Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Qualidade de vida no trabalho: entenda a importância + 10 dicas práticas

Que tal melhorar a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores e claro, da sua também? Veja tudo sobre o tema + 10 dicas práticas!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 19 minutos

Sabia que a insatisfação com as atividades que executa no seu emprego gera consequências negativas na qualidade de vida no trabalho dos profissionais, levando à falta de produtividade e à demissão?

Existem vários motivos que podem causar esse problema: competitividade excessiva e jornadas de trabalho exaustivas, relação ruim com os chefes e medo do desemprego são fatores que contribuem para o aumento do estresse e da sensação negativa em torno do seu trabalho.

Por conta disso, as empresas podem e devem adotar diversas iniciativas focadas na qualidade de vida no trabalho dos profissionais.

Neste conteúdo, você vai entender a importância de manter a qualidade de vida no trabalho pensando do ponto de vista do colaborador, o que a empresa pode fazer em relação a esse aspecto, consequências da falta de ações nesse sentido e dicas de quais medidas adotar. Confira!

O que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é o conceito que mede o quanto o trabalho praticado por um profissional impacta no seu bem-estar, não só nas 8 horas de atividade mas também no seu contexto geral de vida.

Afinal, o trabalho é parte integrante de nossa vida cotidiana, pois é nosso sustento, representa nossa carreira ou até mesmo nosso próprio negócio. Em média, passamos cerca de um terço dos nossos dias no trabalho e, consequentemente, de toda a nossa vida. Por isso, é impossível dizer que o trabalho não influencia a qualidade geral de nossas vidas.

Olhando do ponto de vista das empresas, para promover a qualidade de vida no trabalho, é preciso executar uma série de estratégias e ações para criar um ambiente de trabalho harmonioso para todos os funcionários. É fundamental motivar e engajar todos os profissionais, além de garantir a saúde e segurança.

Na prática, existe uma série de fatores que podem afetar a mensuração da qualidade de vida no trabalho, seja de forma positiva ou negativa. Os principais são:

  • Conquistas no local de trabalho;
  • O reconhecimento por parte dos líderes e gestores;
  • O trabalho executado em si;
  • O ambiente de trabalho (presencial ou remoto);
  • A administração da empresa;
  • Os relacionamentos interpessoais;
  • As ferramentas disponíveis e condições de trabalho;
  • O salário;
  • Os benefícios corporativos;
  • entre outros.

Para se manterem interessados no trabalho, é preciso que os colaboradores se sintam reconhecidos pela empresa e consigam visualizar oportunidades reais de crescimento e novos desafios. Nesse sentido, são várias as ações que as empresas podem implementar para garantir o bem-estar e aqui você vai conhecer as principais.

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

A tendência no mundo dos negócios é adotar ações voltadas ao bem-estar do colaborador como um importante fator para a competitividade. Essa percepção foi intensificada por pesquisas que apontaram melhores resultados obtidos por organizações que investem continuamente em ações que melhoram a qualidade de vida no trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky, que deu origem ao relatório chamado “Protegendo o Futuro do Trabalho“, 53% dos profissionais brasileiros entrevistados pretendem trocar de emprego. Além disso, 50% dos entrevistados indicaram que a manutenção de um equilíbrio justo entre a vida pessoal e profissional é o principal motivador para uma mudança na carreira.

Nesse sentido, muitas empresas de grande porte têm investido cada vez mais no bem-estar dos colaboradores, cuidando do ambiente e do clima organizacional. Para isso, oferecem espaços de lazer, benefícios e programas focados na qualidade de vida.

Em resumo, as ações voltadas à qualidade de vida no trabalho trazem benefícios como:

Quais são as consequências de não se preocupar com a qualidade de vida dos colaboradores?

Partindo do princípio de que uma empresa só existe porque tem pessoas para desenvolvê-la em seus diferentes aspectos, seja no setor administrativo, financeiro ou estratégico, cuidar da qualidade de vida e do bem-estar dos colaboradores é crucial para o sucesso do negócio como um todo.

Nesse sentido, organizações que não se preocupam com o seu capital humano estão fadadas a ficarem para trás, perdendo competitividade com grande velocidade.

