "O Brasil perdeu hoje um dos grandes nomes do jornalismo: Cristiana Lôbo. Em todas conversas que tive com ela, sempre foi assertiva e sempre acreditou na força da democracia para mudar a vida das pessoas. Queria mandar meu abraço aos familiares, amigos e colegas de Redação."

Barbara Gancia, jornalista: "Chegou, enfim, a vez de a Cristiana Lobo partir o nosso coração e fazer sua passagem para o lado da luz. Que você vá em paz e rodeada de amor e de tudo o que é bom e belo e justo, minha amiga. Por aqui você fez papel admirável e deixará muita saudade."

Bruno Araújo, presidente do PSDB: "Perdemos uma excepcional pessoa e profissional do jornalismo. Cristiana Lôbo se consolidou como uma referência de credibilidade e de qualidade na profissão. As conversas com ela sempre foram de um alto nível de reflexão. A toda sua família, o meu profundo sentimento de pesar."

Camila Bomfim, jornalista: "Cris Lôbo, te amaremos pra sempre. Você marcou nossas vidas."

Cesar Tralli, jornalista: "Perdemos há pouco nossa amiga Cristiana Lôbo. Profissional maravilhosa, amiga generosa, sempre pronta p ensinar, ajudar e participar. Uma lenda d jornalismo político. Meu carinho, amor e sentimento d pesar p família da Cris. Descanse, amiga.Deus te recebe c todo Seu amor."

Ciro Gomes (PDT-CE), ex-governador: "O jornalismo brasileiro perdeu uma grande profissional e eu uma amiga de muitos anos. Que Deus possa confortar a família de Cristiana Lôbo e seus colegas."

Cristovam Buarque, ex-senador: "Cristiana Lôbo reunia Competência, Seriedade e Simpatia. Por isto foi tão admirada, respeitada e querida; e deixa saudades, até das suas perguntas incisivas."

Dias Toffoli, ministro do STF: "Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento da jornalista Cristiana Lobo. Admirada por seus pares e por seus muitos interlocutores no cenário brasileiro, Cristiana construiu reputação de profissional séria, dedicada e atenta a todos os detalhes do cenário político e institucional do Brasil democrático das últimas décadas. A lacuna que deixa será muito grande, e a saudade entre seus familiares e muitos amigos será ainda maior."

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro: "Que notícia triste. Super jornalista. Atenta, séria e competente. Meus sentimentos a seus familiares e colegas de profissão. Vai fazer falta!"

Eliane Cantanhêde, jornalista: "Cristiana Lobo nos deixou. Uma tristeza imensa. Foi uma lutadora. A primeira e grande estrela da Globonews, super jornalista, querida pelos colegas, respeitada pelas fontes. Ótima mãe e avó, teve um lindo casamento com o Murilo. Uma vida completa."

Fabio Trad, deputado federal (PSD-MS): "Jornalista dotada de raras virtudes que a fizeram respeitada e admirada em todo o país, Cristiana Lobo nos deixa em um momento no qual a sua lúcida voz fará muita falta. Meu abraço e afeto a toda equipe da @GloboNews que sofre com a partida da insubstituível Cristiana."

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB: "É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Cristiana Lôbo. Em tempos de ataques ao jornalismo perdemos um modelo de ética profissional e qualificação da comunicação. Nossos sentimentos aos familiares e colegas em nome da Advocacia brasileira."

Gerson Camarotti, jornalista: "Cristiana Lôbo simplesmente criou a cobertura política ao vivo, em cima dos fatos, com bastidores e informações exclusivas. Um divisor de águas. Formou uma geração de jornalistas. Quanta tristeza. Perdi uma amiga generosa. Fica uma saudade infinita."

Gleisi Hoffmann, presidente do PT: "Meus sentimentos aos familiares e amigos da jornalista Cristana Lobo que faleceu hoje depois de uma batalha contra o câncer. Que tenham conforto nesse momento difícil."

Gilmar Mendes, ministro do STF: "Registro meu pesar pelo falecimento da jornalista Cristiana Lobo. Dotada de uma habilidade de comunicação única e de extrema capacidade de leitura política, Cristiana deixa um legado imenso para o jornalismo brasileiro. Meus sentimentos aos familiares e colegas."

