Brasil

Após PF destruir mais de 130 balsas, prefeitos acionam Brasília para paralisar operação contra garimpo no Rio Madeira

Garimpeiros retrocederam de Autazes à cidade de Borba (AM), onde protestaram contra as ações do governo federal. Os atos foram pacíficos
Balsas de garimpo incendiadas em operação da Polícia Federal, no Rio Madeira Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo
Balsas de garimpo incendiadas em operação da Polícia Federal, no Rio Madeira Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

BORBA (AM) - O prefeito de Borba (AM), Simão Peixoto (PP), afirmou nesta segunda-feira que acionou a bancada federal do Amazonas com o intuito de paralisar a destruição de balsas de garimpo, que operam na ilegalidade no Rio Madeira. A Polícia Federal e o Ibama já incendiou mais de 130 embarcações desde sábado, quando foi deflagrada a operação Uiara. Embora a PF não informe oficialmente, O GLOBO apurou que três pessoas foram presos.

Saiba mais: Após quatro dias, balsas de garimpeiros ilegais são incendiadas pela Polícia Federal no Rio Madeira; veja vídeo

Antes concentrados numa espécie de cidade flutuante em Autazes (AM), os garimpeiros saíram em fuga a Borba (AM), onde estacionaram cerca de 60 balsas no porto da cidade próximos a postos de combustível e lanchas de transporte como uma forma de escapar da ação dura das autoridades federais. Alguns fugiram na madrugada desta segunda, e os que ficaram tiraram das balsas as máquinas, os motores e os tubos para evitar um prejuízo maior caso os agentes chegassem.

— Os prefeitos estavam querendo ir para Brasília, mas Brasília está longe. Basta um telefonema. Já falei com vários deputados federais e senadores que representam o Amazonas. E através disso eu tenho certeza que a gente consiga resolver essa situação. Se conseguimos reverter uma ordem federal, todos vocês e nós vamos sair vitoriosos - disse o prefeito a dezenas de garimpeiros, que se reuniam na praça central de Borba, que é considerada a "Aparecida do Amazonas" pela forte turismo religioso na data de Santo Antônio.

Leia também: Ação da PF e Forças Armadas destrói 69 balsas de garimpo no Rio Madeira

À reportagem, o prefeito afirmou que o garimpo movimenta a economia da região desde que ele nasceu, nos anos 80, e que espera sensibilizar a presidência da República da situação complexa.

— O governo federal não tem condição de empregar todo mundo. E da boca do Madeira a Porto Velho, tem mais de 20 mil pessoas trabalhando no garimpo — disse ele, que propôs aos garimpeiros formarem uma cooperativa para tentar regularizar o seu trabalho.

Peixoto ainda comentou que um garimpeiro que "não tinha responsabilidade" mandou áudios confrontando o Estado, o que "manchou a imagem dos demais garimpeiros do Madeira".

As prefeituras de Borba e Autazes se mobilizaram para abrigar centenas de garimpeiros que ficaram desalojados nas margens do rio por terem sido obrigados a deixar as balsas, que foram posteriormente destruídas pela PF e Ibama. Em Borba, as autoridades contabilizaram cerca de 340 desabrigados entre mulheres e crianças que moram em Novo Aripuanâ, Humaitá e Manicoré, no sul do Amazonas, e haviam vindo a Autazes em busca do ouro.

Leia: Pressionado pelas imagens da 'Serra Pelada flutuante', governo Bolsonaro destrói 69 balsas de garimpo no Rio Madeira

Na tarde deste domingo, um grupo de cem garimpeiros chegou a protestar na praça de Borba, empunhando bandeiras e faixas que pediam a paralisação das ações da PF e Ibama e diziam que "garimpeiro é trabalhador, e não bandido". Os atos foram pacíficos. No cair da noite, a população local junto com os garimpeiros assistiram alarmadas à queima de duas balsas na outra margem do Madeira - duas fogueiras brilhando na escuridão da Amazônia.

Nesta segunda-feira, a operação prosseguiu, com helicópteros do Ibama sobrevoando a região a procura de balsas do garimpo ilegal.

— A ordem que passaram para a gente é que eles vão queimar todas as balsas, inclusive as que estão aqui na frente — comentou o prefeito. Ele encerrou a sua fala pedindo calma aos garimpeiros e que acatem sem reação à abordagem da Polícia Federal.

— Assim que  tiver uma resposta de Brasília  volto a falar com vocês — concluiu.