Bem-vindo ao nosso O Ano do TikTok 2021 - Relatório de Música. Foi mais um grande ano para a música em nossa plataforma e para a nossa comunidade e estamos ansiosos para compartilhar com vocês as faixas, os artistas e os momentos que marcaram 2021. Você já viu as faixas globais mais populares por criações e as principais tendências do Brasil e do mundo, mas agora é hora de olhar um pouco mais de perto o que aconteceu nos últimos 12 meses no universo musical.

Começamos o ano dando as boas-vindas ao ícone global David Bowie no TikTok e nunca olhamos para trás. De Abba a Ed, J Balvin a Justin Bieber, BTS + Coldplay e também The Beatles, a música tem estado no centro das tendências, suas criações de vídeos conectou a nossa comunidade como nunca antes.

Vimos estrelas estabelecidas como Gilberto Gil a novos talentos como Marina Sena deliciar nossa comunidade, inspirar criatividade e realmente trazer alegria em todas as suas formas.

"Os últimos 12 meses nos proporcionaram diversos momentos musicais, inspiraram nossa comunidade de mais de um bilhão de usuários e mostraram ao mundo a importância da música no TikTok. Temos orgulho em ser uma plataforma que abre as portas para novos artistas e músicas, bem como um espaço para músicos estabelecidos e sucessos clássicos, conectando-os a um público global e uma comunidade musical apaixonada como nunca antes", diz Roberta Guimarães, head de Conteúdo Musical do TikTok Brasil.

Vamos dar uma olhada no que aconteceu em 2021 no Brasil. 

Modo repeat: as músicas mais populares no Brasil 

Tem sido um grande ano para Mc Davi, Mc Pedrinho e  Mc Don Juan, considerados os mais populares por criações de vídeo. O hit Bipolar explodiu na plataforma e inspirou milhões de vídeos, como este de @mc.pedrinhoofc dançando a coreografia que bombou e se transformou em uma grande tendência no aplicativo.

Confira os outros artistas que nos inspiraram a criar este ano também...


Por trás da música: os perfis de artistas mais populares no Brasil

Sabemos que o TikTok é o lar da autenticidade e da alegria e estamos maravilhados com os ótimos vídeos que nossos artistas compartilharam este ano. Seja abraçando uma tendência, apresentando o processo criativo de desenvolver sua música ou apenas nos divertindo, nós tivemos um vislumbre de seu verdadeiro eu, como nunca antes. Nossa comunidade adora ficar perto dos criadores de música que os inspiram e mal podemos esperar para assistir, compartilhar e reagir a esses TikToks em 2022. Aqui estão as contas de artistas do TikTok mais populares no Brasil. 


Momentos musicais do ano no Brasil

A música ajudou a contar histórias e deu voz a diversas ações da plataforma neste ano de 2021, embalando temas como diversidade, saúde mental, sustentabilidade, entre outros. Em #ReflorestaComGil, a comunidade celebrou a entrada do mestre Gilberto Gil no TikTok e o lançamento da canção “Refloresta”, além de poder fazer a diferença aderindo à campanha sobre reflorestamento. No mês do Setembro Amarelo, #AMúsicaSalva trouxe a potência do cantor Emicida e mostrou a importância da música como instrumento de cura. Outros momentos marcantes de 2021 também tiveram a música como instrumento para mensagens transformadoras como nas campanhas #LivreParaSer, com Pabllo Vittar;  em #NaMinhaPelePreta, no mês da Consciência Negra; e #AdotecomMarisa, que marcou a chegada de Marisa Monte ao TikTok. Confira outros momentos musicais que ganharam destaque na plataforma:

  • #JãoNoTikTok, live com o cantor da nova geração do pop nacional
  • #ExpoNorteENordeste, com Pabllo Vittar, para enaltecer criadores das regiões Norte e Nordeste 
  • #LendocomDjavan, 25 anos do álbum “Malásia” (1996) e entrada de Djavan na plataforma
  • #Anos2000, com Kelly Key, Supla e Yudi Tamashiro
  • #DiaDoEmo, com apresentação especial da banda Fresno
  • #LiveForYou, projeto que teve início com show da dupla Matheus & Kauan


Ao redor do mundo

A música no TikTok conectou o mundo este ano de maneiras que nunca vimos antes. Uma de nossas primeiras e maiores tendências foi resgatar a tradição do Sea Shanty, que começou a fazer ondas ao redor do mundo em fevereiro. O cantor escocês Nathan Evans conquistou os corações e mentes da comunidade com emocionantes interpretações estimulantes à capella e com percussão como "The Scotsman" e "The Wellerman". Este último se tornou um grande sucesso do TikTok, com usuários de todas as faixas vocais usando a função de dueto do TikTok para adicionar suas próprias harmonias. A comunidade #SeaShanty é um nicho, mas considerável e crescente - a hashtag tem mais de 6,3 bilhões de visualizações de vídeo e “The Wellerman” subiu nas paradas em todo o mundo.

Quando encerramos o ano, era a música da África que estava dominando o TikTok. O hit 'Love Nawantiti' do artista nigeriano CKay e Nimco Happy da Somália com sua faixa 'I love you more than my life' realmente se conectaram à nossa comunidade e não apenas ao continente africano. Reunir artistas e suas músicas com fãs de todo o mundo é algo verdadeiramente mágico sobre o TikTok.

Recebemos alguns milhares de artistas da música consagrados no TikTok nos últimos 12 meses: de Led Zeppelin a Rod Stewart, da falecida grande Amy Winehouse ao maravilhoso Abba e sua primeira música nova em 40 anos. Sucesso após sucesso, história após história, o mundo descobriu, redescobriu e amou a música no TikTok em 2021. Aqui está o que foi mais pop em todo o mundo para as criações de vídeo da nossa comunidade: