Por Léo Arcoverde e Lívia Machado, GloboNews e g1 SP — São Paulo


Doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer — Foto: Governo de SP

A Prefeitura de São Paulo vai descartar mais de 8.920 doses doses de vacina da Pfizer. Os imunizantes são de pessoas que deveriam ter retornado aos postos para tomar a segunda dose e completar o esquema de imunização.

As vacinas atingiram o prazo máximo de descongelamento e não poderão mais ser aplicadas nesse grupo faltoso. "São doses no limite do descongelamento, que serão substituídas por novas doses assim que houver o envio pelo governo do estado", afirmou à GloboNews nesta quinta-feira (9) o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

(Correção g1: no sábado (11), a Prefeitura de SP corrigiu a informação das doses descartadas para 8.920 frascos, o que totaliza 53 mil doses. Veja os detalhes na reportagem clicando aqui)

"A causa disso é o grande número de faltosos. Temos cerca de 500 mil faltosos em toda a cidade atualmente", segundo ele.

Aparecido disse que os lotes serão recolhidos dos postos de saúde até esta sexta (10), prazo final da validade dessas doses. Segundo o secretário, elas serão levadas às centrais de armazenamento, onde serão substituídas, dose por dose, por novos imunizantes.

O destino final das doses vencidas, no entanto, ainda não está claro. A gestão municipal diz aguardar instruções do governo do estado sobre o que deve ser feito com o material. "Nós estamos recolhendo pros nossos pares e aí aguardando a orientação do estado para o procedimento seguinte."

Já a Secretaria de Estado da Saúde afirmou, em nota, que "as normas de gerenciamento de qualquer imunobiológico com prazo expirado são definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde, de acordo com a RDC 222".

A secretaria estadual informou ainda que "encaminha aos municípios o imunizante da Pfizer com validade de uso de até 30 dias, como preconiza a bula do medicamento, e os informes técnicos do Ministério da Saúde" e que "cabe às prefeituras organizar a logística da distribuição dos imunizantes e o manejo das doses evitando perdas". A pasta diz também que está "à disposição para o envio de mais doses para a Capital e aos demais municípios que necessitarem".

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que, "após serem recolhidas, as doses serão armazenadas e mantidas na temperatura ideal, como orientação do fabricante, no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI) da SMS. A destinação desses imunizantes será definida após reunião entre os Programas Estaduais e Nacionais de Imunizações (PEI e PNI)".

São 8.920 doses nessas condições. O número foi divulgado após um balanço realizado pela SMS nesta quinta-feira (9).

O secretário relativizou a gravidade do descarte de vacinas. O cenário de imunização da cidade não condiz com a realidade de outros locais pelo mundo, que seguem com índices de imunização baixos por falta de doses.

"É uma quantidade muito pequena, que não vai interferir na logística que nós temos hoje. Nós temos uma quantidade grande de Pfizer disponível e estamos recebendo hoje 49 mil doses da Janssen para podermos aplicar como dose de reforço naquelas pessoas que tomaram a Janssen como dose única", disse Aparecido.

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

VÍDEOS: Veja mais notícias de São Paulo e região:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!