Filiação de Bolsonaro ao PL será realizada em 22 de novembro

Informação foi divulgada pela assessoria do partido depois de reunião entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Presidente Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto reuniram-se nesta manhã para uma "última conversa"
Presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira que estava “tudo encaminhado” para sua filiação
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 19.out.2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinará sua filiação ao PL (Partido Liberal) em “evento político” no dia 22 de novembro. A informação foi divulgada pela assessoria da sigla nesta 4ª feira (10.nov.2021) depois de uma reunião entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente da legenda. O chefe do Executivo estava sem um partido havia quase 2 anos .

De acordo com a assessoria do PL, o evento de filiação será realizado de manhã no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, e terá a presença de dirigentes do partido de todo o país.

Nesta manhã, Bolsonaro disse em entrevista à Rádio Cultura FM, do Espírito Santo, que tinha “99,9% de chance” de se filiar ao PL e que estava “tudo encaminhado”. Afirmou que teria uma “última conversa” com Valdemar e que devia “bater o martelo” sobre sua filiação.

Bolsonaro declarou que iria escolher o partido caso pudesse indicar o candidato da sigla ao governo de São Paulo nas eleições de 2022. Também disse ter interesse em indicar candidatos ao Senado.

Na 2ª feira (8.nov), Valdemar Costa Neto afirmou que Bolsonaro havia acertado sobre sua filiação depois de conversar com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), do PP (Partido Progressista). Nas últimas semanas, a escolha de seu futuro partido ficou entre o PL e o PP.

Assista (59s):

Desde novembro de 2019, Bolsonaro estava sem partido. Ele deixou o PSL, legenda pela qual foi eleito, depois de um racha na sigla que envolvia o controle do partido. Antes de decidir sobre sua filiação, Bolsonaro tentou criar o Aliança pelo Brasil, mas não obteve assinaturas suficientes e, por isso, também negociou, sem sucesso, com outras legendas, entre elas PMB, Patriota, PRTB, PTB e PP.

O presidente do PL publicou, em 25 de outubro, um vídeo com um convite oficial de filiação ao presidente, seus filhos e aliados. No partido, Bolsonaro tem o apoio da ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), além de enfrentar menos resistência nos diretórios estaduais do que no PP de Ciro Nogueira.

autores