Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre primeiro paciente pela variante Ômicron no Reino Unido

    Informação foi dada pelo primeiro-ministro Boris Johnson em meio a aumento dos casos com a mutação no país

    Denise Odorissida CNN*

    em Londres, Reino Unido

    Pelo menos um paciente morreu no Reino Unido após a contrair a variante Ômicron do coronavírus, disse o primeiro ministro Boris Johnson nesta segunda-feira (13).

    “Infelizmente, a Ômicron gera hospitalizações, e foi confirmado que ao menos um paciente morreu em decorrência da Ômicron”, disse Johnson aos repórteres durante uma visita a um centro de vacinação de Londres.

    “Nós podemos ver a Ômicron aumentando agora em Londres e em outras partes do país. Aqui na capital, ela representa cerca de 40% dos casos. Amanhã, representará a maioria e segue aumentando a todo o momento”, afirmou o primeiro-ministro.

    “Então eu acho que a ideia de que esta é de alguma forma uma versão mais branda do vírus – acho que é algo que precisamos colocar de um lado – e apenas reconhecer o ritmo que ela acelera através da população”, complementou Johnson.

    O governo britânico confirmou posteriormente a informação do óbito.

    Desde que os primeiros casos de Ômicron foram detectados em 27 de novembro no Reino Unido, Boris Johnson impôs restrições mais severas, e no domingo (12) ele pediu que a população fosse tomar a dose de reforço para evitar que o serviço de saúde fosse sobrecarregado.

    Neste momento, o recebimento da dose de reforço está permitida para todos os adultos, o que compõe uma força tarefa do governo britânico para vacinar mais pessoas.

    Segundo Boris Johnson, a meta é aplicar a dose extra em toda a população ainda em 2021, o que faz com que os serviços de saúde do Reino Unido tenham que dobrar a velocidade atual das aplicações.

    O Secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, disse que a variante Ômicron estava se espalhando a uma “taxa fenomenal”, e agora era responsável por cerca de 40% das infecções em Londres.

    Johnson, que está lidando com boatos de alegadas festas em seu escritório de Downing Street durante o lockdown do ano passado, reiterou na segunda-feira que ele “certamente não quebrou nenhuma regra”.

    *Com informações da Reuters

    **Publicado por Giovanna Galvani, da CNN