Por g1


Resgate de bote com imigrantes no litoral do Reino Unido em 24 de novembro de 2021 — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Ao menos 27 pessoas morreram depois que o bote onde elas estavam naufragou enquanto tentavam atravessar o Canal da Mancha da França para o Reino Unido, nesta quarta-feira (24), de acordo com o prefeito da cidade de Teteghem.

O número chegou a ser anunciado em 31 e depois 33 mortos pelas autoridades francesas, que corrigiram e voltaram à cifra de 27 vítimas. As autoridades locais também haviam dito anteriormente que cinco imigrantes haviam se afogado, mas que era provável que o número aumentasse porque vários dos resgatados se encontravam em estado grave.

O presidente da França, Emmanuel Macron, lamentou a tragédia: "A França não deixará o Canal da Mancha virar um cemitério".

Do outro lado do canal, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu que a França agisse à altura da gravidade da crise migratória. "Estou chocado, revoltado e profundamente entristecido."

Leia também

Para evitar imigração no Canal da Mancha, lojas deixam de vender canoas na França

Para evitar imigração no Canal da Mancha, lojas deixam de vender canoas na França

Franck Dhersin, prefeito de Teteghem e vice-presidente de Transportes para a Região Norte da França, foi quem anunciou as mortes.

O Ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, disse que estava indo para o local. "Forte emoção diante da tragédia de numerosas mortes devido ao naufrágio de um barco de imigrantes no Canal da Mancha", escreveu ele em um tuíte.

Dois helicópteros e três barcos da polícia ou de resgate estavam no local, disseram as autoridades locais.

Um pescador, Nicolas Margolle, disse que havia visto dois pequenos barcos mais cedo nesta quarta-feira, um com pessoas a bordo e outro vazio.

Ele disse que outro pescador havia chamado a operação de resgate depois de ver um bote vazio e 15 pessoas flutuando sem movimento por perto, inconscientes ou mortas.

Ele confirmou que havia mais barcos nesta quarta-feira porque o tempo estava bom. "Mas está frio", acrescentou Margolle.

No início da quarta-feira, um grupo de mais de 40 migrantes foi visto indo em direção ao Reino Unido em um bote.

O Canal da Mancha é uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo e as correntes são fortes. Os barcos pequenos muitas vezes ficam à mercê das ondas.

Embora a polícia francesa esteja impedindo mais travessias do que em anos anteriores, as ações interromperam só parcialmente o fluxo de migrantes que querem chegar ao Reino Unido, no que se tornou uma das muitas fontes de tensão entre Paris e Londres.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!