Por g1


Mila Moreira em 'O Astro' — Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior

Mila Moreira, atriz e modelo, morreu na madrugada desta segunda-feira (6). Ela estava internada no Hospital CopaStar, na Zona Sul do Rio. A causa da morte não foi divulgada.

LEIA TAMBÉM:

Mila começou a carreira como modelo, aos 14 anos, e participou de mais de 30 novelas na TV Globo a partir da década de 1970.

Morre a atriz Mila Moreira

Morre a atriz Mila Moreira

Relembre, abaixo, os principais papéis da atriz, com dados do Memória Globo.

'Marron Glacé'

Marron Glacé: Érica chega ao Marron Glacé

Marron Glacé: Érica chega ao Marron Glacé

A novela de Cassiano Gabus Mendes, no ar entre 1979 e 1980, era uma mistura de drama e humor. Foi nela que Moreira estreou como atriz, com a personagem Érica. Ela foi uma das primeiras modelos a atuar em novelas. Em entrevista ao Vídeo Show, afirmou ter enfrentado preconceito.

"Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um preconceito. Todo mundo ficava esperando para meter o pau mesmo. Os olhares tortos eram mais por conta de ser uma pessoa fora da classe. Era como hoje, as pessoas ainda acham que você está roubando o trabalho dos outros. Você estuda para ser atriz e chega alguém que só porque é bonitinha e está na moda vira atriz", disse Mila.

Na novela, ela era secretaria da personagem de Yara Cortes. Jovem e viúva, despertava a paixão de Nestor (Armando Bógus), um dos garçons do Marron Glacé.

'Plumas e paetês'

Ainda em 1980, foi escalada para outra novela de Cassiano Gabus Mendes, escrita em parceria com Silvio de Abreu.

Na trama "Plumas e Paetês", interpretou Dorinha, a mais experiente e sensata das modelos, que atua como instrutora das mais novas. Dá muito apoio à personagem principal, Marcela (Elizabeth Savala). É apaixonada por Zequinha (Heraldo Correa), mas não tem muita sorte na vida afetiva.

'Elas por elas'

Mila Moreira e Sandra Bréa em cena da novela 'Elas por Elas', de 1982 — Foto: Acervo Grupo Globo

Em 1982, Gabus Mendes convidou Mila para mais uma novela de sua autoria, dessa vez com um papel de maior destaque. Ela era Marlene, uma das sete amigas protagonistas, ao lado de Eva Wilma, Aracy Balabanian, Ester Góes, Sandra Bréa, Maria Helena Dias e Joana Fomm.

Ela era a mais jovem do grupo das amigas. Gostava de namorar, mas sofria por não conseguir manter um relacionamento por muito tempo.

'Meu bem, meu mal'

Mila Moreira em cena da novela 'Meu Bem, Meu Mal', de 1990 — Foto: Acervo Grupo Globo

Queridinha de Gabus Mendes, participou de "Meu bem, meu mal" de 1990 a 1991 como Bianca Paiva, secretária de Ricardo Miranda (José Mayer), por quem era secretamente apaixonada. Ela vigilante e controladora do chefe.

'Anjo mau'

Mila Moreira durante gravações da novela 'Anjo Mau', de 1997 — Foto: Acervo Grupo Globo

Na novela de Maria Adelaide Amaral, no ar entre 1997 e 1998, foi Marilu, mulher de Ciro (Raul Gazola). Esnobe, fútil, fofoqueira, sabe da vida de todo mundo. Seu sonho era se tornar figura de destaque na sociedade.

tentava imitar Stela (Maria Padilha) e Tereza (Luiza Brunet), as amigas com quem ficava em volta da piscina, e vivia implicando e criticando o pai, Américo (Sérgio Viotti), por seus hábitos simples.

'Ti-Ti-Ti'

Mila Moreira em 'Ti Ti Ti' (2010) — Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal

O remake de 2010 da novela "Ti-Ti-Ti" feito por Maria Adelaide Amaral entre 2010 e 2011 misturava personagens da primeira versão da trama e também de "Plumas e paetês".

Moreira foi convidada e, desta vez, interpretou a personal stylist Stela. Ela é colunista da Revista Moda Brasil, muito bem relacionada e mãe de Renato (Guilherme Winter).

'O astro'

Mila Moreira e Reginaldo Faria na novela 'O Astro' (2011) — Foto: TV Globo / Estevam Avellar

Na segunda versão da novela, que foi ao ar em 2011, ela interpretou Míriam, namorada de Adolfo Assunção (Reginaldo Faria). O caso de amor nasceu no cassino clandestino de Míriam, que acabou sendo fechado pela polícia.

Ela não se dava bem com a enteada Amanda (Carolina Ferraz), que achava que a madrasta sugava financeiramente seu pai.

'A Lei do Amor'

Mila Moreira e Isabelle Drummond em cena da novela 'A Lei do Amor', de 2016 — Foto: Acervo Grupo Globo

Essa foi a última novela na qual a atriz e modelo atuou. A obra de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari foi ao ar entre 2015 e 2016 e contava o reencontro entre Helô (Isabelle Drummond/ Cláudia Abreu) e Pedro (Chay Suede/ Reynaldo Gianecchini), com tramas de traição, vingança e morte.

Na trama, ela interpretava Gigi Ferreira, ex-modelo e uma das sócias da agência na qual a protagonista começou a carreira.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!