Os maiores impactos da falta de valorização dos colaboradores podem ser:

  • Perda de talentos para os concorrentes;
  • Alta rotatividade em vários cargos estratégicos para a operação;
  • Estagnação ou redução da produtividade;
  • Baixa lucratividade.

Quais ações fazem parte dos programas de qualidade de vida no trabalho?

A relação de amizade entre colaboradores proporciona resultados extremamente positivos na equipe, já que possibilita criar laços afetivos e profissionais. Por isso, é importante incentivar a boa convivência com as pessoas que passam a maior parte do tempo juntas. 

Para conseguir impactar de fato a qualidade de vida dos profissionais, é importante que as organizações pensem em programas completos. Nesse sentido, é necessário observar alguns itens importantes, inclusive algumas ações que precisa evitar:

  • Mantenha sempre o tom de voz adequado na comunicação;
  • Desfaça um mal-entendido no mesmo instante em que acontece;
  • Estabeleça tratamentos iguais, independentemente do cargo que a pessoa ocupa;
  • Estimule a humildade e a empatia para dar e receber feedbacks;
  • Incentive o respeito nas relações de trabalho;
  • Seja transparente nas atitudes.

Oferecer um programa nesse sentido ajuda a orientar os colaboradores para enfrentarem as diversidades da vida e adversidades no trabalho.

Os programas de recompensa fazem parte dos programas de qualidade de vida no trabalho?

É importante observar que nem sempre o salário é o principal fator de retenção de profissionais. Em vez disso, as oportunidades de crescimento, o clima organizacional e o reconhecimento são fatores que realmente fazem com que as pessoas queiram trabalhar e continuar em determinada empresa.

Nesse sentido, é importante sim criar programas de recompensas e bonificação por resultados, para valorizar os funcionários. Eles podem ser feitos por meio de campanhas financeiras, com a entrega de bônus ou com a promoção de cargo, entre outros benefícios, como folgas, presentes e verbas para investir em cursos.

Pensando na qualidade de vida no trabalho, colocar os funcionários em evidência nas campanhas de comunicação interna e comemorar eventos especiais também ajudam no bem-estar tanto profissional quanto pessoal.

10 práticas para melhorar a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores

Investir em um ambiente de trabalho positivo sempre foi importante em qualquer organização. Com a pandemia de coronavírus, a saúde mental se tornou prioridade, e o bem-estar já é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço, administrar a saúde financeira da empresa ou pensar no plano de crescimento.

Já que promover a saúde física, mental e emocional do colaborador traz vários benefícios, confira agora 10 dicas para melhorar o bem-estar dos seus funcionários e deixar a sua equipe mais satisfeita! 

1. Promova um clima organizacional positivo

Passamos boa parte das nossas vidas no trabalho. Por isso, a cultura que nos cerca no trabalho faz toda a diferença e é muito importante para a nossa qualidade de vida.

Uma organização que consegue promover o bem-estar dos funcionários é, acima de tudo, aquela que se preocupa em criar um ambiente de trabalho saudável, seja no home office ou no escritório. Para isso, é importante que os valores da empresa reflitam estrategicamente no clima dentro da empresa, com apoio e incentivo para lidar com os desafios no dia a dia.

Nesse caso, só tem sucesso as empresas que fazem pesquisas de clima organizacional regularmente. Esse tipo de pesquisa tem como objetivo investigar as relações interpessoais, reduzir a taxa de turnover ou rotatividade, e melhorar o clima dentro da empresa.

Para que a pesquisa tenha sucesso, é importante que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade. Dessa forma, eles serão estimulados a expor seus sentimentos em relação às políticas da empresa ou elogiar boas práticas. 

2. Estabeleça horários flexíveis

Nos últimos anos, as rotinas de trabalho mais flexíveis, em que os profissionais são incentivados a fazer seus próprios horários, vêm ganhando cada vez mais popularidade.

Com a pandemia de coronavírus, surgiram novos modelos de trabalho adaptados ao contexto de crise e às necessidades pessoais que devem permanecer depois da Covid-19. Procure desenvolver essa política na sua organização, permitindo que os colaboradores façam adaptações em suas rotinas.

