Política

PSDB avalia plano B para aplicativo que falhou nas prévias e não descarta ataque hacker

Sigla avalia a possibilidade de substituir empresa organizdora do sistema de votação que falhou no domingo
Os governadores Eduardo Leite e João Doria polarizam a diisputa das prévias no PSDB Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo
Os governadores Eduardo Leite e João Doria polarizam a diisputa das prévias no PSDB Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo

BRASÍLIA E SÃO PAULO — Em reunião na tentativa de retomar as prévias nesta segunda-feira, o PSDB decidiu concluir a escolha do seu candidato à Presidência da República até o próximo domingo (28). O partido avalia a possibilidade de contratar uma nova empresa para organizar a votação de 44.700 tucanos filiados e mandatários.

Malu Gaspar: Para Doria e Virgílio, Aécio Neves manobrou para melar as prévias do PSDB

A eleição interna foi suspensa neste domingo após o software de votação ficar fora do ar por mais de 10 horas. A disputa é entre os governadores João Doria e Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Segundo tucanos que acompanharam a conversa na sede do partido, a desenvolvedora do aplicativo, a fundação ligada à da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), não teria apresentado viabilidade para retomar as eleições nesta semana.

Lauro Jardim: ' Conversas no Pomar' entre Aécio e Arthur Virgílio

Até agora, as hipóteses levantadas para explicar o bug no aplicativo são um possível um erro da Faurgs, subdimensionamento e até um ataque hacker.

Em nota, o partido informa que espera uma posição da Faurgs sobre o problema.

"Até o momento a Faurgs não apresentou conclusões sobre as razões das dificuldades. Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados", diz o PSDB.

Enquanto ainda aguarda pela Faurgs, o partido colocou em marcha um plano B e procura outras empresas para finalizar as prévias. Uma dessas companhias seria a Webvoto Tecnologia em Eleições, responsável pela eleição da OAB do Distrito Federal.

A decisão do partido de fazer as prévias até o dia 28 dividiu opiniões entre os candidatos. As primárias que já vinham marcadas por ataques mútuos entre Leite e Doria, cujas candidaturas são apontadas com favoritas, se acirrou ainda mais diante do cenário de indefinição.

Ao deixar a reunião, o gaúcho reclamou da nota do partido, disse que estava equivocada e afirmou que a retomada das primárias deveria ser definida pela executiva nacional da sigla, que reúne a cúpula partidária.

O candidato e ex-senador Arthur Virgílio concordou com as novas tratativas, apesar de ser a favor de terminar o processo eleitoral com as urnas eletrônicas.

— Entendo que o partido agiu acertadamente, abrindo espaço para um plano B que se afigura acertado. A ideia é, então, essa empresa fazer um teste, às vistas das três campanhas. Se der certo, a nova empresa entraria em ação, comprometendo-se em entregar o resultado total e final, até domingo próximo — afirmou.

O representante de Doria nas prévias, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, afirmou que os candidatos chegaram a um consenso de finalizar as prévias até domingo.