Topo

'Cara de rica': Mila Moreira sofreu preconceito por ser modelo na TV

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

06/12/2021 12h41

Mila Moreira fez história na televisão brasileira ao ser uma das primeiras modelos que trocou a passarela pela telinha. A atriz morreu na madrugada de hoje, aos 75 anos, após ficar internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

Ainda aos 14 anos, Mila deu início à carreira de modelo, sendo convidada nos anos seguintes para desfilar e fotografar ao redor do mundo, em países como Japão, Líbano, Portugal e Itália. "Era uma profissão que não era tida como de bom tom, não era bonito uma menina de família ser modelo, era quase sinônimo de outra coisa", relembrou a atriz, em entrevista ao GShow, em 2019.

Na década de 1970, após chamar a atenção do autor Cassiano Gabus Mendes, foi convidada para sua primeira telenovela, "Marrom Glacê", e precisou enfrentar a resistência da classe artística ao receber uma modelo no set.

Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, inicialmente, teve um preconceito. Todo mundo ficava esperando para meter o pau mesmo. Os olhares tortos eram mais por conta de ser uma pessoa fora da classe. Era como hoje, as pessoas ainda acham que você está roubando o trabalho dos outros. Você estuda para ser atriz e chega alguém que só porque é bonitinha e está na moda vira atriz.

Mila Moreira, em entrevista ao GShow

uykuy - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Atriz Mila Moreira
Imagem: Reprodução/TV Globo

Diversos outros atores e atrizes que fazem sucesso na TV atualmente também começaram suas carreiras como modelos: Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond, Malvino Salvador, Camila Queiroz e Alinne Moraes são apenas alguns dos nomes que conseguiram triunfar na dramaturgia.

Fama de ricaça

Na maioria de seus trabalhos nas novelas, Mila deu vida a mulheres ricas e poderosas. Será que o porte de modelo fez diferença na hora de ser escolhida para cada papel? A atriz, porém, negava que a fama de rica a precedesse e se incomodava com as referências aos tempos de modelo.

"Sempre faço uma personagem abastada, mas não me incomodo. Fico mais chateada quando falam que sou ex-modelo. Sabe há quanto tempo não piso numa passarela? Fui modelo durante 11, 12 anos e tenho que carregar isso para o resto da vida. Sei fazer a pobre, mas não me deixam. Tenho cara de rica, mas isso eu nunca fui", disse Mila, em entrevista ao jornal "O Globo", em 2016.

yh5uh6tuhty - TV Globo/Marcos Rosa - TV Globo/Marcos Rosa
Mila Moreira em sua última novela na Globo
Imagem: TV Globo/Marcos Rosa

Amiga dos ex

Tendo sida casada quatro vezes, Mila não fazia o tipo de que se afastava e brigava com os ex-companheiros após o término. Entre os nomes famosos com quem foi casada, estão o do ator Luís Gustavo, o do designer Hans Donner e o de João Carlos Balaguer, pai da modelo e atriz Joana Balaguer.

Afastada da televisão desde 2016 quando viveu Gigi em "A Lei do Amor", Mila também era formada em psicologia e optou por nunca ter filhos ao longo da vida.