Além do home office, o trabalho híbrido também já é realidade em muitas empresas, e a qualidade de vida é muito impactada por essa mudança.

3. Crie os planos de carreira

Do ponto de vista dos profissionais, contar com um bom plano de desenvolvimento de carreira é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional e também traz uma série de benefícios para a organização, como melhora na produtividade, ganhos financeiros e redução de riscos de rotatividade na equipe.

Sendo assim, é imprescindível criar para cada cargo um plano de carreira e também um plano de cargos e salários, sempre atualizados e atraentes.

Por conta das constantes mudanças no mercado de trabalho, alinhar os desejos dos funcionários aos objetivos da organização exige que os gestores de de RH ofereçam um plano que favoreça positivamente a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

4. Mantenha os cuidados com a saúde mental de todos

Saúde mental e qualidade de vida no trabalho são assuntos que têm tudo a ver um com o outro. Afinal, um ambiente de trabalho estressante pode trazer inúmeros problemas para a empresa, comprometendo a saúde mental dos funcionários e o desempenho das equipes.

Embora sejam comuns, situações de estresse se tornam preocupantes quando começam a se prolongar, criando problemas físicos e psicológicos, o que afeta diretamente a qualidade de vida.

Além disso, a pandemia acendeu um alerta sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, principalmente por conta do home office em tempos de quarentena, que aumentou o número de pessoas com doenças como depressão e ansiedade.

Lembre-se que o aumento nas taxas de rotatividade de funcionários por conta da baixa qualidade de vida no trabalho não é o único problema para a empresa, também prejudica a reputação da organização e torna mais difícil trazer novos talentos à equipe. 

Dessa forma, os gestores precisam ser treinados para detectar os principais sintomas de burnout e depressão e agir para evitar que esses problemas se tornem epidêmicos nas equipes. 

5. Estabeleça um plano de benefícios

O plano de benefícios é um dos diferenciais competitivos que ajudam a reter um funcionário na organização e que ajudam a proporcionar uma maior qualidade de vida.

Quando uma empresa investe em benefícios para os seus profissionais, ela não só assegura o engajamento dos talentos, como também evita a saída para outras empresas, aumenta a produtividade e proporciona resultados positivos para todos.

É importante pensar em ações para tornar o ambiente de trabalho, remoto ou não, mais agradável, priorizando sempre o bem-estar dos funcionários. Além do tradicional banco de horas e planos de saúde, oferecer benefícios diferenciados, como o vale-cultura, planos de academia e até cursos de desenvolvimento de carreira é uma ótima maneira de aumentar a satisfação dos colaboradores.

Oferecer um plano de benefícios personalizados é um dos diferenciais competitivos que mais contribui para os colaboradores pensarem duas vezes antes de mudar de empresa. Quem deseja investir em employee experience, ou na experiência do colaborador, por meio de vantagens além do salário, sabe que os benefícios oferecidos são o maior diferencial.

6. Incentive a prática de exercícios físicos

Além de oferecer um convênio médico, a empresa pode incentivar os exercícios físicos para combater os efeitos do sedentarismo e gerar mais saúde e qualidade de vida no trabalho. Assim, diversos tipos de ginástica, yoga e outras atividades podem ser realizadas, inclusive no ambiente de trabalho.

Lembre-se que a prática de exercícios físicos traz benefícios para a saúde física e mental e pode ajudar a diminuir o estresse no trabalho. Seja no escritório ou em casa, trabalhar em frente ao computador também exige a prática de atividades físicas.

Por isso, é importante que as empresas incentivem esse hábito por meio de benefícios corporativos, como aqueles que oferecem aulas em academias. A empresa também pode contratar um professor e incentivar as pessoas a fazerem pequenas pausas durante o expediente.

7. Melhore a comunicação com os profissionais

Uma comunicação ruim pode ser desmotivante para o profissional e causar diversos conflitos dentro da empresa, como especulações e fofocas. É por isso que uma das principais práticas relacionadas a melhorar a qualidade de vida é descobrir a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário é fundamental.

Comunique-se por meio de feedbacks para que o profissional analise seu desempenho e sinta-se seguro no emprego. Afinal, se alguém leva para casa os problemas da empresa por conta de alguma falha na maneira que alguma informação foi comunicada é claro que um dos aspectos mais afetados será não só a sua qualidade de vida, mas também da família.

