Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rainha Elizabeth II dá parabéns ao povo de Barbados após ilha romper com monarquia

    "Aguardo ansiosamente a continuação da amizade entre nossos dois países e povos", disse a monarca de 95 anos

    A atual presidente de Barbados, Sandra Mason, e rainha Elizabeth durante encontro. Mason substituiu a monarca como Chefe de Estado.
    A atual presidente de Barbados, Sandra Mason, e rainha Elizabeth durante encontro. Mason substituiu a monarca como Chefe de Estado. Steve Parsons - WPA Pool/Getty Images

    Léo Lopesda CNN

    em São Paulo

    No dia em que Barbados oficialmente rompeu com a monarquia britânica e se tornou uma república, a rainha Elizabeth II enviou uma mensagem de parabéns à nova presidente e aos barbadianos.

    “Nesta importante ocasião e por sua posse como primeira presidente de Barbados, estendo meus parabéns a você e a todos os barbadianos”, escreveu a monarca britânica em mensagem para a recém-empossada presidente Sandra Mason.

    O rompimento de Barbados com o Reino Unido aconteceu 55 anos após a ilha declarar independência, e quase 400 anos após a primeira expedição inglesa atracar na costa do país.

    “Visitei seu belo país na véspera da independência, no início de 1966, e estou muito feliz que meu filho esteja com vocês hoje. Desde então, o povo de Barbados ocupou um lugar especial em meu coração; é um país com orgulho de sua cultura vibrante, suas proezas esportivas e sua beleza natural, que atrai visitantes de todo o mundo, incluindo muitas pessoas do Reino Unido”, continua a mensagem de Elizabeth II.

    O filho da rainha, Príncipe Charles, participou da cerimônia oficial que inaugurou a República de Barbados. A presença do herdeiro do trono britânico foi criticada por parte dos presentes.

    “Nenhum membro da família real deve participar do nosso principal dia de liberdade”, disse o ativista David Denny à equipe da CNN que cobriu a posse presidencial.

    “A família real se beneficiou financeiramente da escravidão e muitos de nossos irmãos e irmãs africanos morreram na batalha pela mudança”, acrescentou Denny, secretário-geral do Movimento Caribenho pela Paz e Integração.

    O Príncipe recebeu a maior honraria do país durante a cerimônia. “Desde os dias mais sombrios do nosso passado, e a atrocidade aterradora da escravidão, que mancha para sempre a nossa história, o povo desta ilha forjou seu caminho com extraordinária fortaleza”, disse Charles durante seu discurso.

    Em sua mensagem, a rainha Elizabeth II também destacou o fato de Barbados continuar como participante da Commonwealth, uma organização de 54 membros, em sua maioria ex-territórios britânicos, destinada a “fomentar a cooperação e o comércio internacional”.

    “Ao longo dos anos, nossos países têm desfrutado de uma parceria baseada em valores comuns, prosperidade compartilhada e estreita colaboração em uma ampla gama de questões, incluindo trabalhos recentes sobre mudanças climáticas. Também é uma fonte de grande satisfação que Barbados continue sendo um participante ativo dentro da Commonwealth, e aguardo ansiosamente a continuação da amizade entre nossos dois países e povos”, declarou a rainha.

    “Envio a você e a todos os barbadianos meus mais calorosos votos de felicidade, paz e prosperidade no futuro”, concluiu a mensagem.