Por g1 — Brasília


O Partido Liberal (PL) anunciou nesta quarta-feira (10) a filiação do presidente Jair Bolsonaro à legenda. Segundo a sigla, a adesão será oficializada no próximo dia 22, em cerimônia em Brasília.

Eleito presidente pelo PSL em 2018, Bolsonaro deixou o partido em 2019 em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, chegou a articular a criação de uma nova sigla, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas.

Ao longo de três décadas de carreira política, Bolsonaro tem histórico de diversas trocas de partidos. O PL é o nono partido do presidente. Antes, teve passagens por: PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL. Veja no vídeo abaixo:

Linha do Tempo mostra por quantos partidos Jair Bolsonaro já passou

Linha do Tempo mostra por quantos partidos Jair Bolsonaro já passou

A colunista do g1 Andréia Sadi informou que a articulação do PL para filiar Bolsonaro envolveu o apoio ao PP pelo comando da Câmara dos Deputados em 2023. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve disputar a reeleição.

O presidente do PL é Valdemar Costa Neto. Em 2012, Valdemar foi condenado no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Valdemar foi preso em 2013 e em 2014 passou a cumprir prisão domiciliar. Dois anos depois, em 2016, o ministro do STF Luís Roberto Barroso concedeu perdão da pena e determinou a soltura do ex-deputado. Na ocasião, a decisão seguiu parecer da Procuradoria Geral da República (PGR).

'Última conversa'

O anúncio do PL aconteceu no mesmo dia em que Bolsonaro afirmou em entrevista a uma rádio do Espírito Santo que teria uma "última conversa" com Valdemar Costa Neto nesta quarta.

Segundo Bolsonaro, embora já estivesse "99,9%" acertado com o PL, faltava discutir com Valdemar como o partido deve se comportar em São Paulo nas eleições de 2022.

A conversa de Bolsonaro com o presidente do PL não constou da agenda oficial, divulgada pela assessoria da Presidência da República.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!