8. Promova a boa alimentação

Há uma frase famosa que diz: nós somos aquilo que comemos. A frase é 100% verdadeira e diz muito sobre o impacto da alimentação nas nossas vidas, incluindo o impacto que pode ser negativo ou positivo no trabalho.

Por ser um fator tão relevante, as empresas precisam promover, além da entrega do vale-alimentação como um dos benefícios mais importantes, também programas de incentivo à alimentação saudável que podem ser oferecidos por meio de palestras, campanhas pelo site da empresa, entre outros.

Além disso, mantenha uma comunicação direta para indicar que a alimentação saudável e sem grandes intervalos entre as refeições é fundamental para a qualidade de vida, pois uma saúde frágil por conta da má alimentação pode desencadear uma série de outros problemas a nível físico e emocional.

9. Crie uma carga de trabalho equilibrada

A pausa para o almoço é um momento muito importante para que o colaborador descanse a mente e interaja com outros colegas. Por isso, não permita que ele trabalhe durante esse tempo. Manter uma carga de trabalho equilibrada é fundamental para ter um bom desempenho no trabalho.

Atender telefonemas para resolver assuntos do trabalho, conversar sobre assuntos referentes à empresa e não conseguir se desligar dos compromissos aumentam ainda mais as chances de estresse no trabalho e também na vida pessoal.

O gestor deve ficar por dentro das atividades desempenhadas pelos funcionários e se certificar de que eles não estejam sobrecarregados. Os funcionários também precisam planejar suas tarefas diárias para manter o controle das atividades em vez de correr contra o tempo.

10. Crie momentos de descontração

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente pesado, não é mesmo? Dessa forma, a empresa deve se preocupar em oferecer momentos de descontração que façam as pessoas se sentirem mais leves, queridas e valorizadas pela organização.

Pequenas ações já fazem toda a diferença, como criar datas comemorativas de aniversariantes, oferecer palestras para diminuir o desgaste do dia a dia, fazer trabalho solidários e gincanas.

Atividades como estas podem parecer simples, mas são muito prazerosas e ideais para quebrar o ritmo frenético de trabalho.

Um olhar individual: hábitos para cultivar e melhorar a sua qualidade de vida

Além de falar de práticas que vão apoiar a sua empresa a estabelecer um ambiente favorável para aumentar a qualidade de vida de cada um no trabalho, que tal ampliar esse olhar para você? Isso, para você que está lendo esse conteúdo agora.

Só a ação de identificar e abandonar velhos hábitos ruins que sabotam a nossa vida e adotar práticas mais saudáveis para o dia a dia nos ajudam a ter uma vida mais equilibrada e feliz. 

Pensando nisso, confira a seleção de 5 itens que separamos para estimular você a adotar novos hábitos e melhorar a sua qualidade de vida.

1. Valorize seu tempo

Tempo é vida. Por isso, use-o em seu favor para desfrutar com tudo que lhe dá prazer e satisfação. Se os compromissos do trabalho, novos aprendizados e afazeres domésticos vêm se acumulando em sua rotina diária, está na hora de investir na gestão de tempo para evitar a sensação de sobrecarga.

Para isso, existem algumas técnicas, como agendar tarefas diárias, cumprir uma obrigação por vez, fazer pausas recorrentes e reduzir distrações.

Saber onde se encontra cada coisa e o que precisamos fazer também evita alto nível de estresse, confusão, sensação de fracasso, atrasos e, principalmente, perda de tempo. 

2. Use seu dinheiro com o que importa e evite dívidas

Privilegiar os gastos necessários, como alimentação, moradia e vestuário, em detrimento aos supérfluos, é uma boa maneira de melhorar a sua vida financeira.

Além disso, evite contratar novas dívidas e crie reservas de emergência, seja poupando ou fazendo algum investimento financeiro. Vale ressaltar que deixar o dinheiro parado na conta é sinônimo de perda em um país com inflação de dois dígitos.

Lembre-se que uma boa saúde financeira impacta diretamente na nossa qualidade de vida e depende de planejamento e bons hábitos de consumo.