Hamilton Mourão, vice-presidente da República: "Lamento profundamente o falecimento da jornalista Cristiana Lôbo. Além de profissional séria e competente, era extraordinária figura humana. Minhas condolências à família."

Helder Barbalho (MDB), governador do Pará: "Triste a partida precoce de Cristiana Lobo, que ocupou um lugar de honra no primeiro time do jornalismo brasileiro. Minha solidariedade à família e aos amigos."

Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ): "Venho manifestar meu sentimento de pesar pelo falecimento da jornalista Cristiana Lôbo, jornalista de renome na imprensa brasileira. Sua trajetória profissional sempre foi marcada pelo compromisso com a cidadania, enquanto grande exemplo do pleno exercício da liberdade de expressão e da consolidação da emancipação feminina na sociedade. Aos colegas, amigos e familiares, ofereço minha oração para que a infinita misericórdia divina ampare a todos neste momento de dor e sofrimento."

José Roberto Burnier, jornalista: "Todos nós ficamos muito tristes porque recebemos essa notícia difícil para todos nós. A gente perdeu uma pessoa da nossa família, era assim que a gente encarava a Cris Lôbo. Uma colega elegante, sempre muito bem humorada, com fontes extraordinárias, especialmente no mundo da política."

José Sarney, ex-presidente da República: "Foi com grande comoção que eu recebi a notícia da morte de Cristiana Lôbo. Convivi com ela muitos anos no Senado Federal. Quando ela chegou novinha, estreando, eu já era senador há muitos anos e ela estabeleceu uma relação de confiança, uma relação de respeito, uma relação de amizade. Portanto, eu quero lamentar profundamente essa perda que nós acabamos de ter. Ela tinha um texto muito bom como jornalista, e revelou-se na televisão também com extrema simpatia, transmitindo aquilo que a televisão sabe transmitir, que é a alma das pessoas, a sinceridade das pessoas. Eu desejo também me solidarizar com toda sua família, com seus filhos, com seus netos, com seu esposo."

José Serra (PSDB-SP), senador: "Lamento muito a morte da jornalista Cristiana Lôbo, a quem conhecia havia bastante tempo. Ela sabia, como poucos, da política nacional, testemunhou e reportou momentos históricos do País. Cristiana deixa uma lacuna no jornalismo. Meu abraço fraterno a Murilo, a seus familiares e amigos."

Julia Duailibi, jornalista: "A Cris, acho que o que a define é a generosidade. Principalmente para as gerações mais novas. Me lembro do meu primeiro contato com ela, logo que cheguei a Brasília, como ela foi generosa. [...] Ela me pegava pela mão e me ensinava."

João Doria (PSDB), governador de São Paulo: "Meu profundo sentimento pela perda de Cristiana Lôbo, uma das mentes mais brilhantes do jornalismo brasileiro. Afável no trato, digna na conduta e dedicadíssima na sua profissão. Minha solidariedade à família, amigos e colegas de Cristiana Lôbo. Descanse em paz amiga."

Leilane Neubarth, jornalista: "Um beijo muito grande para a família, nossa força, nosso carinho e nossa solidariedade. Quero agradecer à Cris. Nós trabalhamos praticamente diariamente juntas durante dez anos. Aprendi demais com ela, como ser humano e como jornalista. Obrigada, Cris."

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE: "Faço o registro que acabo de receber a notícia do falecimento da jornalista Cristiana Lôbo, da TV Globo, que foi por muitos anos comentarista política da emissora. Estive com ela muitas vezes desde o tempo que não estava no STF e depois, como ministro, algumas poucas vezes. Uma jornalista extremamente séria, corajosa e independente, sempre."

Luiz Carlos Heinze (PP-RS), senador: "Lamento a perda da jornalista Cristiana Lôbo. Sua contribuição ao jornalismo político é um grande legado. Meus profundos sentimentos aos familiares e amigos."

Luiz Fux, presidente do STF: “Gostaria de fazer uma menção a esse lamentável ocorrido referente ao falecimento da brilhante jornalista Cristiana Lôbo, que nos deixou no dia de hoje. Cristiana lutava bravamente contra um câncer e todos hão de lembrar que ela cobria os atos desta Corte, e cobria com muita excelência a política brasileira, sempre com muita distinção, com zelo, com informação. Tenho certeza que, com apoio e em nome de nossa Corte, presto aqui as condolências à família, amigos e colegas de profissão e todos que sentem muito essa lastimável perda."

