Coquetel contra covid desenvolvido pela AstraZeneca tem proteção de 83%

Medicamento ainda está em fase de testes

AstraZeneca
AstraZeneca é fabricante da vacina contra covid-19 aplicada no Brasil
Copyright Reprodução/AstraZeneca

A AstraZeneca disse nesta 5ª feira (18.nov.2021) que o coquetel de remédios desenvolvido pela farmacêutica contra a covid-19 apresentou um índice de 83% de proteção contra a doença. Os medicamentos, chamados AZD7442 ou Evusheld, ainda estão em fase de testes. 

O coquetel é formado por uma combinação de anticorpos de longa duração, administrada por via intramuscular. Segundo os resultados dos testes, esse índice de proteção foi oferecido por um período de 6 meses.

Os testes foram realizados em pessoas com comorbidades e/ou com os indivíduos com maior potencial para desenvolver a forma mais grave da doença. O estudo não incluiu voluntários vacinados.

Os resultados também mostraram que em pacientes infectados com covid de forma leve ou moderada o risco de agravamento da doença caiu em 88%. Segundo a farmacêutica, não houve nenhum caso de covid-19 grave ou morte pela doença nos pacientes tratados com o Evusheld. 

Inicialmente, os medicamentos registraram 77% de proteção contra casos sintomáticos de covid-19 depois de 3 meses, indicou uma leitura prévia divulgada pela AstraZeneca em agosto.

Os testes ocorreram com a metodologia duplo-cego, isto é, os participantes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos. Uma parte recebeu um placebo ineficaz, enquanto a outra tomou o coquetel, administrado dentro dos 3 primeiros dias de sintomas. 

A pesquisa foi realizada com cerca de 5.200 voluntários. A AstraZeneca deve acompanhá-los por 15 meses para analisar se o Evusheld oferece proteção duradoura contra a doença.

O coquetel foi desenvolvido, sobretudo, para auxiliar o tratamento de indivíduos imunocomprometidos e de alto risco, mas a expectativa é de que o medicamento possa beneficiar futuramente o restante da população. 

Em outubro, a AstraZeneca solicitou o uso emergencial do Evusheld ao FDA (agência reguladora dos Estados Unidos). O coquetel também está sendo analisado pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos). 

No Brasil, há 6 medicamentos aprovados pela Anvisa para o tratamento da covid-19: Remdesivir, Regen-cov, o regdanvimabe, sotrovimabe, baricitinibe e o coquetel desenvolvido pela empresa Eli Lilly. Os fármacos precisam da aprovação da Conitec para serem incorporados ao SUS.

autores