Por Filipe Matoso, g1 — Brasília


Senadora Simone Tebet (MDB-MS), em entrevista à GloboNews em 2019 — Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), informou nesta quinta-feira (25) em uma rede social que o partido lançará em dezembro a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022.

O colunista do g1 Gerson Camarotti já havia informado que o partido havia tomado a decisão de lançar a senadora ao Planalto.

"Desde março, tive conversas com dirigentes nacionais e regionais do MDB. A conclusão geral é que precisamos de um nome do partido para 2022. Por isso iremos homologar @SimoneTebetms como pré-candidata ao Planalto, na próxima reunião da Executiva no início de dezembro", afirmou Baleia Rossi.

Nas eleições de 2018, o MDB teve como candidato ao Planalto o ex-ministro Henrique Meirelles, que obteve 1,2% dos votos.

No segundo turno de 2018, a legenda não apoiou Jair Bolsonaro (à época no PSL) nem Fernando Haddad (PT) e liberou os diretórios regionais a fazer a escolha que quisessem.

O então presidente, Michel Temer (MDB), que chegou ao poder após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), não disputou a eleição.

Os atuais líderes do governo Bolsonaro no Congresso Nacional e no Senado são filiados ao MDB: Eduardo Gomes e Fernando Bezerra Coelho, respectivamente.

Simone Tebet

Simone Tebet nasceu em Três Lagoas (MS) em 1970 e está no primeiro mandato de senadora, tendo sido eleita em 2014.

A parlamentar é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Neste ano, Simone Tebet integrou a CPI da Covid como representante da bancada feminina na Casa.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!