Lula, ex-presidente da República: "Meus sentimentos à família, amigos e amigas da jornalista Cristiana Lobo. Que Deus lhes dê forças neste momento tão triste."

Marcelo Freixo (PSB-RJ), deputado federal: "Muito triste com a morte da Cristiana Lôbo, uma jornalista competente, sempre leve e objetiva. Uma grande perda para o jornalismo e para o país. Que Deus conforte a família e os amigos."

Marcelo Lins, jornalista: "Cristiana Lôbo era, é, uma grande figura do nosso jornalismo. Doce, mas incisiva, forte e muito elegante. Objetiva e consistente. Leve sem nunca perder a consistência. Uma democrata, uma grande mulher. Toda a solidariedade à família e aos muitos amigos. Viva Cristiana Lobo!"

Marconi Perillo, ex-governador de Goiás: "Infelizmente nosso estado vive um momento de grandes perdas. Faleceu hoje, em São Paulo, a jornalista goiana Cristiana Lôbo, do Grupo Globo. Nascida em Goiânia, ela iniciou no jornalismo cobrindo a política local, até se mudar para Brasília, onde ganhou projeção nacional. Cristiana era referência no jornalismo brasileiro, principalmente na área política que ela cobria com rara competência e independência. Tive a oportunidade de conviver com ela durante todos os meus mandatos, principalmente quando fui senador e passei um tempo maior em Brasília. Correta, articulada, bem-informada, Cristiana sempre tinha informações privilegiadas e em primeira mão em virtude de seu caráter, discrição e confiabilidade. Excelente analista política , astuta e muito bem relacionada tinha em sua elegância , diplomacia e confiabilidade ferramentas importantes para se manter sempre bem informada."

Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal: "Solidariedade aos familiares, colegas e amigos da Jornalista Cristiana Lôbo. Congresso Nacional perde o acompanhamento de uma jornalista respeitada por todos! Triste com seu falecimento. O cafezinho da Câmara não será o mesmo."

Merval Pereira, jornalista: "Conheci Cristiana na sucursal do Globo em Brasília que eu chefiava no final dos anos 1970, e ela começava sua carreira decrepitei política, vinda de Goiás. Sempre foi a mesma, bonita, alegre e irreverente, amando o que fazia. Gostava das intrigas do Congresso. Aprendeu cedo a entender o que era notícia, o que era boato; o que era manipulação, o que era informação. Nunca perdeu visão irônica da atividade política, embora entendesse que o Congresso, com seus defeitos e qualidade, moldava nosso futuro. Por sorte, conviveu no início da carreira com gente como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Thales Ramalho, Petronio Portella, Luiz Eduardo Magalhães, Miro Teixeira, Tasso Jereissati, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula no início de suas carreiras políticas. Tinha parâmetros rigorosos para avaliar a atuação parlamentar. Ultimamente, antes de adoecer, tinha visão cética da política, mas ao mesmo tempo era pragmática para aceitar o material humano que tinha para trabalhar, com um senso de humor característico. Vai fazer falta."

Miriam Leitão, jornalista: "Nós todos éramos amigos da Cris Lôbo e a gente a admirava. [...] O nosso sentimento é muito forte neste momento. Queria também passar para os familiares da Cris, o nosso abraço, a todos os filhos, neto, marido, o nosso carinho enorme. Saibam que ela foi uma grande jornalista, uma grande colega e estamos todos consternados."

Paulo Guedes, ministro da Economia: "Além de gostar dela, eu apreciava o seu trabalho. Sua isenção, inteligência e perspicácia foram exemplos de bom jornalismo".

Paulo Paim (PT-RS), senador: "Com pesar recebi a triste notícia do falecimento da jornalista Cristiana Lôbo. Uma grande perda. Sua capacidade analítica e seu trato dos fatos e acontecimentos da política brasileira eram inconfundíveis. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de imprensa."

Partido dos Trabalhadores (PT): "É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Cristiana Lôbo, uma grande e importante voz feminina no jornalismo brasileiro. Toda nossa solidariedade à família, aos amigos e colegas de trabalho!"

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador: "Não dá pra acreditar. Perdemos Cristiana Lôbo, um dos maiores nomes do nosso jornalismo. Sempre atenta, forte, incisiva, objetiva, doce, amável, inteligente. Tive a honra de aprender muito com ela. Continuarei aprendendo. Toda a solidariedade à família e aos amigos."

Renan Calheiros (MDB-AL), senador: "Nesse dia pesaroso gostaria expressar minha solidariedade à família e desejar que Deus receba a jornalista Cristiana Lôbo. Tive o privilégio de conviver com essa competente profissional durante anos no Congresso. O jornalismo perde uma grande referência e também está de luto."

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central: "Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto manifesta profundo pesar com a morte da jornalista Cristiana Lôbo. Profissional respeitada e de longa trajetória na imprensa brasileira, Cristiana Lôbo inspirou gerações ao informar seus leitores e telespectadores com seriedade e competência sobre a política e a economia do País. O presidente transmite suas condolências e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor."

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado: "É com tristeza que recebi a notícia, na manhã desta quinta-feira (11), do falecimento da jornalista Cristiana Lôbo, que lutava contra um câncer. Cristiana era substancial na cobertura do Congresso Nacional, tinha acesso aos principais acontecimentos e fatos, fruto do seu trabalho realizado com muito profissionalismo em defesa da democracia e da liberdade de expressão. O jornalismo e a política estão de luto. Meus sentimentos à sua família, aos amigos, aos colegas jornalistas e admiradores."

Rogério Carvalho (PT-SE), senador: "Comovido com a morte da Cristiana Lôbo. Objetiva, forte, consistente e muito elegante. Uma comentarista de política respeitada. Sem falar na simpatia que tomava conta do ambiente. Triste mesmo, especialmente para o jornalismo brasileiro. Nossa solidariedade a familiares e amigos."

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás: "Dia triste. Perdemos a jornalista Cristiana Lôbo. Goiana, sempre foi muito respeitada em Brasília. Gostava de ficar analisando o cenário da política nacional com ela pelos corredores do Congresso. Descanse em paz, minha querida. Força aos familiares e amigos. #Luto"

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal: "O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) manifesta seu imenso pesar pela morte da jornalista Cristiana Lôbo, 63 anos. Comentarista da Globonews e sindicalizada há 40 anos, ela faleceu em decorrência de complicações de um mieloma múltiplo, tipo raro de câncer. Cristiana deixa marido, Murilo, dois filhos, Gustavo e Bárbara, e dois netos, Antônio e Miguel, a quem prestamos nossas condolências. [...] Cristiana também fez parte da história do Sindicato dos Jornalistas do DF ao apoiar, no final da década de 80, a candidatura do jornalista Carlos Castello Branco para a presidência da entidade. Ainda eram tempos de ditadura militar e enorme repressão contra a atividade jornalística. Juliana Cézar Nunes, coordenadora-geral do SJPDF, lembra que em depoimento ao site de memórias do Castelinho, Cristiana disse que se orgulhava de ter a primeira carteira de jornalista assinada pelo mestre que, nas palavras dela, 'pôs fim a uma era de obscurantismo'."

Tribunal de Contas da União (TCU): "O Tribunal de Contas da União lamenta a morte da jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo e se solidariza com a família e amigos. Foram anos de uma árdua e corajosa luta pela vida. A imprensa, hoje, perde uma grande profissional."

Valdo Cruz, jornalista: "Sou eternamente grato à Cristiana Lôbo, era uma profissional maravilhosa. [...] Queria desejar para a nossa Cris Lôbo que ela seja acolhida no mundo espiritual com muita paz, muito amor, com muita gentileza e generosidade, pela marca que trouxe para todos nós. Cris, amamos você."

Vera Magalhães, jornalista: "Uma das passagens que sempre me fazem lembrar da Cristiana Lôbo e de como ela era divertida aconteceu há muitos anos no cafezinho do Senado. Estávamos as duas lá e chegou o Aloizio Mercadante. Ele falou: 'Cris, te vi ontem no Jô, você estava ótima. Muito inteligente sua análise'."

Wellington Fagundes (PL-MT): "Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas e inúmeros admiradores dessa profissional exemplar. Descanse em paz, Cristiana Lôbo!"

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!