Por G1


EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Os EUA não enviarão uma delegação oficial diplomática -- portanto, não vão mandar representantes políticos ou personalidades de peso -- aos Jogos Olímpicos de Inverno na China no início do próximo ano, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (6), citando o histórico de direitos humanos da China.

O boicote diplomático significa que, apesar de não haver o envio dessa delegação de representantes, atletas norte-americanos ainda vão competir nos jogos, que começam em Pequim em fevereiro, segundo informações da rede ABC News.

O governo chinês condenou a decisão do presidente Joe Biden, dizendo que as Olimpíadas não deveriam ser "um palco para shows políticos" e alertando para "contramedidas resolutas".

O governo Biden disse que não enviaria altos funcionários do governo dos EUA por causa dos campos de detenção em massa e da campanha de esterilização forçada da China contra uigures e outras minorias étnicas muçulmanas na província ocidental do país, políticas que o governo dos EUA considera genocídio e crimes contra a humanidade.

Biden vem sofrendo crescente pressão para tomar algum tipo de medida contra os jogos de Pequim por causa das políticas internas cada vez mais autoritárias da China e das ações agressivas de Pequim em toda a região. A decisão de não enviar uma delegação é mais amena, no entanto, do que um boicote absoluto aos jogos, já que atletas norte-americanos participarão.

A primeira-dama dos EUA Jill Biden aplaude o desfile na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão — Foto: Leon Neal/Reuters

"Os atletas da equipe dos EUA têm todo o nosso apoio. Estaremos 100% em seu apoio, torcendo de casa", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, mas o governo não achou "que fosse o passo certo para penalizar os atletas que estão treinando, preparando-se para este momento. ”

Enviar funcionários importantes ou figuras públicas para as Olimpíadas é uma longa tradição. A primeira-dama Jill Biden liderou a delegação para as Olimpíadas de verão no Japão este ano.

O governo Biden disse que está consultando aliados dos EUA sobre o boicote, mas, até agora, nenhum outro país anunciou um boicote diplomático semelhante. Psaki disse que os EUA informaram os aliados sobre a decisão antes de anunciá-la. Austrália, Canadá, Reino Unido e outros também estão avaliando boicotes.

Pequim repetidamente criticou qualquer boicote, medida que considera uma afronta ao "espírito olímpico". A China nega qualquer transgressão em seu histórico de direitos humanos.

"Os políticos dos EUA continuam a promover boicotes diplomáticos aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Eles são completamente iludidos, arrogantes e politicamente manipuladores", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!