Política Eleições 2022

PSDB decide suspender prévias após instabilidade no aplicativo de votação

Reunião em que decisão foi tomada transcorreu em clima tenso; Doria abandonou o encontro
Os governadores Eduardo Leite e João Doria concorrem para ser o candidato do PSDB à Presidência em 2022 Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo
Os governadores Eduardo Leite e João Doria concorrem para ser o candidato do PSDB à Presidência em 2022 Foto: CRISTIANO MARIZ / Agência O Globo

BRASÍLIA —  O PSDB decidiu suspender a votação das prévias presidenciais do partido, neste domingo, em consequência de falhas no aplicativo pelo qual os filiados registravam seus votos. Apenas 10% dos filiados haviam conseguido votar até o final da tarde. O partido ainda não definiu nova data para retomar o processo. O adiamento provocou novas desavenças entre os candidatos — os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Leia : De FH a Alckmin, passando por militantes da base, veja quem não conseguiu votar

O presidente da legenda, Bruno Araújo, divulgou uma notal oficial para anunciar a decisão, tomada após reunião com a presença dos três concorrentes.  A conversa transcorreu em clima de tensão.

Irritados, Doria e Virgílio abandonaram o encontro. Ambos  eram favoráveis à extensão do prazo de votação até o dia 28, domingo que vem. Eduardo Leite, contudo, defendeu que a decisão ficasse com a Executina Nacional do PSDB. Virgílio não conseguiu esconder o descontentamento ao deixar a sala onde estavam os correligionários.

— Fizeram uma reunião para não decidir nada — queixou-se.

Até àquela altura, estava prevista um entrevista coletiva de Doria e Virgílio. Ao deixarem a reunião, ambos se limitaram a dizer que não falariam mais com a impressa.

Leia : Rodrigo Garcia é oficializado pré-candidato do PSDB ao governo de SP

O partido se pronunciou por meio de comunicado assinado por Araújo. Nele, o presidente da sigla informa:

"O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022".

Ainda de acordo com o comunicado oficial da sigla, os votos registrados hoje "estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado".

O aplicativo em questão vem apresentando instabilidade desde a semana passada. Hoje, mais cedo, em consequência do problema, o partido já havia estendido o horário de conclusão das prévias, de 15h para 18h.

Leia : Prévias do PSDB foram marcadas por brigas públicas e memes de Eduardo Leite e João Doria

Antes de se reunir com os adversários e Bruno Araújo, Doria publicou em suas redes sociais: "Queremos prévias, lisura e que todos os filidaos cadastrados tenham direito ao voto!".

Durante a reunião, ocorrida na sede do partido em Brasília, os candidatos divergiram sobre a melhor saída para a situação.