Por Pedro Henrique Gomes e Elisa Clavery, g1 e TV Globo — Brasília


PSDB espera encerrar hoje a votação para a escolha do candidato do partido à presidência da República

PSDB espera encerrar hoje a votação para a escolha do candidato do partido à presidência da República

O PSDB informou na tarde deste sábado (27) que bloqueou 26 mil tentativas de acesso provenientes de outros países ao aplicativo de votação nas prévias do partido que escolherão o candidato da legenda a presidente da República. De acordo com a assessoria da sigla, somente dois filiados estavam no exterior habilitados a votar. Devido ao bloqueio, nenhum dos dois votará.

De acordo com a assessoria do PSDB, os bloqueios foram realizados por um Web Application Firewall (WAF), dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego de entrada e saída da rede e decide permitir ou bloquear acessos específicos de acordo com um conjunto de regras de segurança definidos pelo administrador da rede.

(ATUALIZAÇÃO: No fim da tarde, a assessoria do partido informou que foram registradas cerca de 30 milhões de tentativas de ataque ao sistema de votação, das quais 27 milhões somente na última meia hora do período de votação.)

A votação eletrônica das prévias foi retomada às 8h deste sábado, para escolha do candidato do partido à Presidência da República. A votação começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de instabilidade no aplicativo de votação dos filiados.

Estão aptos a votar 44,7 mil filiados, dos quais 8% conseguiram votar no último domingo. Até as 13h deste sábado, o partido informou ter contabilizado 19 mil votos.

A previsão é que a votação prosseguirá até as 17h. Três postulantes estão na disputa — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. A previsão da cúpula do partido é anunciar o resultado por volta das 19h, em Brasília.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor das prévias. Se nenhum obtiver essa maioria, os dois mais votados participarão de um segundo turno.

Suspeitas

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, apontou suspeita de ações de hackers, que supostamente teriam contribuído para a pane que levou à suspensão da votação no domingo.

"Nós solicitamos uma auditoria forense. O vice-presidente do Jurídico do partido vai encaminhar à Polícia Federal para ser investigado", afirmou o presidente do partido, Bruno Araújo.

Segundo ele, empresas especializadas em segurança cibernética, técnicos dos três candidatos e a própria estrutura do partido estão processando a votação deste sábado e erguendo uma camada de proteção contra eventuais ataques.

Na sala de operações de segurança, há um auditor do PSDB, auditores dos candidatos, um auditor da empresa contratada e uma equipe que faz as defesas das tentativas de ataques.

Equipe na sede do PSDB que auxilia os filiados com dificuldades para votar — Foto: Pedro Henrique Gomes / g1

Aplicativos

O aplicativo utilizado neste sábado é o terceiro adotado nas prévias. O primeiro, usado no último domingo foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na terça (23), o PSDB iniciou os testes de um outro aplicativo, desenvolvido pela empresa RelataSoft e, na quarta (24), informou que os resultados "não foram totalmente satisfatórios" e que faria testes com uma nova empresa.

A empresa escolhida para dar continuidade ao processo de votação neste sábado foi a BeeVoter (vídeo abaixo).

PSDB contrata nova empresa de tecnologia na tentativa de concluir prévias do partido

PSDB contrata nova empresa de tecnologia na tentativa de concluir prévias do partido

Segundo o presidente do partido, Bruno Araújo, a decisão foi tomada após o aplicativo ter resistido a uma prolongada carga horária de testes.

"A Beevoter foi submetida a um conjunto de carga horária de dezenas de dezenas de horas ao todo, somada os testes feitos pelo próprio partido, pela campanha de Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio", disse.

Prévias

Esta é a primeira vez que o partido recorre à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

Ao g1, os coordenadores das prévias Marcus Pestana e José Anibal, além do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, reconheceram que há divergências dentro da legenda e que as prévias são único caminho para a unidade ao partido.

No domingo, quando começou a votação, Bruno Araújo chegou a dizer que as prévias geram "racha", mas que o vencedor terá de "lamber as feridas internas" e unificar o PSDB.

No meio da tarde, o governador Eduardo Leite chegou à sede nacional do PSDB, se disse confiante na segurança do processo de votação porque, segundo ele, houve "uma análise robusta aí da segurança do aplicativo".

"É verdade que as nossas prévias tiveram problemas, mas só nós estamos tendo prévias para escolher um candidato a presidente da República com a participação de quase 40 mil ou mais de quarenta mil pessoas que votaram e escolherão o seu candidato", afirmou.

Leite disse que, depois de escolhido o candidato do PSDB à presidência, será preciso unir o partido em torno do projeto que a sigla defende para o Brasil.

"Antes do projeto -- que não é mais meu, é de um grupo -- está o PSDB. E acima de tudo está o Brasil e o nosso compromisso com apresentar uma alternativa à população, que traga o país de volta para o equilíbrio, para o bom senso, para gente parar de gastar energia em uma guerra fratricida que coloca brasileiros contra brasileiros", disse o governador.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!