Política justiça

Moraes abre inquérito para investigar Bolsonaro sobre declaração falsa que relaciona vacinação e Aids

Novo processo tem origem na CPI da Covid
O presidente Jair Bolsonaro Foto: Ueslei Marcelino/Reuters/25-11-2021
O presidente Jair Bolsonaro Foto: Ueslei Marcelino/Reuters/25-11-2021

BRASÍLIA — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro. A nova investigação tem origem na CPI da Covid, que funcionou no Senado este ano, e vai apurar as declarações de Bolsonaro em "live" realizada em 21 de outubro, na qual o presidente apontou uma ligação entre a vacinação contra a Covid-19 e o desenvolvimento da Aids , o que não é verdade.

Leia : Em ordem para investigar Bolsonaro, Moraes critica atuação de Aras em caso da CPI da Covid

"Não há dúvidas de que as condutas noticiadas do Presidente da República, no sentido de propagação de notícias fraudulentas acerca da vacinação contra o Covid-19 utilizam-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, revelando-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados, especialmente diante da existência de uma organização criminosa – identificada no Inquérito 4.781/DF (que justificou a distribuição por prevenção desta Pet) e no Inquérito 4.874/DF", diz trecho da decisão de Moraes, citando os inquéritos também relatados por ele que apuram ataques ao STF e atos antidemocráticos.

Em manifestação enviada ao STF, Bolsonaro argumentou que a CPI estaria usurpando atribuições do Ministério Público. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou de forma parecida. Moraes, por outro lado, destacou que a CPI pode sim pedir a abertura de inquérito. O Ministério Público, do qual a PGR faz parte, tem exclusividade para conduzir a ação penal, que é uma etapa mais avançado do processo.

Para se posicionar contra o pedido da CPI, a PGR também havia argumentado já conduzir uma investigação interna sobre a "live". Moraes, porém, ponderou que não basta "a mera alegação de que os fatos já estão sendo apurados internamente". O ministro argumentou que "é indispensável que sejam informados e apresentados no âmbito do procedimento que aqui tramita, documentos que apontem em quais circunstâncias as investigações estão sendo conduzidas, com a indicação das apurações preliminares e eventuais diligências que já foram e serão realizadas". E acrescentou: "Apenas dessa forma é possível ter uma noção abrangente e atualizada dos rumos dessa fase da persecução criminal."

Leia : Com abertura de nova investigação, Bolsonaro passa a ser alvo de seis inquéritos; veja quais são

Em sua manifestação, a PGR havia sustentado: "Tratando-se de investigação em face de autoridades titulares de foro por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal, como corolário da titularidade da ação penal pública, cabe ao Procurador-Geral da República o pedido de abertura de inquérito, bem como a indicação das diligências investigativas, sem prejuízo do acompanhamento de todo o seu trâmite por todos os cidadãos."

A CPI também aprovou fazer um pedido formal à Justiça para banir Bolsonaro das redes sociais pela propagação de notícias falsas. Nesse caso, Moraes deu agora o prazo de 15 dias para a PGR se manifestar sobre isso.

No pedido de abertura de inquérito, a CPI criticou as declarações de Bolsonaro na "live" e destacou que Facebook, Instagram e Youtube "removeram imediatamente o conteúdo espúrio".

Leia : Bolsonaro elege Moro como alvo preferencial e reconhece que ex-juiz pode tirar votos

"Trata-se de informação falsa e insidiosa, que vai de encontro com os mais elementares dogmas da ciência e da medicina. Esse ato vil desencadeou uma reação enérgica da sociedade civil e das plataformas digitais. Diversas associações de médicos, amparadas na expertise que lhe são próprias, divulgaram notas públicas condenando a postura do Presidente da República, com destaque para a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)", diz trecho da petição da CPI.