Por g1 Rio e TV Globo


Monarco, da velha guarda da Portela, em desfile de 2019 — Foto: Rodrigo Gorosito/G1

A morte do baluarte e presidente de honra da Portela, Monarco, confirmada neste sábado (11) pela família do sambista, repercutiu no mundo do samba. Amigos, escolas de samba e o América, clube de coração de Monarco, prestaram homenagens.

Nascido na Zona Norte do Rio, Hildemar Diniz, nome de batismo, mais conhecido como Monarco, é do bairro de Cavalcante, e no início da adolescência, foi morar em Oswaldo Cruz, bairro onde nasceu a Portela.

Ainda muito novo, ganhou o apelido de Monarco, quando começou a frequentar blocos do bairro onde morava, fazendo participações nos sambas, já mostrando seu dom de compor.

Veja abaixo a repercussão:

Zeca Pagodinho, em vídeo, diz que 'o mundo do samba está triste'. O sambista foi um dos primeiros a lamentar a morte de Monarco, a quem chamou de "mestre

Zeca Pagodinho comenta morte de Monarco, aos 88 anos.

Zeca Pagodinho comenta morte de Monarco, aos 88 anos.

"Perdemos Monarco, nosso mestre, a Portela tá triste, o mundo do samba está triste. Só tenho a falar que teve uma missão bacana, não fez feio, cumpriu a missão dele bacana e Deus recebe", afirmou Zeca Pagodinho.

Paulinho da Viola, músico e portelense ilustre

Paulinho da Viola lamenta a morte de Monarco

Paulinho da Viola lamenta a morte de Monarco

"Hoje nós perdemos, não só para o povo da Portela, mas para todos aqueles que têm um amor pelo samba, e sabem da importância do samba na cultura brasileira, nós perdemos uma das figuras mais importantes dos últimos tempos, que é o Monarco. Eu tive o prazer de conviver e de gravar músicas dele. Eu conheci o Monarco em 1964, quando cheguei na Portela, e ele já era um sucesso", relembrou o músico, portelense ilustre.

"O seu samba, Portela Passado de Glória, gravado por muitos artistas, fazia um sucesso não só na quadra, mas também nas casas das pessoas, nos bares, e foi assim que eu conheci essa figura tão ímpar, tão maravilhosa, esse compositor maravilhoso que foi o Monarco. É um dia de grande tristeza para todos nós, portelenses e aqueles que amam o samba", completou Paulinho da Viola.

Moacyr Luz, músico e compositor

"A morte do Monarco é uma ruptura importantíssima na história do samba. Ele era atuante até hoje, cantava uma hora e meia de um repertório não só dele, como de outros parceiros. Líder da Velha Guarda da Portela. Com ele, esse elo de passado de glória e glória futura da Portela se perde muito. Ele costurou essa coisa que vinha do passado, da fundação da escola, até o dia de hoje. É uma falta que você vai fazer, mestre Monarco.

Dudu Nobre, músico e compositor

"É um legado monstruoso que ele deixa e com certeza vai ser sempre lembrado por todos nós que amamos o samba, que vivemos do samba e que levamos o samba no coração"

Marisa Monte, cantora e compositora

"Durante as gravações do disco “Portas”, Mauro Diniz veio gravar com a gente o samba “Elegante Amanhecer” em homenagem à Portela. Falando do Monarco, resolvemos ligar para ele, que estava isolado em casa. Monarco sempre foi um mestre nato, de personalidade generosa que gostava de compartilhar seu saber e suas histórias. Sua memória prodigiosa guardava os melhores sambas e era nossa enciclopédia. Testemunha viva da história do samba, a ele a gente recorria quando queria saber sobre os assuntos dos bambas. Um homem generoso e gentil. Um grande brasileiro. Nesse dia eu pude dizer o quanto o amo e digo agora que o amarei para sempre. Obrigada mestre, você viverá eternamente ✨"

Conheça a vida de Monarco e como nasceu seu amor pela Portela

Conheça a vida de Monarco e como nasceu seu amor pela Portela

Teresa Cristina, compositora e cantora

Teresa Cristina se emociona ao falar de Monarco

Teresa Cristina se emociona ao falar de Monarco

"Gente, isso é uma notícia muito triste. Eu gostaria de falar da história, da importância do Monarco, com as gerações mais novas, com quem não possa saber quem é o Monarco. O Monarco é a história da Portela, uma pessoa íntegra, um compositor espetacular, muito querido por todas as escolas", disse Teresa Cristina, emocionada.

América Football Clube

Império Serrano

Mangueira

Eduardo Paes, prefeito do Rio e portelense

Portela divulga nota

Em nota oficial, a Portela lamentou a morte de Monarco.

"Luto no mundo do samba! Portela lamenta a morte de seu Presidente de Honra, Mestre Monarco.

"É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu às complicações. Ele deixa esposa, filho, netos e uma legião de fãs e admiradores. Por enquanto, não há informações sobre velório e enterro do corpo", escreveu a escola de samba em nota.

Segundo a escola, Monarco foi homenageado durante a inauguração da sala de troféus da Portela, que leva o seu nome. Seu último show foi em outubro, na quadra da escola.

"Sua última apresentação em público foi onde mais gostava de cantar, em casa, na quadra da Majestade do Samba! Na ocasião, participou da edição de outubro da Feijoada da Família Portelense ao lado de seus companheiros de estrada e de vida da Velha Guarda Show", diz a nota.

Governador Cláudio Castro

Em nota, o governador do Estado do Rio lamentou a perda do sambista, compositor e baluarte do samba.

"O samba perde uma de suas maiores expressões. Lamento profundamente o falecimento de Mestre Monarco e expresso meus mais profundos sentimentos à família portelense e ao mundo do samba, ao qual ele dedicou seus 88 anos de vida."

Veja abaixo vídeos sobre o cantor e compositor:

Sambistas repercutem a morte de Monarco

Sambistas repercutem a morte de Monarco

Relembre os sambas que marcaram a carreira de Monarco

Relembre os sambas que marcaram a carreira de Monarco

Morre Monarco, um dos maiores sambistas do Brasil

Morre Monarco, um dos maiores sambistas do Brasil

Zeca Pagodinho fala sobre o que Monarco representa para sua vida

Zeca Pagodinho fala sobre o que Monarco representa para sua vida

Monarco: 'Portela passou tranquila, brincou o carnaval', disse Monarco em desfile de 2017

Monarco: 'Portela passou tranquila, brincou o carnaval', disse Monarco em desfile de 2017

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!