WhatsApp passa a integrar Novi, carteira da Meta, em projeto piloto nos EUA

Meta começa a integrar carteira digital Novi ao WhatsApp em projeto piloto nos EUA; novo recurso permite o envio gratuito de dinheiro através da stablecoin USDP

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 6 meses
Integração do Novi no WhatsApp para Android (Imagem: Reprodução/ Twitter)

Desde outubro, o WhatsApp está trabalhando na integração da carteira digital Novi, da Meta (ex-Facebook). Após meses de testes na versão beta do aplicativo de mensagens, um programa piloto foi oficialmente lançado nos Estados Unidos nesta última quarta-feira (8). Agora, o recurso já está disponível para alguns usuários americanos e deverá ser expandido gradualmente pelo país antes de chegar ao restante do mundo.

A Novi é uma carteira digital da Meta que promete pagamentos gratuitos, tanto em território nacional quanto no exterior. O diretor do setor de criptomoedas da companhia, David Marcus, anunciou em agosto que o projeto já estaria “pronto para chegar ao mercado”. Na mesma ocasião, ele também revelou que todos os apps da Meta deverão integrar o novo serviço de pagamentos criptografados.

O WhatsApp é o primeiro e mais óbvio aplicativo para receber essa integração. Os primeiros indícios do novo recurso surgiram com a análise do APK da versão 2.21.22.6 beta do app em outubro. Na prática, usuários devem ver uma nova opção para enviar dinheiro através da criptomoeda Pax Dollar (USDP), uma stablecoin lastreada no dólar americano.

Piloto contempla alguns usuários do WhatsApp nos EUA

Em um tweet recente, o chefe da Novi, Stephane Kasriel, anunciou que um pequeno número de usuários do WhatsApp nos Estados Unidos já podem enviar e receber dinheiro usando a carteira digital a partir de hoje.

A carteira digital Novi ainda é um serviço novo e restrito. Atualmente, somente os Estados Unidos e a Guatemala receberam o serviço de pagamentos da Meta. Muito provavelmente, a companhia deverá primeiro expandir a disponibilidade da carteira digital para novos mercados antes de começar uma integração com o WhatsApp em mais países.

Kasriel destacou que os usuários do app de mensagens que receberam acesso à integração do Novi durante a execução desse piloto poderão enviar e receber dinheiro direto da tela do chat sem pagar nenhuma taxa. Todas as transações são feitas via Novi e aparecerão diretamente nas conversas.

Ao menos inicialmente, o site da Novi afirma que não há nenhuma restrição ou limites sobre a frequência de transações. Além da gratuidade do envio de dinheiro, resgates para contas bancárias também não terão taxas. Os usuários não precisam pagar nenhuma tarifa de manutenção pela conta Novi.

Aqueles sorteados para participar do piloto dessa integração poderão encontrar a nova função ao entrar em uma conversa, selecionar “anexos” e clicar em “opções de pagamentos” no menu pop-up. Então, uma série de instruções simples vão aparecer na tela. O app vai pedir seu login na conta Novi, ou permitirá a criação de uma conta rapidamente sem ter que sair do WhatsApp. Com todas essas etapas concluídas, o usuário poderá então usar seu saldo na carteira digital para enviar dinheiro.

Com informações: WABetainfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados