Por g1


Logo do aplicativo TikTok — Foto: Dado Ruvic/Reuters

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (16) que irá fazer ajustes em um dos principais ingredientes do seu sucesso: o algoritmo passará a interromper "padrões repetitivos" dos vídeos e as pessoas poderão escolher temas que não querem visualizar na página "Para Você" (também conhecida como "For You", em inglês).

A empresa não detalhou quando essas mudanças começarão a fazer efeito, mas é um aceno a reguladores nos Estados Unidos e Europa que têm questionado o papel dos algoritmos em problemas como desinformação e saúde mental, especialmente de adolescentes.

LEIA MAIS

O TikTok deu exemplos de vídeos que podem ser nocivos se assistidos em excesso, como conteúdos que mostrem "dietas ou exercícios extremos", "tristeza" ou "términos de relacionamentos".

O algoritmo de recomendação, que leva em consideração sinais de engajamento dos usuários como curtidas, visualizações e compartilhamentos, está sendo ajustado para evitar uma exposição excessiva desses temas, segundo a empresa.

O aplicativo também sinalizou estar trabalhando em uma opção para que as pessoas escolham palavras ou hashtags associadas a um conteúdo que elas não queiram ver na página "Para Você". Ainda não há, porém, uma lista de palavras que será usada.

Atualmente, os usuários só conseguem indicar que não querem ver mais materiais de um determinado criador ou um áudio específico.

Conheça mais sobre o TikTok

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários

TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!