metropoles.com

Brasileiros infectados com a Ômicron não estavam vacinados

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Casal chegou da África do Sul em 23 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
OMS preocupa-se com potencial da variante de ser imune às vacinas
1 de 1 OMS preocupa-se com potencial da variante de ser imune às vacinas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O dois primeiros infectados com a variante Ômicron da Covid-19 no Brasil não estavam vacinados contra a doença, segundo informações preliminares da Secretaria de Saúde de São Paulo.

O casal teve fadiga leve e tosse, mas não apresentou febre. Os dois contaminados são marido e esposa, ambos de São Paulo. O homem chegou ao Brasil vindo da África do Sul no dia 23 de novembro, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, ressaltou a agência.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista informou que, neste momento, equipes de saúde estão na residência dos pacientes e a secretaria “apura os possíveis contatos de ambos para que seja possível fazer imediatamente o rastreamento e o monitoramento de todos, além de comprovar a situação vacinal da família”.

Por que a variante Ômicron representa “um risco global muito alto”

Casal veio da África do Sul

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira (30/11) ter recebido resultados preliminares mostrando que dois brasileiros estão com a variante Ômicron do coronavírus.

“Um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo”, registra a nota da agência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?