Por Fabio Manzano, g1


Pessoas caminham em rua de restaurantes em Trencin, Eslováquia, no primeiro dia de um novo lockdown contra a Covid-19 em 25 de novembro de 2021 — Foto: Radovan Stoklasa/Reuters

Novamente epicentro da pandemia da Covid-19, a Europa tem dedicado esforços para controlar o avanço da doença na região antes das festas de fim de ano.

O continente responde por mais da metade da média mundial de infecções nos últimos 28 dias, segundo o levantamento desta quinta-feira (25) da universidade americana Johns Hopkins.

Mortes e hospitalizações, no entanto, estão mais baixas que durante a primeira onda da pandemia no continente – sinal do avanço da vacinação em alguns países (veja no gráfico abaixo).

Gráfico compara vacinados com mortes por Covid-19 na Europa em novembro de 2021 — Foto: Arte g1

O balanço mais recente de infecções no continente representa os níveis mais altos desde abril do ano passado, quando o vírus começou a se alastrar pela Itália.

Alguns dos países com baixa adesão de vacinas optaram por voltar com confinamentos obrigatórios, outros tentam incentivar a imunização com restrições para os não-vacinados.

Nesta reportagem você vai ver quais são os esforços da Europa para deixar de ser novamente o epicentro da pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

OMS: Europa concentra 60% dos casos e das mortes por Covid-19 mas nenhum país está fora de perigo

OMS: Europa concentra 60% dos casos e das mortes por Covid-19 mas nenhum país está fora de perigo

Lockdown parcial

  • Eslováquia

Nesta quinta, a Eslovaquia decretou lockdown parcial – a exemplo da vizinha Áustria – que deve durar cerca de duas semanas.

Restaurantes e comércios não essenciais deverão permanecer fechados, mas as escolas continuarão abertas, segundo um anúncio do governo feito na véspera.

A situação poderá ser reavaliada em 10 dias, afirmou o executivo. Um toque de recolher, da 1h00 às 5h00 também foi imposto em todo o país.

  • Áustria

Áustria inicia 4º lockdown para frear casos de Covid

Áustria inicia 4º lockdown para frear casos de Covid

O confinamento da Áustria, que passou a valer na segunda-feira (22), foi decretado em meio a um aumento expressivo no número de casos de Covid-19, especialmente entre não-vacinados.

O país tem uma das mais baixas taxas de vacinação da Europa Ocidental. A decisão foi tomada dias após o governo ter instaurado um confinamento apenas para não vacinados.

Comércio não essencial está fechado, trabalhadores foram instruídos a seguir de casa, mas as escolas continuam abertas.

Passaporte de vacina com prazo de validade

A Comissão Europeia deverá propor em breve um prazo de validade de nove meses para o certificado de vacinação, segundo a agência de notícias Bloomberg.

Depois desse prazo será necessária uma dose de reforço para renovar o documento. A medida deverá valer tanto para cidadãos do bloco, quanto para pessoas vindas de fora.

Homem apresenta passaporte da vacina para entrar no Coliseu em Roma, em foto de 6 de agosto de 2021 — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

Além disso, a Comissão Europeia também deverá recomendar que os países do bloco aceitem viajantes vacinados com um dos imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A medida passaria a valer a partir de 10 de janeiro, segundo informou a Bloomberg.

Atualmente, cada país tem a autonomia de decidir quais são as vacinas aprovadas para turistas poderem cruzar a fronteira.

Restrições para não vacinados

  • Alemanha

A Alemanha bateu nesta quinta mais um recorde de casos diários de Covid-19 – e passou dos mais de 100 mil mortos pela doença desde o início da pandemia.

O país enfrenta a onda mais intensa da Covid-19, mas o número de mortes não tem acompanhado a disparada de casos.

A taxa da população adulta completamente vacinada na Alemanha é de 81%, segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC).

No entanto, esse número cai para 67% em comparação à população total. A meta do governo é a de atingir 75% de toda a sua população população totalmente imunizada.

Para isso, diversos estados da Alemanha vêm adotando restrições para não vacinados – como a apresentação de certificado de vacinação nos transportes, por exemplo.

Pessoas fazem fila em centro de testes de Covid-19 em Munique, na Alemanha, em 24 de novembro de 2021 — Foto: Peter Kneffel/dpa via AP

  • Portugal

Mesmo com uma das melhores taxas de vacinação da Europa, Portugal, voltou a exigir o certificado de vacinação para entrada em hotéis e restaurantes.

O país tem 92% da população adulta ou 87% de toda a sua população completamente vacinada, segundo levantamento do ECDC.

O governo português também anunciou que irá oferecer doses de reforço da vacina contra o coronavírus a um quarto de sua população até o final de janeiro.

  • França

A agência de vigilância sanitária da França recomendou nesta quinta a dose de reforço para todos os adultos.

O passaporte sanitário será reforçado e, a partir de 15 de janeiro, o documento dos adultos perderá a validade se o reforço não for aplicado até sete meses depois da segunda dose.

2 de setembro - Profissional da saúde coleta amostra para teste de Covid-19, em Paris, na França — Foto: Christian Hartmann/Reuters

O certificado e o uso de máscara também voltará a ser exigido em todos os lugares fechados com presença de público ou espaços abertos com concentração de pessoas, como as feiras de Natal.

O governo francês aposta na vacinação em novas medidas de distanciamento social para evitar um novo confinamento.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!