Publicidade

Desmatamento

A mentira na COP26 e o custo do desmonte ambiental de Bolsonaro

desmatamento Amazônia

Por Míriam Leitão e Alvaro Gribel

O governo Bolsonaro, desde o primeiro dia, desde antes até do primeiro dia, quis desmontar toda a política de combate ao desmatamento. O número horroroso divulgado hoje mostra como a orientação do governo leva o país ao sucesso ou ao fracasso. Nesse caso, fomos direto para a destruição. E pior, pode ter havido uma forma deliberada de enganar o mundo.

Os dados de hoje comprovam que o governo mentiu na COP26, na Escócia. Segundo João Paulo Capobianco, vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e ex-coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Desmatamento da Amazônia, isso fica claro porque o Inpe, ao divulgar o dado hoje, fez questão de manter a data de quando o texto foi elaborado, no dia 27 de outubro, antes, portanto, do início da conferência internacional.

- Confesso que estou chocado e por dois motivos. Primeiro, porque os números confirmam o que já se sabia, que sem planejamento e fiscalização não se faz controle de desmatamento. Segundo, porque houve uma mentira clara na COP por parte do governo brasileiro, perante toda a comunidade internacional. É escandaloso. E o Inpe teve uma atitude correta de manter a data – afirmou.

O número de 13.235 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia representa uma volta a 2006 e mostra que a governança dos militares sobre a Amazônia foi desastrosa, sob o comando do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Capobianco diz que o modelo escolhido pelo governo, de centralização das decisões e afastamento de entidades públicas e civis que acompanham a Amazônia, levou a esse resultado.

- O vice-presidente Mourão mostrou sua incapacidade absoluta, assim como o tal Conselho do Amazônia, totalmente chapa-branca. Gastaram fortunas para colocar soldados na Amazônia, que nada entendem de combate ao desmatamento – afirmou Capobianco, que também é membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Desde 2005 os dados de desmatamento são divulgados antes ou durante a COP. O governo deliberadamente adiou os números, mentiu em uma conferência internacional, ao dizer que o desmatamento estava caindo, e mais uma vez provou ao mundo que é o verdadeiro inimigo da floresta.

Leia também