Por Rosanne D'Agostino e Márcio Falcão, g1 e TV Globo — Brasília


O novo ministro do STF, André Mendonça (à direita), visitou o presidente da Corte, Luiz Fux — Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou nesta quinta-feira (2) que a posse de André Mendonça como novo ministro do tribunal acontecerá no próximo dia 16.

O anúncio foi feito após Mendonça ter se reunido na sede do STF com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

"O presidente do STF, ministro Luiz Fux, recebeu nesta quinta-feira (2) André Mendonça, aprovado ontem para vaga na Suprema Corte. O encontro começou por volta de 13h e durou cerca de uma hora. Ficou definido que a posse será no dia 16 de dezembro, às 16h", informou o Supremo.

Indicado para o STF pelo presidente Jair Bolsonaro em julho deste ano, André Mendonça foi sabatinado e aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (1º).

O novo ministro do STF vai herdar mais de 900 processos que estavam sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

No Supremo, Mendonça deverá participar de julgamentos considerados polêmicos, que abordarão temas como bloqueio de perfis de apoiadores do governo nas redes sociais e prisão após condenação em segunda instância.

Veja os temas sensíveis que André Mendonça vai encarar no STF

Veja os temas sensíveis que André Mendonça vai encarar no STF

Sabatina no Senado

A sabatina, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nesta quarta-feira (1º), durou oito horas.

Pastor em uma igreja em Brasília, Mendonça foi questionado sobre temas como independência em relação a Bolsonaro; casamento de pessoas do mesmo sexo; Lei de Segurança Nacional; e armas.

Clique no tema abaixo para saber o que disse André Mendonça:

Podcast

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre "André Mendonça no Supremo":

VÍDEOS: a sabatina de André Mendonça

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!