3. Melhore a sua saúde física

Muitas vezes ficamos tão ocupados durante o dia que não pensamos em para suprir as necessidades do nosso corpo, como beber água suficiente ou comer alimentos saudáveis. Lute contra os efeitos de um estilo de vida sedentário cultivando novos hábitos.

Como frutas ou vegetais crus em todas as refeições, evite ficar sentado por longos períodos e leve sempre uma pequena bolsa com algum lanche saudável em todos os lugares que você for. Além disso, é imprescindível praticar exercícios físicos regularmente e dormir bem.

4. Pratique ações que visam restabelecer o equilíbrio emocional

Mais da metade dos brasileiros estão sofrendo com algum declínio na saúde emocional. O acúmulo de trabalho no home office, o isolamento social e o desequilíbrio emocional provocado pela pandemia, que já fez milhões de vítimas no mundo inteiro, desestabilizaram o equilíbrio emocional de muitos e provocaram uma piora na saúde mental da população. 

Para restabelecer a saúde mental e o nosso equilíbrio emocional, existem alguns hábitos simples: 

  1. Descanse corpo e mente: supere a exaustão mental descansando, saindo da rotina e tendo uma atitude mais leve em relação às obrigações diárias;
  2. Evite desgastes maiores nesse momento: se você tem poucos dias de folga, evite viagens longas e cansativas, fuja de congestionamentos e, principalmente, de aglomerações;
  3. Respeite seu tempo livre: coloque o sono em dia, se dê o direito de não fazer nada, faça atividades gratificantes, passeie ao ar livre, leia um livro e não abuse das redes sociais. 

5. Adote um novo hobby

Hobby é aquela atividade à qual nos dedicamos por puro prazer. Ocupa o nosso tempo livre, de forma a distrair nossos pensamentos das obrigações diárias.

Essa prática estimula novos desafios e experiências, permite que você explore novos talentos, melhora o humor, incentiva novas conexões sociais, entre muitos outros benefícios. Ao procurar pelo hobby ideal para seu perfil e estilo de vida, identifique:

  1. O que você gostava de fazer na infância?
  2. Quais habilidades gostaria de desenvolver?
  3. Existe alguma profissão à qual você teria se dedicado, se não tivesse empecilhos?

Não esqueça de avaliar quanto tempo dispõe para seus momentos de lazer e o quanto está disposto a investir na atividade. Se você ainda não encontrou um passatempo, existem algumas opções que pode testar, como cozinhar, fazer aulas de teatro, cuidar de plantas e fotografar.

Como garantir a competitividade com base no bem-estar dos colaboradores

Para recuperar ou garantir a competitividade, é fundamental olhar para todas essas e práticas para entender de que forma pode atuar na melhoria da qualidade de vida no trabalho. Por exemplo: o analista de benefícios da organização pode sugerir soluções com a Caju, que oferece a melhor opção do mercado para disponibilizar benefícios corporativos.

Seu principal objetivo é facilitar a vida dos funcionários? Então transforme a maneira como as pessoas enxergam os benefícios disponíveis por meio de uma experiência única. Isso acontece porque a Caju acredita (e coloca em prática) que as pessoas são diferentes e, assim, seus benefícios também devem ser.

Por isso, disponibilizamos uma plataforma 2.0, que permite concentrar todos os benefícios corporativos em apenas um único cartão bandeira Visa.

Dessa forma, as empresas podem contratar benefícios sem prejudicar o financeiro, proporcionando alguns benefícios diferenciados para os colaboradores, como:

  • refeição;
  • alimentação;
  • mobilidade;
  • cultura;
  • educação;
  • saúde;
  • home office;
  • entre outros.

Assim como o próprio nome sugere, a Caju foi idealizada com a proposta de ser consumida por inteiro, como a fruta brasileira que deu origem ao seu nome. Incrível, não é mesmo?

Como vimos, há várias ações estratégicas que as organizações podem implementar para garantir o bem-estar do colaborador e, com isso, aumentar a sua qualidade de vida no trabalho.

Um dos fatores fundamentais nesse sentido é oferecer um programa diversificado de benefícios, e para saber mais sobre o que você pode oferecer aos seus colaboradores, entre em contato conosco!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.