Por Karla Lucena, TV Globo — Brasília


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à TV Globo que a "expectativa" é restabelecer o ConectSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – até a próxima terça-feira (14).

"Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa", disse Queiroga ao ser questionado sobre o retorno da plataforma. O ministro participou na noite deste domingo (12) do Congresso Brasileiro de Urologia, em Brasília.

Os sistemas do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers na madrugada de sexta-feira (10). Com isso, o ConectSUS ficou indisponível. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

Neste domingo, o Ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações, mas não informou qual seria a data para restabelecimento dos sistemas.

Ministério da Saúde diz que não houve perda de dados de vacinação após ataque hacker

Ministério da Saúde diz que não houve perda de dados de vacinação após ataque hacker

Queiroga disse que os hackers que invadiram e derrubaram os sistemas do Ministério da Saúde devem ser responsabilizados. "São pessoas criminosas e que precisam ser responsabilizadas por isso. [Caso] já está na Polícia Federal pra que se tome as providências cabíeis assim que se identificar [os responsáveis]", disse o ministro.

Ele falou, ainda, que o ministério trabalha para tornar o sistema mais seguro, mas que não existe segurança total. "Nós já sabemos que não houve perda de dados. Estamos trabalhando pra cada vez esse sistema ser mais seguro, [mas] não existe segurança total, porque essa gente toda hora arruma uma forma de burlar as seguranças dos sistemas."

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!