Por TV Globo


Dois moradores da Baixada Fluminense estão internados com uma doença degenerativa grave e fatal

Dois moradores da Baixada Fluminense estão internados com uma doença degenerativa grave e fatal

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou nesta quinta-feira (11) que os dois casos inicialmente suspeitos de mal da vaca louca em moradores da Baixada Fluminense não têm relação com consumo de carne.

Segundo a fundação, os pacientes estão com suspeita da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) considerando os aspectos clínicos e radiológicos. Essa doença não é a mesma que causa o mal da vaca louca, explica Wagner Cid Palmeira Cavalcante, doutorando em Neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Segundo o Ministério da Saúde, a forma esporádica da DCJ não tem causa e fonte infecciosa conhecidas, nem se transmite de pessoa para pessoa.

A forma relacionada ao consumo de carne – o que não foi o caso dos pacientes do Rio – é conhecida como vDCJ, uma variante.

Castelo de Manguinhos abriga sede da Fiocruz — Foto: Káthia Mello/G1

Segundo especialistas, apesar da diferença entre as doenças, ambas são popularmente conhecidas como mal da vaca louca.

Os dois pacientes estão internados, em isolamento, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Inicialmente, a Fiocruz falou que havia suspeita de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como 'Doença da Vaca Louca'.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que um reside em Belford Roxo, e o outro, em Duque de Caxias. A Prefeitura de Caxias confirmou que há um cidadão da cidade monitorado, e a de Belford Roxo afirmou que não foi notificada.

A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que um dos pacientes é um homem de 55 anos, morador de Caxias, e que teve início dos sintomas em agosto desse ano. A notificação foi feita em 29 de outubro pelo INI, onde ele segue internado, e a investigação do caso foi encerrada pela vigilância municipal de Duque de Caxias como quadro de DCJ esporádico.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, o paciente apresentou sintomas de demência e ataxia (perda ou irregularidade da coordenação muscular).

O outro caso, de acordo com a secretaria, é de uma mulher de 59 anos, com início dos sintomas em outubro e notificação feita na última terça-feira (9). A investigação deste caso segue em andamento para identificar as causas da doença e o local de residência.

Doença da vaca louca: origem

Foto de arquivo de vacas leiteiras — Foto: Fabiana Assis/G1

A doença da vaca louca ficou conhecida nos anos 80 e 90 depois que um surto no Reino Unido fez com que milhões de cabeças de gado fossem abatidas.

O mal da vaca louca é uma doença cerebral, degenerativa, fatal, que afeta gado e pode infectar humanos se houver o consumo de carne contaminada.

Em setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária tinha confirmado dois registros da doença em animais em Belo Horizonte (MG) e Nova Canaã do Norte (MT).

Na época, o ministério afirmou que foram dois casos atípicos, isolados, de gado que não chegou a ser comercializado. Ou seja, sem risco à saúde pública.

Desde então, no entanto, as exportações de carne bovina do Brasil para a China estão suspensas. Pequim é o maior comprador, e a paralisação tem derrubado o preço da arroba.

O surto nos anos 80 e 90

O primeiro grande surto da doença teve seu auge entre 1992 e 1993, quando foram confirmados quase 100 mil casos no Reino Unido. Estima-se que 180 mil cabeças de gado tenham sido afetadas e mais de 4 milhões de animais foram sacrificados na época.

Durante este período, o consumo de carne bovina ficou, inclusive, proibido naquele país.

Relembre a crise em reportagem da época:

Inglaterra estuda a possibilidade de incinerar o rebanho

Inglaterra estuda a possibilidade de incinerar o rebanho

O que é a doença da vaca louca?

A enfermidade é fatal e acomete bovinos adultos de idade mais avançada, provocando a degeneração do sistema nervoso. Como consequência, uma vaca que, a princípio, era calma e de fácil manejo, por exemplo, se torna agressiva, daí o apelido do distúrbio.

A encefalopatia espongiforme bovina é gerada por uma proteína infecciosa chamada príon. O príon já é presente no cérebro de vários mamíferos naturalmente, inclusive no ser humano — contudo, ele pode se tornar patogênico ao adotar uma forma anormal e se multiplicar demasiadamente.

Quando isso acontece, o príon mata os neurônios e no lugar ficam buracos brancos no cérebro, por isso o nome da doença de “espongiforme”, já que os buracos têm a forma semelhante a de uma esponja. Veja abaixo.

O príon doente mata os neurônios, deixando buracos brancos no local, semelhantes a uma esponja — Foto: Reprodução / Globo Rural

Como a vaca é contaminada?

Existem duas formas principais para o animal adquirir a doença:

  • caso de origem atípica: nele, naturalmente, o príon sofre uma mutação, se tornando infeccioso. Quanto mais velho o animal, maior a probabilidade de acontecer;
  • contaminação: por meio do consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como farinha de carne e ossos de outras espécies. No Brasil, é proibido o uso deste tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.

Não há indícios de que uma vaca transmita a doença para a outra, mas, caso ela seja diagnosticada com o mal, o produtor deve colocá-la para o abate e incinerar o corpo, a fim de evitar que se torne alimento para alguma espécie.

O criador também deve avisar ao serviço oficial de defesa sanitária.

Humanos podem ser contaminados?

Assim como nos animais, os humanos podem desenvolver o príon infeccioso naturalmente ou adquirir no consumo de carne infectada. Em seres humanos, existem duas variedades da doença, veja a seguir:

Veja os dois tipos da doença que acomete humanos — Foto: Editoria de Arte/G1

Ambas as doenças têm alguns sintomas em comum, como perda de memória, perda visual, depressão e insônia.

É possível que uma pessoa tenha adquirido o problema e ela não manifeste sintomas por anos.

Quando identificado, o paciente pode ser tratado com antivirais e corticóides. No entanto, aproximadamente 90% dos indivíduos acometidos morrem em um ano.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame laboratorial. Não há indícios da transmissão entre humanos.

O infectologista Fernando Chapermann, do Hospital Federal do Andaraí, explica as diferentes formas de contaminação: "Algumas vezes a gente produz proteínas que vão fazer muito mal para o nosso próprio corpo. essa proteína vai se acumular no cérebro e a gente faz mal para nós mesmos. O outro caso é quando a gente consome o alimento que pode estar contaminado com esse acúmulo de proteína".

O que diz a Secretaria de Estado de Saúde:

"A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), informa que foi notificada do caso de duas pessoas com suspeita de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) esporádica. A doença geralmente ocorre de forma espontânea e não está ligada ao consumo de carne bovina.

Um caso é de um homem de 55 anos morador de Duque de Caxias que teve início dos sintomas em agosto deste ano. A notificação ocorreu no dia 29.10 pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI). A investigação do caso foi encerrada pela vigilância municipal de Duque de Caxias como quadro de DCJ esporádica, não possuindo relação com a doença da vaca louca. O paciente segue internado no INI.

O outro caso é de uma mulher de 59 anos. Ela apresentou início dos sintomas em outubro deste ano e a notificação ocorreu na última terça-feira (09). Ela foi transferida para o Instituto Nacional de Infectologia nesta quarta-feira (10). A investigação deste caso segue em andamento para identificar as causas da doença e o local de residência."

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!