Economia Tecnologia

Falha em servidor da Tesla impede motoristas de ligarem seus carros; entenda

Proprietários relataram erro ao usar app para conectar seus veículos, o que levou o CEO da empresa, Elon Musk, a responder usuários nas redes sociais
Falha em servidor da Tesla impediu motoristas de usarem seus carros Foto: JOHN THYS / AFP
Falha em servidor da Tesla impediu motoristas de usarem seus carros Foto: JOHN THYS / AFP

Motoristas da Tesla ficaram impossibilitados de ligar seus carros da marca nesta sexta-feira após uma falha de energia no servidor da montadora. Dezenas de usuários publicaram nas redes sociais mensagens de erro no aplicativo móvel que os impedia de conectar aos veículos.

Veja fotos: Cadetes usam uniformes nazistas em evento 'pedagógico' e causam revolta na Colômbia

O aplicativo da Tesla é usado como uma chave pelos motoristas para destravar e dar partida em seus carros, embora não seja a única forma de acessar os veículos. No entanto, muitos proprietários acabam confiando na tecnologia.

"Estou preso a uma hora de distância de casa porque normalmente uso meu telefone para ligar meu carro", escreveu um usuário no Twitter.

'Conteúdo esquerdista' : Professora da Bahia é intimada pela polícia após denúncia de aluna

Segundo o site DownDetector, houve mais de 500 relatos de um erro no aplicativo nesta sexta-feira. O CEO da empresa, Elon Musk, respondeu a uma reclamação de um motorista da Coreia do Sul no Twitter e disse que estava "verificando".

Pouco depois, Musk comunicou que o sistema estava sendo restabelecido. O bilionário afirmou ainda que a empresa ia "tomar medidas para garantir que isso não aconteça novamente".

O professor David Bailey, da Birmingham Business School, foi um dos atingidos. Dono de um Tesla e pesquisador da indústria automobilística, ele disse à BBC que a empresa é  "uma espécie de vítima de seu próprio sucesso".

- Ela incentiva seus clientes a usar a tecnologia de ponta que ela cria e, às vezes, isso dá errado.Embora seja claro que você também pode usar uma chave para abrir o carro, o instinto natural de muitos motoristas da Tesla, que estão comprando um dos modelos de alta tecnologia do mercado, é confiar na tecnologia - afirmou Bailey.